Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Resumo do debate: Competências para ensinar (Philippe Perrenoud)

1 - Explique porque não há contradição entre os saberes escolares e as competências?

Desenvolver as competências para administrar os nossos saberes, pois os saberes constituem o fundamento das competências

2- Por que Perrenoud não se preocupa em distinguir habilidades de competências?

Porque não há distinção entre elas, uma se interage com a outra.

3) “Possuir conhecimentos e habilidades não significa ser competente”. Comente.

Sim, pois a pessoa pode saber a teoria e não saber aplicá-la. A competência manifesta-se na ação. Uma pessoa competente tem que ter atitude para conciliar o conhecimento adquirido com a habilidade de transformar-lo.

4) Explique de que forma o individuo competente mobiliza os saberes e onde ele os busca.

O individuo competente busca na informação e mobiliza na ação.

5) Liste dez competências/habilidades indispensáveis para se viver no século XXI.

1. Ler
2. Interpretar
3. Cooperar
4. Comunicar
5. gerar
6. Inovar
7. Relacionar
8. buscar conhecimento
9. agir
10. sociabilizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário