Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

domingo, 4 de dezembro de 2011

RELATOS DE ALUNOS SOBRE TRABALHO DE CAMPO NO MUSEU NACIONAL E FORTE DE COPACABANA.

GDP EXPERIMENTAR PARA APREENDER
EE FRANCISCO INÁCIO PEIXOTO


Preferimos relatar sobre algumas observações que fizemos na viagem e aprofundamos um pouco  em conhecimentos sobre localização, clima e a paisagem do Estado que visitamos. 
Maxsuell e Raniere
O estado do Rio  de Janeiro faz parte do bioma da Mata Atlântica brasileira, tendo em seu relevo montanhas e baixadas localizadas entre a Serra da Mantiqueira e Oceano Atlântico, destacando-se pelas paisagens diversificadas, com escarpas elevadas à beira-mar, restingas, baías, lagunas e florestas tropicais. Fazendo divisa com os estados de Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais, o Rio de Janeiro é um dos menores estados do país e o menor da região Sudeste.  Predominam no estado do Rio de Janeiro os climas tropical (baixadas) e tropical de altitude (planalto).No percurso que fizemos conseguimos sentir as variações de temperaturas pela influência da altitude. Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, domina o clima tropical semiúmido,com chuvas abundantes no verão, que é muito quente e invernos secos, com temperaturas amenas.Nos pontos mais elevados da região serrana, limite entre a Baixada Fluminense e a Serra Fluminense, observa-se o clima tropical de altitude, mas com verões um pouco quentes e chuvosos e invernos frios e secos. Nas Baixadas Litorâneas, a famosa Região dos Lagos, o clima é tropical marítimo, com média anual de cerca de 24°C com verões moderadamente quentes, mas amenizados devido ao vento do mar e invernos amenos. Também é devido ao vento frio trazido pela Corrente das Malvinas vindo do mar que esta região é uma das mais secas do Sudeste, com precipitação anual de apenas cerca de 750mm em cidades como Arraial do Cabo, Cabo Frio e Armação dos Búzios, e não passando de cerca de 1.100 mm nas cidades mais chuvosas da região, Maricá e Saquarema.


Achamos interessante abordar esses aspectos, pois ao passarmos por essa região conseguimos apreender melhor o que foi explicado nas aulas de  Biologia e Geografia sobre os fatores que influenciam o clima como altitude, latitude, continentalidade, maritimidade e correntes marítimas.Conhecimentos sobre o bioma Mata Atlântica  e a necessidade de sua preservação  foram também melhor compreendidos.
Algumas fotos do Forte de Copacabana  e do  Museu Nacional 


Marcus Vinícius, Raniere, Maxsuell e Gilberto
(Da esquerda para a direita)


Por Raniere e Maxsuell



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