Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Coleta Seletiva de Lixo

Leiam abaixo notícia publicada no jornal Cataguases de 11 de novembro de 2011. Finalmente os anseios da comunidade serão antendidos.
Coleta seletiva de lixo: Bairros Bandeirantes e Menezes ganham projeto piloto

A Prefeitura de Cataguases vai iniciar, a partir da próxima quarta-feira, dia 16 de novembro, o levantamento das principais informações sobre os resíduos sólidos produzidos no município, desde a quantidade diária de lixo, passando pelos tipos e ainda conhecendo as instituições que hoje trabalham com educação ambiental. A proposta da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Samac) é fazer um diagnóstico da situação como primeira etapa para implantação do Programa de Coleta Seletiva do Município. 

Um projeto piloto para coleta de matérias recicláveis começa a funcionar no mês de dezembro nos bairros Bandeirantes e Menezes, prevê o titular da Pasta José Emilton Silva. Conhecer a quantidade de resíduos enviados diariamente ao depósito de lixo por meio da pesagem dos veículos é a primeira etapa a ser cumprida e, a partir daí, a equipe técnica da Samac vai avaliar os tipos de resíduos encontrados, debruçando-se também sobre o levantamento da porcentagem de resíduos recicláveis em relação ao total, reconhecimento dos pontos do município que possuem coleta seletiva, ou qualquer tipo de coleta diferenciada, mesmo que sem alguma metodologia. Pesquisar as características dos bairros escolhidos para o projeto piloto de coleta seletiva também é uma tarefa e prioridade do Programa, assinala José Emilton. 

A participação da associação de moradores, escolas e da comunidade como um todo está sendo considerada pela Prefeitura como de primordial importância, tendo em vista que a formação de uma rede de parceiros irá facilitar o andamento do Programa Municipal, proporcionando um funcionamento de maneira correta e eficaz, explicou ainda o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Para colocar a coleta seletiva em prática nos bairros Bandeirantes e Menezes a proposta da Prefeitura é instalar pontos de entrega voluntária, onde os moradores vão poder depositar o material reciclável para posterior coleta. 

Outra ideia é a coleta de porta em porta a ser feita pelos cooperados da Associação dos Catadores de Recicláveis de Cataguases (Ascatag), oportunidade em que os moradores serão orientados e informados sobre o trabalho. Segundo José Emilton Silva, as ações estão sendo estruturadas pela Prefeitura para cumprir a lei municipal número 3.905, de 6 de abril de 2011, que institui o Programa de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos no Município. “O Prefeito Willian espera com essa organização a melhora acentuada na qualidade de vida da população, promovendo a educação ambiental e ainda gerando renda para os trabalhadores da Ascatag, fortalecendo o que já existe”. Em Cataguases, o sistema de coleta seletiva é desempenhado há dois anos pela Ascatag, que somente no primeiro trimestre deste ano tirou das ruas mais de 25 toneladas de material reciclável. Atuando com apoio da Prefeitura, a Associação ainda tem como parceiros a Coopemata, a Precisão contabilidade, a ONG Minas Vida, a Indústria Cataguazes de Papel, Equi-Plastic, a Sucateira M.M, Estação Ecológica Água Limpa e também a Hidroazul. Segundo indicações do panorama brasileiro da Coleta Seletiva de lixo apenas sete municípios brasileiros conseguem atender toda a população com o serviço: em São Paulo (Santos, Santo André e São Bernardo do Campo),em Minas (Itabira) e Curitiba, Porto Alegre e Goiânia. Segundo pesquisa do Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre), no ano de 2008 quatrocentos de cinco mil municípios faziam coleta seletiva no país, em 2010 este número pulou para 443, havendo um aumento de apenas 9,3%."

Nenhum comentário:

Postar um comentário