Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

RELATOS DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A FEIRA DE CULTURA, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA.


GDP " Experimentar para Apreender"
E.E. Francisco Inácio Peixoto- Cataguases
Coordenadora: Heloisa
Sub-coordenadora: Renata




2º D2- TEMA: Doenças da Mente. 


             
       
 Fui avaliadora da turma e os alunos me surpreenderam por ser um tema bem difícil, no entanto, se saíram bem em termo de pesquisa, disciplina e trabalho em equipe.Foram abordados diversos assuntos, em que falaram sobre a depressão, bulimia, toc, transtorno bipolar, síndrome do pânico entre outros. Enfim, todos interagiram com mesmo empenho e entusiasmo. 
                                                   




 Eles estão de parabéns!  Profª: Kátia.

Um comentário:

  1. A Doença mental engloba os problemas patológicos que afectam a mente, usualmente provocando grande desconforto interior e alterando comportamentos. Provoca uma enorme variedade de sintomas entre as quais a variação do nível do humor, ansiedade, problemas com a memória, percepção, atenção,depressão, etc.Nessa sociedade onde tudo acontece de forma tão veloz, o índice dessa doenças vem aumentando a cada dia e quando a escola trabalha o tema ela leva o aluno a compreender que muita coisa pode ser evitada se ele aprender a se controlar diante de situações estressantes, como também a compreender que muitas doenças têm o fator genético e que precisam ser tratada com medicamentos e terapias. Grande lição a escola passou para seus alunos. Parabéns.

    ResponderExcluir