Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

RELATOS DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A FEIRA DE CULTURA, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA



GDP " Experimentar para Apreender"
E.E. Francisco Inácio Peixoto- Cataguases
Coordenadora: Heloisa
Sub-coordenadora: Renata

1º B- A Tecnologia do Imaginário




     A história do cinema em nossa cidade, foi um período de intensa produção cinematográfica brasileira iniciada na década de 1920 revelando vários nomes:os diretores Humberto Mauro e Pedro Comello ( também fotógrafo), o produtor Humberto Cortes Domingues, o fotógrafo Edgar Brasil e as atrizes Eva Nil e Nita Ney.
    Decepcionados com a programação dos cinemas da época, Humberto Mauro e Pedro Comello resolveram estudar técnicas para realização de filmes e produzir filmes brasileiros.
Os filmes são feitos de uma série de imagens individuais chamadas fotogramas. Quando essas imagens são projetadas de forma rápida e sucessiva, o espectador tem a ilusão de que está ocorrendo movimento.
Também citamos o gato Felix, o primeiro personagem de desenho animado na década de 1928, criado ainda na época dos filmes mudos. Sua características corporais,como seu corpo preto, olhos brancos e suas risadas sarcásticas combinavam com as cenas, com o seu explosivo sucesso enchia o cinema e atraía toda as crianças e até adultos. O gato Felix é até hoje uma lenda do cinema.






Prof: Marcella




A turma produziu textos bem elaborados e trabalhou  a interdisciplinaridade, demonstrando aprofundamento nos conteúdos  e grande criatividade na abordagem dos mesmos. Parabéns pela bela apresentação!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário