Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

domingo, 23 de outubro de 2011

Introdução ao Ensino da História da África





A equipe do GDP Comunicação e Criatividade recebeu no dia 18 de outubro a Profª Soraia Passos, especialista em Consciência Negra.
O objetivo foi uma capacitação para a equipe e os demais professores, orientadores, supervisão e a direção da E. E. São José sobre " A Consciência Negra, "tornando o negro visível". A proposta vem de encontro ao projeto de Alfabetização e Letramento desenvolvido pela equipe, que tem produzido em suas reuniões, estudos para aplicação de sequências didáticas sobre a temática.

Um comentário:

  1. Trabalhar com o tema não é só uma exigência legal, mas também uma forma de levar para dentro das escolas uma visão que abomine o preconceito e valorize a contribuição do provo africano na contrução da Nação brasileira.

    ResponderExcluir