Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

DEBATE SOBRE O TEXTO COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR - E.E. ISA MORAES FREITAS

         A sociedade está passando por uma transformação, contudo, está criando uma nova cultura e modificando as formas de produção e apropriação dos saberes. "Competências e Habilidades" são duas palavrinhas chaves que fazem toda diferença nos dias atuais, pois fazem referências simultâneas ao cotidiano social e educacional. Não adianta ter carisma, conhecimento, diplomas e mais diplomas se o indivíduo não tem a capacidade de colocar em prática tudo aquilo que aprendeu. É preciso resolver situações nas quais temos que tomar decisões e resolver problemas, "ter ação" e colocar em prática o seu conhecimento.

          Educar para competências, é ajudar o sujeito a adquirir e desenvolver as condições e/ou recursos que deverão ser mobilizados para resolver uma situação complexa. A escola tem que se adequar ao seu papel essencial hoje, que é oferecer ferramentas para dominar a vida e compreender o mundo.

Torna-se necessário uma revisão daquilo que é desenvolvido em sala de aula, através da contextualização e da interdisciplinaridade, ou seja, conteúdos impregnados da realidade do aluno demarcam o significado pedagógico da contextualização e a intercalação dos diversos conteúdos dentro de uma mesma disciplina fazem a interdisplinaridades.

Competência em educação é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos como saberes, habilidades e informações, para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações.

Enfim, cabe a escola os desenvolver os saberes e habilidades gerando a competência nos alunos, e ao professor, ser o mediador dessa prática tão essencial para a formação de nossos jovens.

 Silvânia - Coordenadora do Projeto

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