Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

CULTURA AFRICANA - E.E. São José






Trabalho apresentado pelo aluno Anderson do Magistério Pós Médio, sobre a dança e a cultura Africana.


Antigamente, num passado distante, algumas tribos africanas tinham o costume de sair pra caçar na noite de lua cheia, e do momento em que eles saiam à caça, até que voltassem, o feiticeiro da tribo executava um ritual para que os espíritos dos antepassados auxiliassem os caçadores. O ritual era composto por uma meditação, logo após a pintura do corpo, depois uma dança em volta da fogueira tendo nas mãos chocalhos, que serviam para chamar os espíritos, vinham então os colares que colocados ao pescoço protegia-o do mal e por último o domínio do fogo que controlava os espíritos e os enviava de volta ao seu lugar quando a caçada terminava. Um ritual parecido era realizado quando a tribo ia guerrear, nesse, o feiticeiro era auxiliado por um dos guerreiros que era escolhido entre os mais fortes para dominar o fogo e controlar os espíritos enquanto algumas mulheres dançavam para agradá-los. Esse costume perdeu-se no tempo à medida que os povos evoluíram, ficando apenas na história da cultura africana, reduzindo-se a uma simples e antiga lenda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário