Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

sábado, 1 de outubro de 2011

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE


GDP" Criart e Astolfabetizadores
E.E. Astolfo Dutra - Cataguases
Coordenadoras : Joselice S. Timote e Mônica Aparecida Chaves

1- Como nossas Escolas poderão contribuir para que os alunos adotem um estilo de vida sustentável e saudável? O que, de fato, sua Escola tem feito nesse sentido?

Valorizar a comunidade escolar e estimular atitudes que priorizem a vida. Valorizar a própria vida, aumentar a autoestima e aproveitar todos os momentos da vida escolar para que o aluno tenha a oportunidade de participar, de se mostrar, assim, conhecendo e valorizando o seu “mundo”, a “sua realizade” poderá estender essa consciência de que tanto falamos que vai muito além que é o “uso sustentável do planeta”. Reconhecer que o estilo de vida de cada um reflete de alguma forma na vida do planeta.
2- Elabore uma síntese sobre o Protocolo de Kyoto.


Idealizado em Kyoto, no Japão, em 1997. Em 16 de fevereiro de 2005 entrou em vigor. É um acordo entre vários países que tem por objetivo reduzir a quantidade de seis tipos de gases que são lançados diariamente na atmosfera. Tais fases são nocivas ao planeta alterando o clima e destruindo a camada de ozônio.

É um tratado que prevê a redução das emissões de gases que causam o efeito estufa por parte dos países industrializados.

3- Relacione as principais características da Agenda 21.


A Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

Características:
Ø Cooperação e parceria
Ø Educação e desenvolvimento individual
Ø Equidade e fortalecimento dos grupos socialmente vulneráveis
Ø Planejamento
Ø Desenvolvimento da capacidade institucional
Ø Informação

4- Após assistir o filme AVATAR, faça um pequeno texto sobre o filme enfocando a questão da
Sustentabilidade.


O tema do filme nos faz pensar sobre o papel do ser humano no planeta. Sem a interação homem meio não será possível conscientizar as gerações futuras de que o equilíbrio é a única forma para que a vida continue. Devemos nas práticas diárias, ter uma postura que nos leve, a saber, usar racionalmente os recursos materiais.

Há uma idéia que nos é incutida pela mídia de que só fazermos parte do mundo, ou melhor, de que só fazemos parte do mundo, ou melhor, de que somos cidadãos se estamos consumindo. E o consumo exagerado, torna tudo descartável. Assim, um objeto que poderia ser usado por muito tempo, logo se torna obsoleto. Outros objetos são lançados no mercado e você, para fazer parte, ser cidadão, deve comprá-lo. A felicidade não deve estar aliada ao consumo, pois nos leva a um estágio de constante insatisfação.
A vida na comunidade daquele povo é celebrada em pequenos detalhes: a energia que nos é concedida pela natureza está em tudo que nos cerca e por isso, devemos estar em sintonia. Somos parte dessa energia e, a partir do momento, que usamos essa energia sem dar nada em contrapartida, começa a haver um desequilíbrio. O meio ambiente passa a não funcionar direito, mesmo porque o resultado é catastrófico e irreversível.
Não devemos ser forasteiros na nossa própria terra. Devemos sim, estar conectados com a energia, pois vamos ter que devolvê-la para o meio.
A energia que usamos deve ser cíclica, os recursos devem ser preservados, usados com consciência, enfim, não temos outro planeta. Sabemos que é preciso nos adaptar aos novos rumos da economia, que vem nos exigir essa nova postura diante do planeta que se resume: “Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”.

5- Comente a frase: “Mas, precisamos de uma guerra mundial para destruir o planeta?”


As ações do homem com relação à natureza já estão destruindo nosso Planeta. Desmatamento, poluição, queimadas, aquecimento global, são as armas responsáveis pela situação que nosso planeta se encontra, e, se essa prática continuar, o homem estará exterminando seu próprio ambiente, sua própria vida, a guerra será entre a natureza e ele, e as catástrofes serão a defesa da natureza contra os ataques irracionais do homem.

