Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

RELATOS DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A FEIRA DE CULTURA, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA


GDP " Experimentar para Apreender"
E.E. Francisco Inácio Peixoto- Cataguases
Coordenadora: Heloisa
Sub-coordenadora: Renata

1º E -Tema: Futebol

O futebol no Brasil começou como algo apenas praticado pela elite. Diz-se que a primeira bola de futebol do Brasil foi trazida em 1894 pelo paulista Charles Miller.
A aristocracia dominava ligas de futebol,enquanto o esporte começava a ganhar as várzeas. Inicialmente,apenas brancos podiam jogar futebol no Brasil como profissionais, dado o fato da maioria dos primeiros clubes terem sido fundados por estrangeiros. Na década de 20, os negros começaram a ser aceitos em outros clubes, e o Vasco foi o primeiro dos clubes grandes a vencer títulos com uma equipe repleta de jogadores negros e pobres.


                                                                             Copa do Mundo 
A Seleção Brasileira de Futebol é um dos principais times nacionais de futebol do mundo. Maior vencedor da Copa do Mundo FIFA, com cinco títulos, o Brasil é conhecido por sua camisa nas cores amarela e verde, com shorts azuis e meias brancas, as quatro cores da bandeira nacional. Pelo fato da camisa ser predominantemente amarela, a Seleção Brasileira também é tratada como seleção canarinho.Estamos a espera da copa de 2014. 

Alimentação dos Jogadores 
A água, juntamente com o oxigênio, é o constituinte mais importante para a manutenção da vida. Antes do treino a refeição deve ser rica em carboidratos (arroz, macarrão, aipim, batata, farinhas, legumes, etc). Durante o treino para os jogadores terem sucesso em campo, a hidratação deve ser feita periodicamente durante a partida. Podem ser usadas bebidas isotônicas e principalmente água. E depois do treino a ingestão de proteína, neste momento, também é importante, pois é o nutriente responsável pela reestruturação da massa muscular.

Doping

Tendo os principais grupos: Estimulantes psicomotores ( a anfetamina, a cocaína e os moderadores de apetite), Estimulantes do sistema nervoso central( cafeína, e a aminoflina), Analgésicos narcóticos (a coedeína, a morfina e a heroína) e os esteróides anabólicos ( os hormônios masculinos). Entretanto, os atletas no desespero de melhora rápida da massa e da força, tudo para melhorar seus recordes.
Times brasileiros
Apresentamos em gráficos os  títulos de alguns times como: Vasco, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Corinthians, São Paulo, Grêmio e entre outros.
          
Professor Alan (Matemática)  


   Um dos aspectos mais importantes da nossa Feira Cultural é a realização da interdisciplinaridade, onde todos os alunos da sala, divididos em grupos, trabalham o mesmo tema em diferentes disciplinas.
O grupo que trabalhou o tema Futebol dentro da Matemática, realizou a confecção de diferentes tipos de gráficos: setores, barras, colunas, histogramas, utilizando cartolina, régua, compasso, transferidor. Puderam realizar na prática, o que o professor explicou em sala de aula, além de utilizarem as medidas de tendência central (média aritmética, mediana, moda).
                                                                                          O resultado foi satisfatório e os alunos                                                                                                                  
                                                                                         demonstraram capacidade de realização.

Um comentário:

  1. Quando um tema é de interesse e trabalhado de forma interdisciplinar o aluno se envolve muito mais tornando as aulas mais agradáveis e o aprendizado muito maior. Imaginamos como devem ter sido calorosas e dinâmicas essas aulas.

    ResponderExcluir