Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Debate sobre o texto de Philippe Perrenoud, Competências para Ensinar

Debate sobre o texto de Philippe Perrenoud, Competências para Ensinar





Não há competência sem saberes pois as competências elementares não deixam de ter relação com os saberes disciplinares, elas exigem noções de programas escolares ; enfim uma forma de cultura geral que também se adquire na Escola.  Mesmo quando os saberes escolares não são organizados para desenvolver tais competências, eles permitem apropriação de alguns conhecimentos necessários.
A mobilização exerce-se em situações complexas, que obrigam a estabelecer o problema antes de resolvê-lo, a determinar os conhecimentos pernitentes, a reorganizá-los em função da situação, a extrapolar ou preencher as lacunas.
Desenvolver competências desde a escola não é uma moda nova, mas um retorno às origens, às razões de ser de uma instituição escolar.
O acúmulo de saberes descontextualizados não serve realmente senão àqueles que tiverem o privilégio de aprofundá-los durante longos estudos ou uma formação profissional, contextualizando alguns deles e se exercitando para utilizá-los na resolução de problemas e tomada de decisões.
Ler, escrever e contar não está mais à altura das exigências de nossa época. A abordagem por competências busca simplesmente atualizá-las.

PERRENOUD, Philippe. Construir Competências é virar as costas aos Saberes



1 – Explique  por que não há contradição entre saberes escolares e as competências.

R: Porque não há competência sem saberes, as competências elementares não deixam de ter relação com os saberes disciplinares, elas exigem noções de programas escolares como conhecimentos de matemática, geografia, biologia, física, economia, psicologia, domínio da língua e operações básicas matemáticas, enfim uma forma de cultura geral que também se adquire na Escola.  Mesmo quando os saberes escolares não são organizados para desenvolver tais competências, eles permitem apropriação de alguns conhecimentos necessários. 


2 – Por que Perrenoud não se preocupa em distinguir habilidades de competências?

R: Porque para ele só teria sentido distinguir habilidade de competência se fosse remeter a funcionamentos mentais muitos diferentes e não acontece dessa maneira. Possuir conhecimento e capacidade não significa ser competente ou ter habilidade.


3 _ “Possuir conhecimentos e habilidades não significa ser competente. Comente.

 R: Porque as pessoas podem possuir  conhecimentos ou habilidades mas na prática não saber empregá-las, ou seja , pode se conhecer técnicas ou regras contábeis e não saber aplicá-las no momento oportuno, por exemplo numa situação de trabalho.


4 _ Explique de  que forma o indivíduo competente mobiliza os saberes e onde ele os busca.

R: O indivíduo competente mobiliza os saberes quando os mesmos são usados num momento oportuno. Pode-se buscá-los através de pesquisas, leituras, debates, entrevistas, trocas de experiências, entre outros. Os jovens que fazem estudos aprofundados acumulam saberes e constroem competências.

5- Liste dez competências/habilidades indispensáveis para viver no Século XXI.

R: Localizar lugares em mapas, ler bulas, ler e interpretar o que está ao seu redor, administrar seu tempo, saber ouvir , ter discernimento, operar máquinas, fazer cálculos, acreditar em seu potencial.

Um comentário:

  1. Trabalhar para desenvolver competências é um desafio muito grande que a escola se propõe e que hoje a sociedade nos impõe. Os GDPs têm o privilégio de estar na vanguarda dando aos professores a oportunidade de refletirem sobre a prática pedagógica de maneira contextualizada no ambiente escolar. Dessa forma teremos alunos muito mais competentes e preparados para a vida.

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