Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

E.E. DR. Norberto C. Ferreira GDP: Descobrindo Talentos na Literatura COORDENADORA: Ana Maria PROJETO: Gotas de Ortografia

Texto: Competências para ensinar

Questões para auxiliar a compreensão do texto:

1- Explique por que não há contradição entre os saberes escolares e as competências.
Porque um estimula o outro a medida que se desenvolvem ao longo do processo, sendo que os indícios apontam cada vez mais que saberes e competências são indissociáveis. A prova disso é que o aluno já chega a instituição de ensino com seus conhecimentos prévios, e os mesmos vão sendo aprimorados na medida em que se adquire conhecimentos formais e informais.

2- Por que Perrenoud não se preocupa em distinguir habilidade de competência?
Porque não se pode distinguir habilidades de competências, pois o ser humano é dotado de habilidades diversas, por isso cada ser humano é único. Na medida em que isso se desenvolve ele passa a ter sua habilidade mais acentuada em uma área. Mas isso não quer dizer que ele não possa se habilitar a uma nova realidade, em virtude que competência não pode ser classificada a priori em uma coisa ou outra, pois seu conceito é muito amplo.

3- “Possuir conhecimentos e habilidades não significa ser competente”. Comente.
Ás vezes o individuo, que é ser ativo no processo, compreende toda estrutura, possui noções de conceitos, entretanto não os adequada a sua realidade. Por isso não  consegue aplicá-los de forma emergencial em situações concretas.

4- Explique de que forma o indivíduo competente mobiliza os saberes e onde ele os busca.
Desde que suas competências não sejam mecanizadas, o indivíduo pode aplicá-las de forma consciente e concreta no seu processo de vida, visando sempre melhorar suas relações intrapessoais.

5- Liste dez competências/habilidades indispensáveis para se viver no século XXI.

Saber valer seus direitos e deveres como cidadão.
Compreender que ele não é um ser isolado e sim social. Portanto deve se instruir os demais para o bem comum.
Avaliar e valorizar suas possibilidades.
Ser um leitor assíduo e atuante.
Ser um agente transformador e pensante.
Ser um formador de opiniões.
Construir uma base sólida de teoria para conseguir aliá-la à prática do dia-a-dia.
Traçar objetivos, metas, buscando solidificar e concluir o que planejou com exatidão e coerência.
Saber analisar situações.
Respeitar os limites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário