Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Plano de projeto GDP "EXPERIMENTAR PARA APREENDER"

 PROJETO: GDP "EXPERIMENTAR PARA APREENDER"

JUSTIFICATIVA:
         A Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto possui recursos tecnológicos, tais como: computadores, data show, DVDs, aparelhos de TV., que permitem, aos professores, diversificarem suas práticas pedagógicas e, com isso, ampliar o contato dos alunos com os conteúdos estudados. Porém, a maioria, encontra-se despreparada para o uso efetivo de alguns recursos, acima mencionados. A ideia de capacitá-los através de um curso básico de utilização de tecnologia aplicada à educação, por meio de oficina, com profissional especializado em informática educacional, ganhou força entre os integrantes do grupo. A partir daí, esta passou a ser a principal motivação dos professores em participar do GDP.
         Pensamos que, uma vez capacitados, os professores estarão melhores preparados para fazer uso dos novos recursos e, ainda, de  inseri-los à sua prática cotidiana. Desejamos utilizar, eficientemente, os recursos tecnológicos, para auxiliar e enriquecer o nosso trabalho e poder, com isso, ampliar o espaço onde se processa e acontece a aprendizagem.

OBJETIVO GERAL:
Capacitar os professores do GDP, para realizarem práticas pedagógicas, culturais e científicas que contribuam para a melhoria da aprendizagem, através do uso efetivo e sistemático de recursos tecnológicos de informação e comunicação; consolidando-os como importante ferramenta de ensino no auxílio ao desenvolvimento das habilidades necessárias à aquisição de conhecimentos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
(1º) - Realizar estudos, individuais e coletivos, para a capacitação dos professores do GDP e desenvolvimento do projeto proposto pelo grupo;

(2º) - Capacitar os professores da Escola para que promovam atividades de cunho  pedagógico, cultural e científico com o uso de recursos tecnológicos de informação e comunicação, através de uma oficina específica sobre o tema;

(3º) -Realizar , junto aos alunos, atividades que  valorizem as temáticas em questão e estimulem o desenvolvimento de habilidades necessárias ao uso de recursos  tecnológicos  de informação e comunicação:
                              - Feira de Cultura, Ciências e Tecnologia;
                 - Trabalho de campo: Visita ao Museu Nacional e Forte de Copacabana.

(4º) - Realizar, na Escola, a Mostra: - “Experimentar para apreender”, através da tecnologia, para apresentação de trabalhos produzidos pelos alunos durante a execução do projeto, de modo a promover o contato e envolvimento da comunidade com as muitas tecnologias de informação, comunicação e a valorização de todos os envolvidos no projeto.


      "Não é possível estar no mundo sem fazer história, sem por ela ser feito, sem fazer cultura, sem sonhar, sem cantar, sem pintar, sem esculpir, sem cuidar da terra, das águas, sem filosofar, sem pontos de vista sobre o mundo, sem assombro em face do mistério, sem aprender, sem ensinar.”
                                                          Paulo Freire                                                                                                                                                                            



Um comentário:

  1. Com esse projeto podemos perceber a preocupação da escola em capacitar seus professores para que utilizem em sala de aula práticas inovadoras lançando mão das tecnologias da informação. No mundo moderno não há como esquivar-se dessa realidade e os professores têm realmente a necessidade de transitar nessa área com competêmcia. Temos a certeza de que o projeto será um sucesso e sua eficácia será comprovada através da melhoria do desempenho dos alunos.

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