E. E. Dr. Norberto Custódio Ferreira
Diretora: Marta Pinto de Oliveira
Município: Cataguases – MG
Professores responsáveis pelo projeto: Leila Silvany dos Santos Webster
Rodrigo Areal Ferreira
Disciplinas: História
Geografia
Nº de alunos: 566
Ciclos escolares envolvidos: Categoria B
Período de desenvolvimento: 08/06/09 a 23/12/11
CONTEXTO E JUSTIFICATIVA:
Diante
das previsões acerca das mudanças climáticas motivadas pelo
desmatamento, queima de combustíveis fósseis, destino inadequado do lixo
aliado ao mal uso dos recursos hídricos e a iminência de catástrofes
mundiais, justifica- se o projeto.
ABRANGÊNCIA:
Alunos do 7º ao 9º ano. Co-participação: Alunos do 1º ao 6º ano.
OBJETIVO GERAL:
Conscientizar
especialmente os alunos da importância de se preservar o ambiente em
que se vive e convive, pensando nesta geração e nas gerações futuras.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Promover uma boa relação entre homem X natureza
-Incentivar ações voltadas para a preservação
-Criar estrutura na escola para prática da sustentabilidade.
RESULTADOS ESPERADOS:
Espera-se
que a Direção, Docentes, Discentes, enfim, toda a comunidade escolar,
empenhem-se para a manutenção das ações que serão desenvolvidas.
Espera-se mudança na postura, na idéia de preservação e limpeza do
ambiente em que vivemos entendendo escola e planeta com “nossa casa”.
PRINCIPAIS AÇÕES:
-Conscientizar a todos da importância do projeto
-Promover visita técnica à “Estação Ecológica Água Limpa”, onde teremos palestras e o contato com a natureza como incentivo para a realização do projeto
-Apresentação de teatro sobre “Sustentabilidade” idealizado e apresentado pelos alunos.
-Confecção manual de um livro de história em quadrinhos elaborada pelos alunos com o tema “ÁGUA”.
-Conseguir junto às empresas da cidade, latões de lixo para serem espalhados em pontos estratégicos da escola.
-Formar comissões de alunos que repassarão para outras turmas e turnos as motivações do projeto.
-Estabelecer o “DIA D”, onde cada aluno, de cada sala, se responsabilizará pela limpeza de sua mesa responsabilizando-se pela manutenção da limpeza.
-Confecção de adesivos de conscientização para serem colocados em cada sala, cada banheiro e no bebedouro.
DESENVOLVIMENTO:
Para
iniciar o projeto foi necessário conscientizar os alunos quanto à
necessidade de conservar a limpeza não só da escola, mas da comunidade
como um todo. O projeto iniciou-se com uma visita a Estação Ecológica de Água Limpa, local de fácil acesso e com ambiente acolhedor.
Por
se tratar de uma área de preservação ambiental, todo percurso foi
realizado a pé. Durante a caminhada foi possível perceber a presença de
insetos, plantas diversas, além de micos que pulavam de galho em galho
até o nosso destino final. Lá chegando fomos recebidos pelos instrutores
que nos levaram para sala onde projetaram um documentário sobre a
questão do lixo (problemas e soluções), da água (como usar sem
desperdício), e ainda uma explicação detalhada sobre o que é
sustentabilidade.
Os
instrutores contribuíram com o nosso projeto motivando nossos alunos a
praticarem a sustentabilidade em nossa escola, alertou-os para o fato de
que se não cuidarem agora deste planeta, e de tudo que nele habita,
certamente as gerações futuras não vivenciarão o que vivenciaram neste
momento... Não ouvirão sons da mata, como eles tiveram a oportunidade de
ouvir, porque simplesmente não haverá mais mata, nem os atores deste
ecossistema que nos proporcionaram tanta surpresa, alegria e paz.
Ainda
na Estação, reunimos nossos alunos para conversarmos sobre como colocar
em prática na Escola, em casa , no bairro, na cidade, as lições
aprendidas. Concluímos que não podemos mudar o mundo nem a maioria das
pessoas, mas, podemos mudar a nós mesmos e assim modificarmos o ambiente
em que vivemos. “Pensar global e agir local” passou a ser nossa regra
para mudanças.
Nos
dias que se seguiram a Escola começou a ficar mais limpa. Mas, faltava
um item importante para que a limpeza fosse mais visível: as lixeiras.
Não tínhamos como compra-las, uma vez que somos uma Escola pública com
parcos recursos. Decidimos pedir a alguma empresa da cidade que nos
doasse latões que normalmente sobram em indústrias, para
transforma-los em lixeiras. Para isso, pudemos contar com o apoio
incondicional da Diretora da Escola, Marta Pinto de Oliveira que se encarregou de fazer e
enviar para as empresas ofícios fazendo o pedido. Tivemos sucesso! Os
tambores chegaram , foram pintados, colocados os adesivos e distribuídos
por vários locais da escola. Enquanto isso, comissões de alunos foram
feitas para repassarem para outras turma e turnos, a ideia central do
projeto e a importância da manutenção do mesmo. Outra equipe estava
confeccionando manualmente um livro sobre a importância de economizar
água. O título do livro foi: “As aventuras de Maria Torneira e sua Turma” confeccionado pelos alunos do 8º Ano.
Estabelecemos o dia “D” para o dia 15-09 -09. Ampla divulgação foi feita através de cartazes
e lembretes por toda a escola. Toda a Escola se mobilizou para que essa
ação fosse um sucesso. Cada aluno se encarregou de lavar sua mesa e
cadeira, limpar sala e paredes, comprometendo-se a manter a limpeza não
somente por um dia, mas por todo o ano de 2009 e em todos
os outros anos que virão. Não queremos que seja apenas “oba - oba”,
queremos ação e conscientização. No mesmo dia, passei nas salas do turno
seguinte, mostrando aos outros alunos a limpeza que havia sido feita, a
importância da manutenção e o comprometimento deles também com a
limpeza da escola. As lixeiras foram colocadas em pontos estratégicos da
Escola, para que não haja desculpa de não ter onde jogar o papel de
bala, chicletes, sacolas de salgadinhos, canudinhos, latinhas de
refrigerante,etc.
No dia 17-09-09, foi apresentado para toda a Escola o teatro idealizado e escrito pelos alunos do 8º Ano com o título: “PESADELO
: SERÁ?!? . O texto trata de uma menina (Lara) que não acreditava em
aquecimento global, não economizava água, achava uma grande piada a
preocupação das pessoas com a questão ambiental. Apesar de parecer um
texto infantil, dada a idade e imaturidade dos alunos, achei por bem
incentiva-los, pois mostraram preocupação com o planeta. E além disso, o
incentivo é a melhor arma para a criatividade, para o crescimento
pessoal e para elevar a auto- estima de qualquer pessoa, independente de ser aluno , professor, enfim, é enriquecedor para qualquer pessoa.
No
dia 22-09-09 foi realizado o concurso de paródia. A Escola se mobilizou
inteiramente. Todos queriam saber quem cantava melhor... quem tinha a
melhor letra... Foi muito bom. O lançamento do concurso havia sido feito
no mês de agosto, desde então a Escola ficou agitada, o que foi altamente positivo em todos os sentidos. A paródia premiada em primeiro lugar foi “Que mundo é esse?” , recebeu R$30,00. A paródia premiada em segundo lugar foi “O Mundo está em nossas mãos”, recebeu R$20,00. A paródia premiada em terceiro lugar foi “Preservo” recebeu R$15,00.
E assim , nosso projeto chega ao fim ( ou começo?) . Para mim, Professora Leila, e para Professor Rodrigo, foi uma experiência maravilhosa. Aprendemos muito com o projeto e já planejamos outros.. Ficou mais evidente que o projeto, por envolver todos, é mais democrático que qualquer trabalho individual, mais instrutivo, aprende-se muito mais e a Escola cresce muito mais. Agradecemos imensamente à Especialista Alessandra, que além das orientações, ofereceu
um certo “tempero” de segurança às nossas incertezas. À Direção por
tanta dedicação e paciência com nossas “urgências”. À todos os colegas
das demais disciplinas , que não mediram esforços para que nosso projeto
tivesse vida e sucesso. Enfim, à toda comunidade da
Escola Estadual Doutor Norberto Custódio Ferreira, por ser uma “grande
família”. Agradecimento especialíssimo a DEUS. Por que? Ora , por tudo.
RECURSOS:
Lixeiras -papel - tintas - vassoura – bucha – pano de chão – detergente(veja) – rodo
CRONOGRAMA:
1ª Fase( conscientização) .Concluir na primeira quinzena do mês de Junho.
2ª
Fase( concurso de paródia). Usando o tema “Preservar é Legal”,
incentivar a criatividade dos alunos que devem se apresentar em grupos
(bandas da escola) e premiando os 03 primeiros colocados. ( Teatro- Pesadelo: será?!?)
O projeto será concluído na segunda quinzena de Setembro, com apresentação e premiação das paródias.
ORÇAMENTO: Adesivos____________________________________72,00
Tinta______________________________________76,90
Premiação da Paródia_____________________65,00
Total______________________________________213,90
RISCOS E DIFICULDADES:
A
dificuldade é a aceitação e manutenção do projeto até o final do ano
(2009) cuja dificuldade não significa impedimento. Os riscos? Estamos dispostos a corre-los.
CONCLUSÃO:
O Projeto foi realizado com sucesso. Esperamos resultados positivos dentro
e fora da Escola. Que o trabalho de todos os envolvidos possa ser
reconhecido nas ações dos que dele participaram numa projeção ampla da
Escola para a sociedade. As grandes mudanças começam sempre com um
primeiro passo. Acreditamos no projeto e por isso o realizamos.
Segue anexo fotografias das etapas do Projeto e relatórios dos alunos.
IDEALIZAÇÃO: Professora Leila Silvany dos Santos Webster ( História)
CO-IDEALIZAÇÃO: Professor Rodrigo Areal Ferreira ( Geografia)
PARTICIPANTES: Alessandra Neves Vieira Menezes ( Especialista da Educação)
É muito bom ver que a escola está envolvendo os alunos de maneira tão contundente no projeto.
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