Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

RELATOS DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A FEIRA DE CULTURA, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA.

GDP " Experimentar para Apreender"
E.E. Francisco Inácio Peixoto- Cataguases
Coordenadora: Heloisa
Sub-coordenadora: Renata

3º E - Tema: Fenômenos Naturais.

        Abordamos o tema Fenômenos Naturais pois além de curioso, nos permite compreender alguns fenômenos espetaculares  que emocionam, e alguns catastróficos, que alteram o ambiente e a vida humana.
     Aplicamos, principalmente, os conhecimentos adquiridos nas aulas de Geografia e Biologia, além da colaboração das disciplinas de Matemática, Português, Química e fizemos uma apresentação sobre:
  • Vulcões/terremotos, suas causas e consequências e localizamos as placas tectônicas com seus limites convergentes, divergentes e transformantes, evidenciando as áreas onde ocorreram os terromotos mais catastróficos e as áreas de ocorrência de vulcões. Ainda dentro do tema exibimos um  vídeo sobre a tsunami na Indonésia e sobre furacões e evidenciamos as consequências ambientais e sociais de todos esses fenômenos.
                                                                                                               


  • Explicamos também sobre os Fenômenos Visuais. A beleza impressionante de alguns desses fenômenos  e os mistérios que envolvem outros, nos levaram a pesquisar mais sobre esse assunto e a apresentar em forma de cartazes e slides os seguintes fenômenos visuais:
- Aurora boreal;
- Arco- íris;
- Maré vermelha;
- Halo;
- Rochas deslizantes;   
- Buracos azuis.   


                                                        

  •  Para causar impacto, cobrimos a sala com lona preta  com o propósito de causar incômodo com o calor e a partir daí apresentamos o tema efeito estufa que é um fenômeno natural e explicamos sobre as ações da sociedade que estão implicando no agravamento desse fenômeno e levando ao aquecimento global.

Conclusão: A elaboração dos trabalhos enriqueceu nossos conhecimentos e achamos que contribuiu para ampliar também a cultura dos visitantes.O que também nos deixou muito felizes é que fomos avaliados pelos professores e recebemos um ótimo conceito. 




       A natureza é de fato espetacular. O trabalho de vocês evidenciou que fenômenos como terremotos e vulcões sendo naturais devem ser  estudados e respeitados para que os impactos sobre a vida humana sejam amenizados. Interessante também a abordagem que fizeram sobre outro fenômeno natural que é o efeito estufa  e os fatores que levam ao seu agravamento chamando a atenção para a necessidade de mudanças nos padrões de produção e consumo tão necessária nos dias de hoje Que maravilha os fenômenos visuais apresentados, de fato surpreendentes! Parabéns!!!

Heloisa (Coordenadora  do GDP)

Um comentário:

  1. Sabemos que um fenomeno natural é um acontecimento não artificial, ou seja, que ocorre sem a intervenção humana mas que eles podem, influenciar a vida humana que a eles está sujeita, como por exemplo as condições meteorológicas, desastres naturais, etc. Por isso é tão importante conhecer para respeitar a natureza e, ao mesmo tempo, entender que em muitos casos a ação humna contribui para que fenômenos naturais causem grandes destruições. Belo trabalho!

    ResponderExcluir