Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Resumo do debate sobre as ideias de Perrenoud com o tema Competências

Por GDP " EXPERIMENTAR PARA APREENDER".
E.E. Francisco Inácio Peixoto
Coordenadora: Heloisa 
    Construir competências não é virar as costas aos saberes, uma vez que as competências partem da mobilização, da operacionalização desses saberes em situações complexas.
    Concordamos com Perrenoud que os programas escolares precisam ser redefinidos, objetivando mais tempo para a elaboração e aplicação de etapas didáticas que construam competências, e que precisamos definir que competências devemos privilegiar.
   A realidade do ensino hoje, ainda é conteudista. Os conteúdos são trabalhados de forma estanque e a organização por disciplinas dificulta a relação de saberes acumulados. Os alunos e até professores, muitas vezes têm dificuldades de relacionar os conhecimentos, o que resultaria em efetiva aprendizagem.
    Porém, não podemos deixar de evidenciar que alguns professores trabalham desafiando os alunos a encontrarem respostas em diversos contextos. E, que algumas escolas desenvolvem projetos visando uma integração entre os conteúdos, mesmo com dificuldades.
    Aos poucos, a escola vem tentando mudar sua forma de trabalhar os conteúdos, mas quando nos deparamos com as provas de avaliação do sistema, observamos que ainda estamos longe de conseguir mudar as formas de trabalhar ensino x aprendizagem. Focar o ENEM também é uma necessidade e mudanças precisam ser feitas para tal.
   Reformulações do currículo escolar e das práticas pedagógicas são necessárias para transformar o espaço escolar em um espaço de cooperação entre as diversas áreas do conhecimento. Uma abordagem interdisciplinar valoriza as trocas de conhecimentos para melhor entendermos a realidade ou as realidades de um contexto.
   Observar, analisar, tirar proveito das experiências, organizar as ideias, debater, pesquisar, questionar, enfim,  mobilizar saberes para tornarmos competentes a transpor competências aos nossos alunos é indispensável no mundo tecnológico, multicultural e globalizado que vivemos.
                        
                                                                      *****

“A educação é do tamanho da vida! Não há começo. Não há fim. Só há travessia. E, se queremos descobrir a verdade da educação, ela terá de ser descoberta no meio da travessia.”
                                                                                   Neidson Rodrigues






Um comentário:

  1. Percebe-se que a discussão do tema Competências levou os educadores realmente a refletirem a grande tarefa que se impõe à escola nos dias atuais. A escola não pode ser apenas a transmissora dos conhecimentos, eles têm que ser acompanhados de significados para o aluno. Com essa sociedade tecnologógica e globalizada o aluno não pode perder tempo e a escola que entender essa demanda o quanto antes estará colocando seus alunos em posição de vanguarda na luta por melhores espaços no mundo do trabalho.

    ResponderExcluir