Fabíola e soldado guia do Forte de Copacabana |
A Diretoria Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, pretende com este espaço, informar sobre o desenvolvimento do PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL da Secretaria de Estado da Educação através dos GRUPOS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL (GDP) desenvolvidos nas Escolas Estaduais da jurisdição.
Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.
O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.
Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.
terça-feira, 29 de novembro de 2011
RELATOS DE ALUNOS SOBRE TRABALHO DE CAMPO NO MUSEU NACIONAL E FORTE DE COPACABANA.
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
RELATOS DE ALUNOS SOBRE TRABALHO DE CAMPO NO MUSEU NACIONAL E FORTE DE COPACABANA.
![]() |
Nosso segundo destino é também o interesse de milhares de turistas, do mundo inteiro. Copacabana possui uma enorme beleza, transmitida pelas ondas do mar, o vento aconchegante e toda a sua hospitalidade. Não é atoa que é um dos principais destinos turísticos do país.Mas não só beleza, Copacabana também transmite cultura. O Forte de Copacabana é um exemplo disso. Fazendo o nosso passeio por dentro do forte ouvimos várias histórias do mesmo e da praia de Copacabana. Rege a lenda que a praia hoje tem este nome, pois um pescador ao sofrer um acidente e ficar a deriva, jurou a Nossa Senhora de Copacabana que se ela o ajudasse a sobreviver ele construiria uma Capela em sua homenagem. O pescador então sobreviveu e cumpriu com sua promessa construindo assim a Capelinha, no século XVII. No entanto a Capela ficou famosa e logo a praia ficou conhecida como Copacabana. |
Por Felipe de Almeida 3º D
RELATOS DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE TRABALHO DE CAMPO NO MUSEU NACIONAL E FORTE DE COPACABANA
![]() |
Daniela - Museu Nacional |

![]() |
Daniela e Prof. Maykon |
![]() |
Daniela -Jardim do Museu Nacional |
RELATOS DE ALUNOS SOBRE TRABALHO DE CAMPO NO MUSEU NACIONAL E FORTE DE COPACABANA.
![]() |
Larissa Bastos |
A antiga cidade foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio. Pompéia era conhecida como uma civilização produtora de vinhos. Foram criadas técnicas para armazenar e refrigerar o vinho produzido. Uma das técnicas era guardar o vinho em ânforas. Uma outra característica de Pompéia era a utilização de amuletos. Eles reproduziam símbolos de fertilidade e prosperidade.
![]() |
Larissa Bastos no Forte de Copacabana |
VISITA AO MUSEU NACIONAL E FORTE DE COPACABANA
Professores e alunos no Museu Nacional |
ELIMINA´TORIA DO FEST VIDA
ESCOLA ESTADUAL MANUEL INÁCIO PEIXOTO
COORDENADORA: MARIA APARECIDA RIBEIRO PACÍFICO
No dia 17 de outubrode 2011, realizou-se na E.E. Manuel Inácio Peixoto a eliminatória para o Fest Vida. Foram apresentadas várias músicas sendo que as classificadas foram: Semente e Pedra na 3ª categoria, Mundo de Paz - 1ª categoria e a Paz que eu procuro, 2ª categoria.
domingo, 27 de novembro de 2011
CARAVANA DO FEST VIDA NA ESCOLA
ESCOLA ESTADUAL MANUEL INÁCIO PEIXOTO
COORDENADORA: MARIA APARECIDA RIBEIRO PACÍFICO
No dia 28?09 tivemos a visita da caravana do Fest Vida, na escola com a finalidade de despertar nos estudantes o interesse em participar do festival que acontece todos os anos sore valorização da vida. Este ano o tema foi ConViver em Paz.
Foi um momento de muita alegria e descontração.
OFICINA DE APROVEITAMENTO DE GARRAFA PET
ESCOLA ESTADUAL MANUEL INÁCIO PEIXOTO
COORDENADORA: MARIA APARECIDA RIEIRO PACÍFICO
Aprenda a fazer um pufe com garrafas pet
Para fazer o Puff você necessita de:
Material
* 32 garrafas pet
* 2 rolos de fita durex larga
* 1 folha de papelão grosso
* 1 lata de cola de sapateiro
* 1/2 metro de espuma com 5 cm de espessura
* 1 metro de curvim ou outro tecido de sua preferência
Depois de fazer essa base de pet , colocaremos papelão grosso sobre a base e uma espuma com 5 cm de espessura sobre o papelão.Agora basta forrar com o tecido ou curvin. Na hora de costurar o forro, não esqueça de costurar tudo do lado avesso.
Os PUFES construidos pelos alunos serão utilizados na sala de leitura de nossa Escola.
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
CULTURA AFRICANA - E.E. São José
Trabalho apresentado pelo aluno Anderson do Magistério Pós Médio, sobre a dança e a cultura Africana.
Antigamente, num passado distante, algumas tribos africanas tinham o costume de sair pra caçar na noite de lua cheia, e do momento em que eles saiam à caça, até que voltassem, o feiticeiro da tribo executava um ritual para que os espíritos dos antepassados auxiliassem os caçadores. O ritual era composto por uma meditação, logo após a pintura do corpo, depois uma dança em volta da fogueira tendo nas mãos chocalhos, que serviam para chamar os espíritos, vinham então os colares que colocados ao pescoço protegia-o do mal e por último o domínio do fogo que controlava os espíritos e os enviava de volta ao seu lugar quando a caçada terminava. Um ritual parecido era realizado quando a tribo ia guerrear, nesse, o feiticeiro era auxiliado por um dos guerreiros que era escolhido entre os mais fortes para dominar o fogo e controlar os espíritos enquanto algumas mulheres dançavam para agradá-los. Esse costume perdeu-se no tempo à medida que os povos evoluíram, ficando apenas na história da cultura africana, reduzindo-se a uma simples e antiga lenda...