Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

RESUMO DO PROJETO




Escola Estadual Isa Moraes Freitas
GDP: Renovar para o sucesso
Coordenadora: Silvânia Alves Ladeira Barbosa


Nome do Projeto: LEITURA EM FOCO

  • JUSTIFICATIVA
A equipe de educadores da "E.E.Isa Moraes Freitas", assim como todo aluno do Ensino Médio Regular, reconhece a importância de seu desempenho neste GDP, sabendo do comprometimento e envolvimento do corpo docente e da competência dos mesmos, propuzemos a realização do projeto "Leitura em foco". Nosso ponto fundamental é o aluno, vamos promover a valorização da leitura e a escrita, desenvolvendo a capacidade de reflexão e letramento dos anos.

  • ABRANGÊNCIA
Alunos do Ensino Médio Regular acompanhados por professores, direção, supervisão e demais funcionários.

  • OBJETIVO GERAL
Tornar a equipe mais bem preparada para planejar e desenvolver a valorização da leitura em todas as disciplinas.

  • OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Realizar estudos, individuais e coletivos, para capacitação do GDP sobre temas relacionados às técnicas da leitura e interpretação de texto, envolvendo diferentes áreas de conhecimento.
- Elaborar e executar um plano de monitoramento e avaliação do Projeto "Leitura em Foco".

  • RESULTADOS ESPERADOS
- Melhoria no desempenho, na capacidade leitora, na resolução de atividades em todas as disciplinas.
- Melhoria na proficiência média dos alunos no Proeb.

"Para formar leitores ativos é preciso combinar e desenvolver procedimentos comuns em todas as áreas do saber". (Cláudio Bozzoni)

Um comentário:

  1. Sabemos que um dos grandes entraves para a boa qualidade da educação é a deficiência na área da leitura. Quem lê mais, consegue interpretar melhor e encontra-se apto a compreender todos os outros conteúdos, assim como fazer melhor a sua leitura de mundo. Parabenizamos a escola pela iniciativa do projeto e temos a certeza de que essa equipe competente conseguirá alcançar os objetivos propostos.

    ResponderExcluir