Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

domingo, 20 de novembro de 2011

Encontro no Bairro Bandeirantes

Secretário José Emilton ,sentado ao centro,
em reunião no bairro Bandeirantes.
Foi realizado na última quinta feira no bairro Bandeirantes uma reunião entre a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Associação de Moradores do Bairro , Projeto Romualdinho, ONG MinasVida e Ascatag com o objetivo de delinear como será desenvolvido o projeto de Coleta Seletiva no bairro Bandeirantes e Menezes.

Membros da comunidade,da Ascatag, Núcleo de Endemias
e alunas do Projeto Romualdinho na reunião do bairro Bandeirantes.

Em um primeiro momento o Secretario José Emilton agradeceu a presença de todos e falou em linhas gerais sobre o projeto . Logo a seguir falaram Elias Jr presidente da associação do bairro falando da importância desta atividade não só para o bairro mas também para a melhoria de vida de toda a comunidade cataguasense bem como para a Ascatag que poderá obter recursos com a venda do material.



Prof. Elias Jr fala a comunidade da importância do
projeto de Coleta Seletiva para o bairro.

O Prof. João Dioni falando pelo projeto Romualdinho acentuou a importância da comunidade participar deste projeto mas destacou que a campanha educativa não pode ficar restrita a uma única visita aos domicílios ,pois a mudança de hábitos já arraigados demanda um bom tempo de trabalho e perseverança.
Ainda foi feita uma apresentação sobre a questão do lixo em Cataguases pelos técnicos Flávio e Leonora que destacaram a forma como se deu a escolha inicial do bairro:
· Receptividade da População;
· Pró-atividade das Instituições envolvidas(associação de bairro, escola,núcleo de controle de endemias)
· Questão Geográfica.
Teremos uma nova reunião no próximo dia 22 de novembro às 18 horas na secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente

Leonora e Flávio demostraram de forma objetiva a importâcia
da coleta seletiva para a o bairro e para a cidade.

·

Um comentário:

  1. O estreitamento de laços entre escola e comunidade gera benefícios aos moradores e à própria comunidade escolar, além de restabelecer a relação de respeito e confiança com a escola e promover sua valorização junto à sociedade.E vocês estão dando essa lição.

    ResponderExcluir