Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

APRESENTAÇÃO DO GDP. ROMUALDINHO

GDP.ROMUALDINHO

Nossa escola está situada no bairro Menezes na cidade de Cataguases.
Temos uma área aproximada de 21 mil metros quadrados com um número aproximado de 850 alunos e 65 profissionais trabalhando em dois turnos nos níveis fundamental e médio.

Estamos localizados próximos a um resquício de mata atlântica e somos cortados por um pequeno ribeirão denominado Romualdinho que é a nossa preocupação.

Durante o ano de 2010 realizamos inúmeras atividades com os nossos alunos direcionadas para o conhecimento das questões ambientais e da necessidade urgente de se tomar providências para a melhoria de vida da comunidade em que estamos inseridos.

Foram realizadas inúmeras atividades de mobilização tanto na escola como na comunidade que tem tido uma boa participação em nossas atividades.

Este ano de 2011, dando continuidade ao projeto, nossa proposta será que a comunidade escolar em conjunto com nossos vizinhos, trabalhe de forma organizada para elaboração de ações que venham beneficiar a todos quanto ao consumo e descarte do lixo.

Estaremos colocando em prática as ações do I seminário “Primeira Jornada em Prol do Meio Ambiente” e da pesquisa de opinião pública realizada pelos alunos sobre qual ação seria mais importante realizar para melhorar o meio ambiente na região da escola, sendo que a coleta seletiva foi o grande destaque da pesquisa.

Diante desta necessidade foram criados na escola o Posto de Entrega Voluntária para atender a comunidade de uma maneira geral e Posto Interno de Coleta para coletar o material descartado pelos alunos e demais servidores em parceria com a Associação dos Coletores de Produtos Recicláveis de Cataguases.

Estaremos ainda este ano, implementando outras atividades ligadas à educação ambiental que visam não só ações práticas como a informação da importância da coleta seletiva, bem como educacionais junto aos alunos e as associações de bairro que são alvo de nosso trabalho em conjunto.

2 comentários:

  1. Ap ver o Projeto da E.E. Marieta Soares Teixeira percebe-se o quanto ele é importante pela sua interação com a comunidade, focando suas ações para a conscientização e mudança de hábitos dessa comunidade. O grupo está de parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao grupo pelo projeto, que além de conscientizar alunos e comunidade quanto ao consumo e descarte do lixo, implementará ações que contribuirão para o desenvolvimento social e ambiental de nossa cidade.

    ResponderExcluir