A Diretoria Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, pretende com este espaço, informar sobre o desenvolvimento do PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL da Secretaria de Estado da Educação através dos GRUPOS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL (GDP) desenvolvidos nas Escolas Estaduais da jurisdição.
Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.
O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.
Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
E.E. DR. Norberto C. Ferreira GDP: Descobrindo Talentos na Literatura COORDENADORA: Ana Maria PROJETO: Gotas de Ortografia
Questões para auxiliar a compreensão do texto:
1- Explique por que não há contradição entre os saberes escolares e as competências.
Porque um estimula o outro a medida que se desenvolvem ao longo do processo, sendo que os indícios apontam cada vez mais que saberes e competências são indissociáveis. A prova disso é que o aluno já chega a instituição de ensino com seus conhecimentos prévios, e os mesmos vão sendo aprimorados na medida em que se adquire conhecimentos formais e informais.
2- Por que Perrenoud não se preocupa em distinguir habilidade de competência?
Porque não se pode distinguir habilidades de competências, pois o ser humano é dotado de habilidades diversas, por isso cada ser humano é único. Na medida em que isso se desenvolve ele passa a ter sua habilidade mais acentuada em uma área. Mas isso não quer dizer que ele não possa se habilitar a uma nova realidade, em virtude que competência não pode ser classificada a priori em uma coisa ou outra, pois seu conceito é muito amplo.
3- “Possuir conhecimentos e habilidades não significa ser competente”. Comente.
Ás vezes o individuo, que é ser ativo no processo, compreende toda estrutura, possui noções de conceitos, entretanto não os adequada a sua realidade. Por isso não consegue aplicá-los de forma emergencial em situações concretas.
4- Explique de que forma o indivíduo competente mobiliza os saberes e onde ele os busca.
Desde que suas competências não sejam mecanizadas, o indivíduo pode aplicá-las de forma consciente e concreta no seu processo de vida, visando sempre melhorar suas relações intrapessoais.
5- Liste dez competências/habilidades indispensáveis para se viver no século XXI.
Saber valer seus direitos e deveres como cidadão.
Compreender que ele não é um ser isolado e sim social. Portanto deve se instruir os demais para o bem comum.
Avaliar e valorizar suas possibilidades.
Ser um leitor assíduo e atuante.
Ser um agente transformador e pensante.
Ser um formador de opiniões.
Construir uma base sólida de teoria para conseguir aliá-la à prática do dia-a-dia.
Traçar objetivos, metas, buscando solidificar e concluir o que planejou com exatidão e coerência.
Saber analisar situações.
Respeitar os limites.
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