O mundo não acabou com as guerras. O que vai ficando cada vez mais difícil é o respeito pelas culturas diferente e pelo meio ambiente. Não respeitar a vida, isso sim, interfere na dinâmica da Terra. Quando temos desequilíbrio, podemos esperar uma resposta por nossa falta de comprometimento por uma causa. No caso, a preservação da vida.

6- Analise e interprete as três imagens do segundo quadro da página 06 respondendo a pergunta do
texto que se encontra em negrito.

...será que em todas as ilustrações, a intenção dos autores é representar, de acordo com sua obra, o elo que liga criaturas diferentes partilhando os mesmos conhecimentos, convivência e cooperação, em um mesmo ambiente, ou não?


Acreditamos que sim. Todos os três têm um fio condutor, porém cada um retrata um ambiente diferente com características próprias.

A intenção dos autores é mostrar com suas obras que somos criaturas que possuímos uma mesma origem, embora com aparência diferente, e que podemos compartilhar conhecimentos, cooperar e convivermos de maneira pacífica, respeitando o próximo e a natureza.

7- Responda as duas perguntas da página 07.
  1. Poderíamos conseguir atenção ou qualquer tipo de adepto para uma causa nobre na mídia?


Achamos um pouco difícil, pois infelizmente a mídia parece que não valoriza o que é bom. Prefere vangloriar o fato negativo, pois acredita ter mais audiência.



2. Você tem fome de quê?

Está faltando justiça. Vivemos num mundo onde o individualismo impera, onde a distribuição de venda privilegia muito mais a uma determinada classe. Temos fome sim de justiça, solidariedade e sensibilidade diante da realidade.


Como educadores, sabemos que através de pequenas ações diárias podemos insistir, persistir e até sermos capaz de transformar uma sala de aula, uma rua, um bairro e por que não uma cidade, um país e um planeta? Somente através da educação isso é possível, sozinho fica difícil, mas se unirmos as nossas forças; alunos, educadores, pais, comunidade, sistema, autoridades, mídia... Ah! Assim seremos muito mais fortes e poderemos transformar pequenas e grandes realidades que assolam a nossa mãe terra que nos dá alimento, lazer e vida!

8 - ATITUDES SUSTENTÁVEIS E SAUDÁVEIS EM NOSSA ESCOLA

Ser uma pessoa sustentável é estar sempre provendo o melhor para você, para as outras pessoas e para o meio ambiente, não só preocupados com o agora, mas principalmente com o futuro.
Sabemos que as atitudes sustentáveis fazem a diferença no nosso planeta e que nossas crianças são a semente do amanhã.


Pequenas atitudes são capazes de fazer grande diferença. Vejam abaixo:
  • Fechar bem as torneiras e não usar a água além do tempo necessário para a higiene pessoal;
  • Evitar ao máximo o uso de detergentes e produtos químicos na limpeza de casa;
  • Definir um dia para a lavagem de roupas, isso poupará o desperdício de água;
  • Aproveitar a água do molho das roupas para lavar o quintal;
  • Diminuir ou até acabar com o uso de sacolas plásticas;
  • Separar os objetos recicláveis dos não recicláveis;
  • Não jogar nenhum tipo de lixo na rua;
  • Trocar as lâmpadas comuns pelas lâmpadas fluorescentes;
  • Não deixar lâmpadas acesas sem necessidade;
  • Manter fora das tomadas os eletrodomésticos após usá-los;
  • Ensinar as crianças o quanto é importante cuidar da natureza e incentivar seus vizinhos a terem os mesmos cuidados que você está tendo.
  • Não provocar queimadas.
Trabalharemos com o projeto lixo, água, energia procurando sensibilizar nossas crianças para o cuidado que devemos ter com o nosso planeta.







Um comentário:

  1. Muito relevante a reflexão dos grupos sobre os temas apresentados. Temos a certeza de que os alunos serão os maiores beneficiados com o fruto desse trabalho. Interessantes também as atitudes sustentáveis que serão desenvolvidas na escola. Certamente todos os envolvidos acabarão levando para suas famílias as novas lições sobre sustentabilidade.

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