Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

RELATOS DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A FEIRA DE CULTURA, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

GDP " Experimentar para Apreender"
E.E. Francisco Inácio Peixoto- Cataguases
Coordenadora: Heloisa
Sub-coordenadora: Renata

3º C - TEMA: Egito


  Vejam alguns  aspectos  do Egito Antigo e Moderno abordados pela turma:
  •  O MEIO AMBIENTE E SEUS IMPACTOS
Localizado no nordeste africano de clima semi-árido e chuvas escassas ao longo do ano, o vale do rio Nilo é um oásis em meio a uma região desértica. Durante a época das cheias, o rio depositava em suas margens uma lama fértil na qual durante a vazante eram cultivados cereais e hortaliças.
O rio Nilo é essencial para a sobrevivência do Egito. A interação entre a ação humana e o meio ambiente é evidente na história da civilização egípcia, pois graças à abundância de suas águas era possível irrigar as margens durante o período das cheias.



As pirâmides e a esfinge de Gizé são as construções mais conhecidas do Egito Antigo. As paredes internas das pirâmides eram repletas de textos que falavam sobre a vida do faraó, rezas e mensagens para espantar possíveis saqueadores.

As grandes pirâmides de Gizé, entre as quais as mais conhecidas são as de Quéops, Quéfrem e Miquerinos são monumentos, feitos com blocos de pedras sólidas que serviam de túmulos para os faraós. Tais construções exigiam avançadas técnicas de engenharia e grande quantidade de mão-de-obra

  • A escrita egípcia também foi algo importante para este povo, pois permitiu a divulgação de idéias, comunicação e controle de impostos. 
Existiam duas formas principais de escrita: a escrita demótica (mais simplificada e usada para assuntos do cotidiano) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos). 
            Hieróglifos: a escrita egípcia
Pintura egípcia sobre lâminas  de papiro
Certificado de Garantia do Papiro
Uma espécie de papel chamado papiro, que era produzido a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizado para registrar os textos.

  • . Como acreditavam na vida após a morte, mumificavam os cadáveres dos faraós colocando-os em pirâmides, com o objetivo de preservar o corpo. A vida após a morte seria definida, segundo crenças egípcias, pelo deus Osíris em seu tribunal de julgamento. 


 Aluno Patrick caracterizado de múmia.


  •  ASPECTOS CULTURAIS GERAIS:
  •  
  • A cultura era privilégio das altas camadas.
  • Destaque para engenharia e arquitetura (grandes obras de irrigação, templos, palácios).
  • Desenvolvimento de técnicas de irrigação e construção de barcos.
  • Desenvolvimento da técnica de mumificação de corpos.
  • Conhecimento da anatomia humana.
  • Avanços na Medicina.
  • Escrita pictográfica (hieróglifos).
  • Calendário lunar.
  • Avanços na Astronomia e na Matemática, tendo como finalidade a previsão de cheias e vazantes.
  • Desenvolvimento do sistema decimal. Mesmo sem conhecer o zero, os egípcios criaram os fundamentos da Geometria e do Cálculo.
  • Engenharia e Artes.
  •  Jogavam xadrez.                                             


  •  civilização egípcia destacou-se muito nas áreas de ciênciasDesenvolveram conhecimentos importantes na área da matemática, usados na construção de pirâmides e templos. Na medicina, os procedimentos de mumificação, proporcionaram importantes conhecimentos sobre o funcionamento do corpo humano





        
  • Atualidade                                                         Conflitos atuais no Egito repetiram o que aconteceu na Tunísia (outro país árabe do norte da África), onde uma rebelião popular derrubou o presidente Zine al Abidine Ben Ali, após 23 anos no poder. 
Os motivos para as Manifestações era que os egípcios se queixavam dos altos índices de desemprego, do autoritarismo do governo, dos níveis elevados de corrupção, da violência policial, falta de liberdade de expressão, más condições de vida., etc. O principal objetivo dos protestos era  derrubar o regime do presidente Hosni Mubarak.As manifestações no Egito foram convocadas pela Internet sob o nome de “Dia da Ira”.


 O presidente do Egito  Hosni  Mubarak  renunciou em  11 de fevereiro de 2011, após 18 dias de protestos em massa, terminando seu mandato de 30 anos. Eleições poderão ser realizadas posteriormente.



Conhecer mais sobre a cultura egípcia foi muito enriquecedor. Gostaria de chamar a atenção para a onda revolucionária de protestos que vêm ocorrendo no Norte da África e Oriente Médio e que atingiu o Egito provocando a renúncia de seu presidente, com repercussões em outros países, onde manifestantes  têm se insurgido contra o governo, desde dezembro de 2010. conhecida como Primavera Árabe. Essas manifestações  têm usado muito as mídias sociais, evidenciando a importância dessas também  em organizações populares. Trata-se de uma questão atual e que merece ser  melhor discutida, além de ter a possibilidade de ser explorada em concursos neste final de ano.


A turma apresentou o Egito de forma muito criativa. E a mùmia (viva, podem acreditar!) causou espanto!!! O processo de mumificação despertou bastante a curiosidade dos visitantes e foi explicado com muita clareza pela equipe. 
Os alunos demonstraram grande interesse, entusiasmo e aprofundamento nos conhecimentos sobre o tema.
 Comparar diferentes culturas nos leva a refletir sobre nós e  sobre nossas crenças. Essas reflexões são sempre muito importantes. Parabéns à  turma do 3C!!!



Por Heloisa (prof. de Geografia e coordenadora do GDP)


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