Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Projeto "Safari Cultural"

GDP – COMUNICAÇÃO E CRIATIVIDADE
Área: Alfabetização e Letramento
Escola Estadual São José - Além Paraíba – MG

É a língua uma das formas de manifestação da linguagem, construída histórica e socialmente pelo homem.

Considerando que o homem recorre à língua para estabelecer relações com os outros, ressaltamos a importância da construção de sentidos que não envolve apenas os conhecimentos sobre a língua, envolve outros conhecimentos que ultrapassam os recursos linguísticos. As relações humanas se constituem entre indivíduos que têm sua forma de conceber o mundo. Sendo a linguagem um fenômeno que permite interação entre pessoas, a língua é o meio que contribui para a aproximação ou para o distanciamento entre os homens.

No mundo atual, as formas de comunicação exigem um leitor capaz de ser interlocutor das mais diversas formas de linguagens e que tenha condições de interpretar os mais variados textos e posicionar-se criticamente diante deles. Muitos desses textos se constituem por meio da inter-relação de linguagens fazendo-se necessário um leitor atento ao mundo que o cerca.

A produção oral, a produção escrita seguidos dos argumentos pretendidos em cada gênero textual é o grande desafio desse projeto de Letramento.
Desenvolver a leitura e a escrita pressupõe necessariamente que os envolvidos nas situações de interlocução conheçam e, em seguida mobilizem e coloquem em prática todos os recursos que a língua lhes disponibiliza para o melhor alcance possível dos efeitos pretendidos, em outras palavras o conhecimento e o emprego de recursos linguísticos e seus significados.

Há um número expressivo de alunos desta escola que apresenta dificuldades de produção de texto oral e escrito. Fatores evidentes são detectados pela equipe pedagógica e professores como: falta de ambiente de leitura familiar, bibliotecas com projetos de leitura dinâmicos e acesso a programas culturais.

Considerando essas deficiências, a equipe do GDP – Comunicação e Criatividade propõe realizar um projeto de ensino na perspectiva do Letramento, tomando como base vários gêneros discursivos como objeto de ensino.

Acreditamos que essa prática pode favorecer o enriquecimento cultural do aluno contribuindo para a construção de um cidadão capaz de ler, interpretar e escrever os mais diversos gêneros produzidos na sociedade de forma segura e eficaz.


Jailza Maria Oliveira Araújo
Coordenadora

Um comentário:

  1. O Projeto da escola é arrojado e vislumbra uma escola dinâmica em busca da formação dos jovens, como sujeitos de suas histórias. Temos a certeza de que ele será muito bem conduzido pela equipe e que a comunidade colherá bons frutos.

    ResponderExcluir