Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

RESUMO DO PROJETO

ESCOLA ESTADUAL MANUEL INÁCIO PEIXOTO
GDP: EVOLUCAO.MIP
COORDENADORA: MARIA APARECIDA RIBEIRO PACÍFICO



NOME DO PROJETO

LENDO E INTERPRETANDO


JUSTIFICATIVA

A equipe de educadores da EE. Manuel Inácio Peixoto reconhece a importância do bom desempenho do docente para melhoria da qualidade do ensino, por isso mesmo, que este GDP, sabendo que nenhuma escola conseguirá ser competente se a prática docente não estiver ancorada numa base consistente de conhecimentos, propões a realização do projeto “Lendo e Interpretando”. Nosso ponto de partida é o aluno, pois reconhecemos a importância de propiciar a ele maior autonomia de “leitura” e escrita, favorecendo a reflexão e valorização do uso da língua em diferentes situações ou contextos  sociais, com sua diversidade e variedade no modo de produção.
ABRANGÊNCIA

Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, acompanhados por professores , direção, especialistas, bibliotecário e demais funcionários da escola.

Objetivo Geral

Dar continuidade ao desenvolvimento profissional dos educadores, afim de que possam atuar de forma mais sistemática e menos intuitiva no processo ensino-aprendizagem da leitura/escrita na perspectiva do letramento, tornando o grupo mais bem preparado para planejar e desenvolver um trabalho escolar cooperativo.

Objetivos Específicos

Ø      Continuar o processo de capacitação do grupo para desenvolvimento do projeto através dos estudos;
Ø      Promover uma prática de ensino que tome os gêneros textuais como objeto de ensino para que o professor possa ampliar sua competência discursiva levando o aluno a identificar os diversos gêneros (crônica, fábulas, poemas) em diferentes situações sóciocomunicativas
Ø      Desenvolver com os alunos atividades que favoreçam o gosto pela leitura, e a curiosidade através do conhecimento de algumas obras de autores nacionais;
Resultados Esperados
Ø      Professores capacitados para o exercício do papel de orientadores e parceiros de seus alunos;
Ø      Professores capazes de modificar e encontrar soluções através da interdisciplinaridade;
Ø      Alunos lendo mais e frequentando periodicamente a iblioteca;
Ø      Alunos mais envolvidos com o mundo literário;
Ø      Alunos capazes de criar ou reescrever textos a partir de sua imaginação/criatividade
Ø      Escola mais unificada em questão de eventos que mobilizem toda a comunidade escolar:

Um comentário:

  1. Louvamos a iniciativa da escola em realizar esse projeto pois percebemos que o grande entrave para a melhoria da proficiência dos alunos é a dificuldade na leitura e interpretação de diferentes tipos de textos. Temos a certeza de que a Lìngua Portuguesa sob a ótica da contextualização e do letramento através das ações desse projeto irão elevar os índices da escola.

    ResponderExcluir