Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

domingo, 6 de novembro de 2011

RELATOS DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A FEIRA DE CULTURA, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA.


GDP " Experimentar para Apreender"
E.E. Francisco Inácio Peixoto- Cataguases
Coordenadora: Heloisa
Sub-coordenadora: Renata

2º E - Tema: Sexo   

                
     Nós alunos  do 2º E falamos sobre SEXO pois achamos que esse tema  envolve muitas questões, muitos conflitos e riscos, principalmente para nossa faixa etária. Abordamos assuntos como:

. Doenças sexualmente transmissíveis ;

- Como prevenir?
- Como identificar?( Os sintomas)


.Casamento homossexual;
-Os países onde eles acontecem e a  questão no Brasil;


. Homofobia;

. Gravidez na adolescência;

. Opções sexuais;
 
. Vida sexual.


Achamos  que a Feira permitiu o aprofundamento de discussões sobre o tema e esperamos que tenha contribuído para a conscientização de todos que nos visitaram
                                                                



                                           



                                          

                                         
    
A sala ficou muito interessante e com certeza vocês chamaram a atenção  e levaram muitos a refletirem sobre a vida sexual que querem ter, seus preconceitos e também a  reformularem seus valores. 

    Vocês trataram o tema com muita sensibilidade e respeito.

    Parabéns pelo trabalho e  pela luta contra o preconceito sexual!!!

   Heloisa- Coordenadora do GDP




Um comentário:

  1. Esse tema tem sido fortemente debatido em todas as camadas da sociedade e é muito interessante que a escola tenha realizado esse trabalho, pois é preciso conhecer o assunto para se prevenir assim como para aceitar os que têm opções sexuais diferentes do tradicional. A cultura do respeito e a abolição de qualquer tipo de preconceito precisa ser instalada em todos os espaços, especialmente nas escolas. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir