Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

RELATOS DE ALUNOS SOBRE TRABALHO DE CAMPO NO MUSEU NACIONAL E FORTE DE COPACABANA.

GDP " Experimentar para Apreender"
E.E. Francisco Inácio Peixoto- Cataguases
Coordenadora: Heloisa
Sub-coordenadora: Renata

Larissa Bastos
    O trabalho no Museu Nacional foi muito  interessante. Aprendemos muitos conteúdos como: meteoritos, extinção dos dinossauros,  era Glacial, Antigo Egito, Luzia e sobre a antiga cidade da Itália, chamada Pompéia. 
   A antiga cidade foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio. Pompéia era conhecida como uma civilização produtora de vinhos. Foram criadas técnicas para armazenar e refrigerar o vinho produzido. Uma das técnicas era guardar o vinho em ânforas. Uma outra característica de Pompéia era a utilização de amuletos. Eles reproduziam símbolos de fertilidade e prosperidade.



Larissa Bastos no Forte de Copacabana
No Forte de Copacabana visitamos as salas onde ficavam os soldados do Forte. A sala que me chamou mais atenção foi a da Câmara de Tiro da segunda bateria, onde eram calculados e planejados o alvo do tiro.
Esses cálculos eram feitos em média a 2 minutos. Nãopoderia demorar pois o inimigo poderia se afastar do local de alcance. Os tiros da artilharia do Forte eram anunciados pelo toque de uma sirene, para que os moradores das vizinhanças pudessem abrir as janelas de suas casas, para que as vidraças não quebrassem.


Agradeço pela oportunidade de obter mais
conhecimentos sobre conteúdos de várias matérias
escolares e agradeço aos professores participantes doGDP" Experimentar para Apreender" pela atenção dada a todos os alunos que estiveram na viagem.





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