Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

AVALIAÇÃO DA FEIRA DE CULTURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA


GDP " Experimentar para Apreender"
E.E. Francisco Inácio Peixoto- Cataguases
Coordenadora: Heloisa
Sub-coordenadora: Renata

Avaliação  da Feira de Cultura, Ciências e Tecnologia de
 2011.

     A Feira Cultural foi um projeto idealizado por um grupo de educadores em 1989 com o objetivo de alcançar a interdisciplinariedade, desenvolver a criatividade, o poder de expressão, o trabalho em equipe e a pesquisa de assuntos de interesse dos alunos da EEFIP sob orientação de um professor por turma.
     No primeiro momento percebemos a preocupação de alguns educadores, alguns funcionários e de alunos envolvidos num desafio de organizar um feito tão grandioso e inovador em nossa Escola.
     Nos anos que se passaram, professores, alunos, funcionários e toda comunidade escolar, ganharam experiência após erros e acertos.
     Percebemos que esta última mostra cultural teve e contou com um aliado importante que deu apoio a realização de tal evento: O Projeto do GDP ( Experimentar para Apreender ) que desmistificou a possibilidade de usarmos novas tecnologias e disponibilizarmos estes recursos para os alunos, que souberam utilizá-los com uma capacidade imensurável.  
      Também foi percebido uma maior autonomia com relação à coleta de dados por parte dos alunos comparada aos anos anteriores.
     Tal demonstração de iniciativa, responsabilidade, êxito na apresentação da feira cultural, sem dúvida de erros, demonstra que este projeto ( Experimentar para Aprender) contribuiu tanto para aquisição de novas tecnologias como: computadores, máquinas fotográficas, data show, notebook, etc para a Escola, mas ressalvamos que o mais importante foi a inserção de alunos, professores e comunidade nesse mergulho fascinante que os recursos tecnológicos possibilitam na transferência do saber.
     Parabéns professores, alunos, funcionários e comunidade da EEFIP por mais esta bela apresentação cultural. 

 Por Cristina( supervisora) e Fausto( vice-diretor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário