Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

sábado, 13 de agosto de 2011

Resumo do debate sobre as ideias de Perrenoud com o tema Competências

GDP ENERGIA FORÇA E SOLUÇÂO
Escola Estadual São José
Além Paraíba
Coordenadora :Clarice Regina Rodrigues Mattos


Habilidades e competências , referem-se ao domínio prático de um tipo de tarefa ou de situação.
Ser competente remete a situações nas quais é preciso tomar decisões e resolver problemas. Todos os dias , a experiência mostra que pessoas que possuem conhecimentos ou capacidades não sabem contextualizá -los. A atualização daquilo que se sabe em um contexto singular é reveladora da passagem à competência. Hoje em dia sabe-se que a transferência de conhecimentos não e automática, adquire-se por meio de exercício e de pratica reflexiva, em situações que possibilitam mobilizar saberes, inventar uma estratégia original a partir de outras situações de aprendizagem.
A maioria dos conhecimentos acumulados na escola permanece inútil, na vida cotidiana, não porque precise de pertinência , mas porque os alunos não os mobilizam  ou não vêem a correlação para utilizá-los em situações concretas. Os saberes escolares deverão estar contextualizados, usados para resoluções de problemas e tomadas de decisões.
Listamos algumas competências /habilidades indispensáveis para se viver no Século XXI:
- Obter informações por telefone.
- Ler mapas de uma cidade.
- Conectar-se à internet.
- Saber ler o manual de instrução de um equipamento.
- Entender as informações contidas em uma bula de um medicamento.
- Saber operar um caixa eletrônico de um banco.
- Entender orientações contidas em um guia turístico de uma cidade.
- Operar um telefone celular.
- Ler e compreender um texto informativo.
- Saber analisar juros e tarifas.

Um comentário:

  1. Com a leitura desse texto observa-se claramente que o grande objetivo da escola é desenvolver competências, mas para que isso ocorra é preciso que os conteúdos sejam trabalhados de maneira mais contextualizada possível. Esse é o nosso desafio.

    ResponderExcluir