Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

RELATOS DE ALUNOS SOBRE TRABALHO DE CAMPO NO MUSEU NACIONAL E FORTE DE COPACABANA.

GDP " Experimentar para Apreender"
E.E. Francisco Inácio Peixoto- Cataguases
Coordenadora: Heloisa
Sub-coordenadora: Renata
Fabíola e soldado  guia do Forte de Copacabana


O Museu Nacional abriga milhares de coisas interessantes e várias histórias junto a ele. Mas, o que mais me chamou a atenção foi o assunto sobre os meteoritos constituídos por uma massa compacta de ferro e níquel.O museu mantém um meteorito chamado Bendegó ele é o maior meteorito brasileiro e um dos maiores do mundo. Ele foi encontrado em 1784 por um menino de Monte Santo, no sertão da Bahia. A primeira tentativa de transportar esse meteorito para a capital fracassou quando a carreta de madeira que o carregava desgovernou-se e caiu no riacho Bendegó, daí o nome.
E, segundo a teoria mais aceita, foram esses objetos que causaram a extinção dos dinossauros através de uma chuva de meteoros que ocorreu em toda parte do mundo, transformando assim os dinossauros no que hoje nós chamamos de fósseis.O resto  desses animais  estimula escavações pelo mundo todo atrás desses valiosos ossos para estudos e exposições.




Megafauna  corresponde à era dos animais gigantes.
 As preguiças-gigantes Eremotherium e Glossotherium, assim como o tigre-dentes-de-sabre Smilodon, são representantes desta era extinta  que ocorreu há cerca de 1,8 milhões de anos. Incluem-se também os dinossauros. Algumas espécies atuais podem ser consideradas remanescentes da megafauna, ocorrendo, sobretudo no ecossistema marinho. Se não todas, quase todas podem ser consideradas em risco de extinção pela ação humana, como a baleia azul e o tubarão-baleia. No ambiente terrestre, a maioria dos remanescentes é encontrada no continente africano, como o elefante africano, o leão e a girafa. Ainda assim, todos eles são menores que seus parentes pré-históricos.





  Por Fabíola 2º C

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