Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

RELATOS DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A FEIRA DE CULTURA, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA



GDP " Experimentar para Apreender"
E.E. Francisco Inácio Peixoto- Cataguases
Coordenadora: Heloisa
Sub-coordenadora: Renata
  3º F - TEMA:  ENERGIA.



   Os alunos do 3º F justificaram  que escolheram esse tema por ser relevante no contexto atual e por estar  relacionado a várias matérias.
   A turma abordou  questões como o uso de fontes renováveis e não renováveis de energia, apresentaram práticas para demonstrar a transformação da energia eólica  e solar em energia elétrica; as vantagens e desvantagens das usinas termelétricas, hidrelétricas e nucleares; o uso da energia sob a ótica da sustentabilidade, etc.


Sobre a energia nuclear deixaram claro que é uma fonte de energia limpa, mas que por outro lado apresenta desvantagens  por não ter destino adequado para o lixo atômico e  por apresentar grandes riscos em caso de vazamento da radiação.Exemplificaram com o caso recente ocorrido no Japão e citaram também casos como o de Chernobyl e Three Miles Island.

Concluíram que mesmo sendo limpa, a energia nuclear é muito perigosa e criticada.


    Foi feito também uma demostração prática da oxidação do ferro metálico com ácido clorídrico e recolhimento do gás hidrogênio produzido, culminando com uma bela explosão, evidenciando o poder calórico deste combustivel que é usado na propulsão de foguete.


   
O tema foi bem desenvolvido pela turma  e consideramos muito bem escolhido, por ser de fato, relevante no contexto atual, onde há a necessidade de avaliar alternativas em termos de fontes energéticas disponíveis e de seu uso racional e eficiente. Por ser  um tema comum a várias disciplinas,  houve a cooperação das mesmas para o desenvolvimento de um bom  trabalho pelos grupos.
 Parabéns  ao 3º F!  
               
Por Jorge e Wellington.                                                                 
                                                                                                                                                       







Um comentário:

  1. Só há desenvolvimento sustentável com energia vinda de novas fontes renováveis. É necessário que nossos alunos tenham conciência disso e atuem na comunidade em que vivem como disseminadores da necessidade de preservação e uso consciente das fontes de energia que movimentam o planeta. Parabéns ao grupo pela escolha do tema.

    ResponderExcluir