ESCOLA ESTADUAL MANUEL INÁCIO PEIXOTO
GDP: EVOLUCAO.MIP
COORDENADORA: MARIA APARECIDA RIBEIRO PACÍFICO
NOME DO PROJETO
LENDO E INTERPRETANDO
JUSTIFICATIVA
A equipe de educadores da EE. Manuel Inácio Peixoto reconhece a importância do bom desempenho do docente para melhoria da qualidade do ensino, por isso mesmo, que este GDP, sabendo que nenhuma escola conseguirá ser competente se a prática docente não estiver ancorada numa base consistente de conhecimentos, propões a realização do projeto “Lendo e Interpretando”. Nosso ponto de partida é o aluno, pois reconhecemos a importância de propiciar a ele maior autonomia de “leitura” e escrita, favorecendo a reflexão e valorização do uso da língua em diferentes situações ou contextos sociais, com sua diversidade e variedade no modo de produção.
ABRANGÊNCIA
Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, acompanhados por professores , direção, especialistas, bibliotecário e demais funcionários da escola.
Objetivo Geral
Dar continuidade ao desenvolvimento profissional dos educadores, afim de que possam atuar de forma mais sistemática e menos intuitiva no processo ensino-aprendizagem da leitura/escrita na perspectiva do letramento, tornando o grupo mais bem preparado para planejar e desenvolver um trabalho escolar cooperativo.
Objetivos Específicos
Ø Continuar o processo de capacitação do grupo para desenvolvimento do projeto através dos estudos;
Ø Promover uma prática de ensino que tome os gêneros textuais como objeto de ensino para que o professor possa ampliar sua competência discursiva levando o aluno a identificar os diversos gêneros (crônica, fábulas, poemas) em diferentes situações sóciocomunicativas
Ø Desenvolver com os alunos atividades que favoreçam o gosto pela leitura, e a curiosidade através do conhecimento de algumas obras de autores nacionais;
Resultados Esperados
Ø Professores capacitados para o exercício do papel de orientadores e parceiros de seus alunos;
Ø Professores capazes de modificar e encontrar soluções através da interdisciplinaridade;
Ø Alunos lendo mais e frequentando periodicamente a iblioteca;
Ø Alunos mais envolvidos com o mundo literário;
Ø Alunos capazes de criar ou reescrever textos a partir de sua imaginação/criatividade
Ø Escola mais unificada em questão de eventos que mobilizem toda a comunidade escolar:
Louvamos a iniciativa da escola em realizar esse projeto pois percebemos que o grande entrave para a melhoria da proficiência dos alunos é a dificuldade na leitura e interpretação de diferentes tipos de textos. Temos a certeza de que a Lìngua Portuguesa sob a ótica da contextualização e do letramento através das ações desse projeto irão elevar os índices da escola.
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