Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

sábado, 12 de novembro de 2011

RELATOS DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A FEIRA DE CULTURA, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

GDP " Experimentar para Apreender"
E.E. Francisco Inácio Peixoto- Cataguases
Coordenadora: Heloisa
Sub-coordenadora: Renata
1º A - TEMA: Adolescência
Em uma breve apresentação, alunos da E.E.  Francisco Inácio Peixoto, da turma da primeira série A do ensino médio mostraram a adolescência, período que vai de 12 aos 18 anos de idade, sob muitos aspectos. Esta maravilhosa etapa da vida de todos, que muitos chamam de “aborrescência” é uma transição entre a infância e a idade adulta,caracterizada por alterações em diversos níveis.
Observe a seguir os aspectos abordados:
  • Hormônios
Durante a adolescência ocorrem significativas mudanças hormonais no corpo. Favorecem o aparecimento de acnes, influenciam diretamente no comportamento dos adolescentes. Nesta fase, os adolescentes podem variar muito e rapidamente em relação ao humor e comportamento. Ocorremudanças de hábitos: a troca da boneca pelo celular, ou do carrinho pelo computador.
  • Socialização
A necessidade de fazer parte de um grupo:
As amizades são importantes e dão aos adolescentes a sensação de fazer parte de um grupo de interesses comuns.

    • Gravidez 
    A gravidez precoce tem se transformado num grande problema de saúde pública. Com poucas informações e uma vida sexual ativa cada vez mais precoce, muitas adolescentes estão engravidando numa época da vida em que se encontram despreparadas para assumir as responsabilidades.
    • Drogas e responsabilidade
    A  ausência dos pais, cria condições favoráveis para que os filhos adolescentes se sintam livres para aventuras, sem pensar muito nas consequências que isso lhes trará para a vida.  Nesta fase da vida, eles afirmam a sua personalidade: novas descobertas, novo corpo,explosões de emoção e temperamento contribuem para o surgimento de novos e difíceis problemas e procuram nas drogas uma saída para estes problemas.


    • DST’s
    Um dos fatores que contribuem para o aumento da incidência de DST’s na adolescência é a NÃO PREVENÇÃO. Este aspecto está presente em  vários tipos de doenças. As conseqüências e  danos causados pelas DST’s  servem como medida de conscientização. Enfim, cada vez mais os pais e responsáveis, bem como toda a sociedade, deve participar como formadores e conscientizadores, atuar junto aos jovens a fim de se construir atitudes e valores das quais podemos nos orgulhar.

                                                                 

    Professor Guilherme
    É muito bom para nós professores presenciar jovens mostrando   este tema com  responsabilidade.
    Parabéns à turma do 1º A!!!
    Nossa Feira Cultural promove a interdisciplinaridade, socialização , trabalho em  equipe. incentiva à utilização adequada de recursos tecnológicos, dentre outras características presentes no processo educacional.                     











    Um comentário:

    1. A adolescência é uma extraordinária etapa na vida de todas as pessoas. É nela que a pessoa descobre a sua identidade e define a sua personalidade. Nesse processo, manifesta-se uma crise, na qual se reformulam os valores adquiridos na infância e se assimilam numa nova estrutura mais madura. E quando a escola trata desse tema com tanta profundidade e, ao mesmo tempo falando a língua do adolescente, certamente muito contrinbuirá para a formação de um adulto equilibrado e consciente.

      ResponderExcluir