Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Resumo do Projeto Sementes do Futuro CS 2011

Resumo do Projeto Sementes do Futuro CS 2011

E. E. Professor Clóvis Salgado
Cataguases


O projeto visa estabelecer um contato estreito entre a escola e a comunidade oportunizando reflexões e ações que contribuam para a continuidade da revitalização e da recuperação do ambiente de nossa escola e do seu entorno com ênfase no lixo. Buscaremos alcançar as nossas metas com ações positivas e empreendedoras focando sempre num trabalho voltado para o educar.
Nossa escola vem se destacando por ser um estabelecimento de ensino com atividades inovadoras, e por levar o seu aluno a se desenvolver de forma consciente e participativa em todos os aspectos, propiciando assim, elementos de grande valor dentro da nossa sociedade.
Sobre as raízes dos problemas ambientais, sabemos que as mesmas se associam fundamentalmente à estrutura do sistema capitalista mundial. Hoje percebemos que muitos dos graves danos causados à biosfera não se corrigem por si só. E, o que é pior, continua ocorrendo em grande escala e ameaçam a sobrevivência humana.
O consumismo, o desperdício de recursos naturais, atitudes de desrespeito ao ambiente em que se vive a perda de valores sociais, dentre outros fatores, tem comprometido a qualidade de vida do ser humano.
A partir da análise mais abrangente o que acontece na nossa realidade escolar no dia-a-dia fez com que nós, professores e demais profissionais, percebêssemos também a ausência de uma cidadania ambiental, um decréscimo nos valores éticos e sociais, um desrespeito para com o primeiro ambiente, que aqui entendemos como o próprio corpo, um mau uso expressivo dos bens materiais, permanentes ou não, que fazem parte do patrimônio da escola, um consumo desregulado de produtos industrializados cujo benefício à saúde é duvidoso, como refrigerantes, balas, biscoitos, lanches hipercalóricos, etc. Também percebemos uma falta de sensibilidade para com tudo que envolve a natureza e seus recursos.
Pretendemos então com esse projeto buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa e sustentável com o ambiente, resgatando e despertando nos educandos o sentimento de que todos nós precisamos, fazemos parte e somos agentes do ambiente, tanto natural quanto social, e que preservando esse ambiente estaremos garantindo uma vida saudável e duradoura para nós e para todos aqueles que estão por vir. Buscaremos causar uma mudança real de comportamento de todos os segmentos que fazem parte da Escola informando e formando atitudes e práticas não violentas de comportamento humano de maneira que todos os envolvidos se tornem cooperadores de um ambiente escolar respeitado e sustentável.

Nossa equipe de professores do GDP:
Coordenadora: Ielzane Aparecida Figueira de Carvalho
Subcoordenadora: Marina Baesso de Souza
Professores: Adilson Luiz de Oliveira Filho,Ângela Lacerda Ventura,Luciana Aparecida Alves Pinholi Moraes,Luiz Eduardo Villas,Marcela Cardoso Fernandes Oliveira,Sandra Maria Ferreira de Souza

Um comentário:

  1. Um projeto que busca despertar a consciência ambiental dos profissionais, alunos e comunidade tem que ser enaltecido pois reflete a preocupação dos educadores com a formação integral dos alunos. Temos a certeza de que suas ações em muito contribuirão para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e do planeta.

    ResponderExcluir