Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

RELATOS DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A FEIRA DE CULTURA, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA.

GDP "Experimentar Para Apreender"
E.E. Francisco Inácio Peixoto- Cataguases
Coordenadora: Heloisa
Sub-coordenadora: Renata

  
  Apresentamos aspectos relativos a cultura mineira evidenciando nossos escultores, poetas, a arquitetura barroca, etc. Valorizamos também a culinária mineira com a avaliação nutricional dos produtos e deixamos  para degustação  várias guloseimas como broa de fubá, pão de queijo, torresmo, linguiça de porco, etc. Fizemos  relatos sobre a produção de  milho, cana de açúcar, leite,  carne, bem como dos impactos ambientais decorrentes dessas práticas em Minas.As principais ervas medicinais encontradas e suas utilizações. Nos empenhamos bastante para que nossa apresentação ficasse boa, mas como deixamos para a última hora, o nosso conceito não foi o que esperávamos.Precisamos nos organizar melhor para o próximo ano. Com certeza,a feira contribuiu para a nossa aprendizagem.


 
                                                         





Que bom que a turma avaliou bem o seu desempenho! Não aprofundaram na abordagem  dos conteúdos, mas a pesquisa e organização valeram a pena.Que os problemas identificados possam ser sanados nas próximas apresentações.

Parabens!!!

Heloisa (Coordenadora)

Um comentário:

  1. Não são só a culinária, a arquitetura, a literatura fazem de Minas um expoente nacional, mas também as pedras preciosas que deram o nome a Minas Gerais e tudo que é bonito, arte, é também uma riqueza. A ideia do trabalho foi muito boa porque valoriza a cultura local e passa esse conhecimento aos que a ele ainda não tiveram acesso.

    ResponderExcluir