Área: Alfabetização e Letramento
Escola Estadual São José - Além Paraíba – MG
É a língua uma das formas de manifestação da linguagem, construída histórica e socialmente pelo homem.
Considerando que o homem recorre à língua para estabelecer relações com os outros, ressaltamos a importância da construção de sentidos que não envolve apenas os conhecimentos sobre a língua, envolve outros conhecimentos que ultrapassam os recursos linguísticos. As relações humanas se constituem entre indivíduos que têm sua forma de conceber o mundo. Sendo a linguagem um fenômeno que permite interação entre pessoas, a língua é o meio que contribui para a aproximação ou para o distanciamento entre os homens.
No mundo atual, as formas de comunicação exigem um leitor capaz de ser interlocutor das mais diversas formas de linguagens e que tenha condições de interpretar os mais variados textos e posicionar-se criticamente diante deles. Muitos desses textos se constituem por meio da inter-relação de linguagens fazendo-se necessário um leitor atento ao mundo que o cerca.
A produção oral, a produção escrita seguidos dos argumentos pretendidos em cada gênero textual é o grande desafio desse projeto de Letramento.
Desenvolver a leitura e a escrita pressupõe necessariamente que os envolvidos nas situações de interlocução conheçam e, em seguida mobilizem e coloquem em prática todos os recursos que a língua lhes disponibiliza para o melhor alcance possível dos efeitos pretendidos, em outras palavras o conhecimento e o emprego de recursos linguísticos e seus significados.
Há um número expressivo de alunos desta escola que apresenta dificuldades de produção de texto oral e escrito. Fatores evidentes são detectados pela equipe pedagógica e professores como: falta de ambiente de leitura familiar, bibliotecas com projetos de leitura dinâmicos e acesso a programas culturais.
Considerando essas deficiências, a equipe do GDP – Comunicação e Criatividade propõe realizar um projeto de ensino na perspectiva do Letramento, tomando como base vários gêneros discursivos como objeto de ensino.
Acreditamos que essa prática pode favorecer o enriquecimento cultural do aluno contribuindo para a construção de um cidadão capaz de ler, interpretar e escrever os mais diversos gêneros produzidos na sociedade de forma segura e eficaz.
Jailza Maria Oliveira Araújo
Coordenadora
O Projeto da escola é arrojado e vislumbra uma escola dinâmica em busca da formação dos jovens, como sujeitos de suas histórias. Temos a certeza de que ele será muito bem conduzido pela equipe e que a comunidade colherá bons frutos.
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