Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Competências para ensinar

Escola Estadual Astolfo Dutra-
GDP-CRIART
Coordenadora: Joselice S. Timote

Questões para auxiliar a compreensão do texto
1- Explique por que não há contradição entre os saberes escolares e as competências.
Porque a maioria das competências mobiliza certos saberes, ou seja, desenvolver competências não implica virar as costas aos saberes, ao contrário. É preciso haver um equilíbrio na redação e na operacionalização dos programas.
2- Por que Perrenoud não se preocupa em distinguir habilidades de competência?
Porque as competências não deixam de ter relação com os problemas escolares e com os saberes disciplinares: elas exigem noções e conhecimentos das disciplinas aplicadas na escola, que apelam para uma forma de cultura geral que também se adquire na escola. Mesmo quando a escolaridade não é organizada para desenvolver tais competências, ela permite a apropriação de alguns dos conhecimentos necessários.
3- “Possuir conhecimento e habilidades não significa ser competente”. Comente.
Possuir conhecimento e habilidades não significa ser competente, pois se pode conhecer técnicas ou regras e não saber aplicá-las no momento oportuno. Todos os dias, a experiência mostra que pessoas que possuem conhecimento ou capacidades não sabem mobilizá-los de modo pertinente e no momento oportuno, em uma situação de trabalho.
4- Explique de que forma o indivíduo competente mobiliza os saberes e onde ele os busca.
A mobilização exerce-se em situações complexas, que obrigam estabelecer o problema antes de resolvê-lo, a determinar os conhecimentos pertinentes, etc. Sabe-se que a transferência de conhecimentos não é automática, adquire-se por meio do exercício e de uma prática reflexiva, em situações que possibilitam mobilizar saberes, transpô-los, combiná-los, inventar uma estratégia original a partir de recursos que não a contêm e não a ditam.
5- Liste dez competências/habilidades indispensáveis para se viver no século XXI.
Ler, escrever, contar, raciocinar, explicar, resumir, observar, comparar, saber gerenciar e superar conflitos e analisar situações.

Resumo do debate sobre as idéias de Perrenoud com o tema competências.
A abordagem por competências é uma maneira de levar a sério um problema antigo, o de transferir conhecimentos. Os alunos acumulam saberes, passam nos exames, mas não conseguem mobilizar o que aprenderam em situações reais, no trabalho e fora dele.
Nós, professores, concordamos com Parrenoud a respeito do desenvolvimento das competências, entretanto isso exige uma adaptação geral, desde as séries iniciais até o que é cobrado nos vestibulares e nas faculdades.
Tudo isso exige tempo, etapas didáticas e situações apropriadas que hoje ainda não estão sendo utilizadas e desenvolvidas por todas as escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário