Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

sábado, 13 de agosto de 2011

Resumo do Projeto


Resumo do projeto


GDP ENERGIA FORÇA E SOLUÇÂO
Escola Estadual São José
Além Paraíba
Coordenadora :Clarice Regina Rodrigues Mattos

Os projetos de ensino não são uma novidade na educação. Diversas publicações e experiências escolares apontam para o potencial da metodologia de projetos como contribuição para a melhoria do processo educativo, especialmente no que diz respeito à promoção de uma aprendizagem significativa, em contraposição à aprendizagem tradicional do tipo verbal, livresca, de ênfase teórica e descontextualizada. Ainda que muitas iniciativas tenham sido desenvolvidas no nosso país, elas ainda não têm produzido as transformações pretendidas.
Os projetos, quando bem planejados, envolvem uma diversidade de ações e de áreas do saber. Portanto configura-se como especial condição para a construção de conhecimento, bem como momento privilegiado para se incorporar a dimensão afetiva na formação dos estudantes.
O trabalho com a Metodologia de Projetos é baseado na problematização. O aluno deve ser envolvido no problema, investigar, registrar dados, formular hipóteses, tomar decisões, resolver o problema, tornando-se sujeito de seu próprio conhecimento. O professor deixa de ser o único responsável pela aprendizagem do estudante e torna-se um pesquisador, o orientador do interesse de seus estudantes. Aponta questões e se torna um parceiro na procura de soluções dos problemas, gerencia todo o processo de desenvolvimento do projeto, coordena os conhecimentos específicos de sua área de formação com as necessidades dos alunos de construir conhecimentos específicos.
Nossa escola tem buscado atender sua clientela da melhor forma possível, sempre buscando qualidade e sempre saindo na frente, através de desenvolvimento de projetos e parcerias . Sempre acompanhamos as diversas mudanças, que surgem a cada ano , focando principalmente o pedagógico.
Através do trabalho de orientação dos professores com os alunos, o nosso projeto já atua em Feiras e Mostras há 3 anos, tendo seu primeiro ano sendo tema livre, e os dois anos seguintes, com o Foco em profissões. Tivemos trabalhos que participaram da FECEB, na UFMG, e ano passado o trabalho “ O aluno da Escola Pública e os caminhos para a Faculdade “ recebeu o 3º Lugar, sendo premiado com a participação nesse ano de 2011 na 63ª REUNIÃO DA SBPC/GOIÂNIA.
Estamos iniciando nossos trabalhos agora no 2º semestre, contando com a participação e dedicação dos nossos alunos.
Inscreveremos novamente trabalhos na FECEB, na UFMG, e contamos com uma participação de sucesso.

Um comentário:

  1. A Formação Continuada é uma necessidade de todos os profissionais, principalmente dos profissionais da educação. Os GDPs vêm cumprindo eficazmente com esse papel levando aos educadores temas e novos desafios suscitando discussões que certamente estão contribuindo para uma prática mais reflexiva e consciente. Dessa forma o mais beneficiado é o aluno e o exemplo disso é que a escola já conseguiu se projetar além dos seus muros chegando a brilhar até mesmo em outro estado. Temos a certeza de que o sucesso se repetirá neste ano de 2011.

    ResponderExcluir