Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

domingo, 6 de novembro de 2011

FEIRA DE CULTURA, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

GDP "EXPERIMENTAR PARA APREENDER"


Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto - Cataguases
Coordenadora: Heloisa
Sub-coordenadora: Renata


     Realizamos nossa Feira de Cultura, Ciências e Tecnologia  entre os dias 20 e 24 de setembro. As  turmas de nossa escola apresentaram temas variados aplicando os conhecimentos adquiridos em disciplinas formais, em  pesquisas  na internet, em livros, revistas, etc. O tema de cada  turma partiu de seus próprios anseios e curiosidades  e foram apresentados de forma interdisciplinar. Vejam alguns temas selecionados: Juventude, Energia: História do Papel, Riquezas de Minas, Cana de açúcar, Tecnologia, Ciclo do Ouro, África, Fenômenos Naturais, Sete Maravilhas do Mundo Antigo e Moderno, Festa Junina, Futebol, Egito, Mitologia, O Circo, Cinema, Ervas Medicinais, Reações do Corpo Humano,  entre outros.
        Para o desenvolvimento de todo esse trabalho, de toda essa pesquisa, os alunos contaram com a supervisão e orientação zelosa  dos professores, que estimularam o desenvolvimento de habilidades necessárias ao uso adequado de recursos tecnológicos de informação e comunicação.
        O ponto culminante foi a apresentação de todo esse trabalho, onde percebemos toda
desenvoltura, criatividade e o entusiasmo dos alunos, das equipes. 

                                                                                                

 
   
 
                                                                                                     
                                                                                                   
        



                     



                                                      

                                                                                                                 
            

                                  



















                                                                                                                                       Ao avaliar os trabalhos realizados e trocar ideias com os colegas, o professor de Língua Portuguesa Márcio   concluiu:
 - Todos nós da Escola Francisco Inácio Peixoto estamos muito orgulhosos  por ver e constatar o quanto o conhecimento é transformador!


 


                                                                      

                                                         



 

Um comentário:

  1. Foi gratificante ver o trabalho do grupo. Quanto trabalho desenvolvido e quanto conhecimento disseminado! É bom saber que o GDP contribui para que momentos como esse aconteçam nas escolas. Missão cumprida!

    ResponderExcluir