Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

PROJETO SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA ESTADUAL DR. NORBERTO CUSTÓDIO FERREIRA

E. E. Dr. Norberto Custódio Ferreira
Diretora: Marta Pinto de Oliveira
Município: Cataguases – MG
Professores responsáveis pelo projeto: Leila Silvany dos Santos Webster
Rodrigo Areal Ferreira
Disciplinas: História
Geografia
Nº de alunos: 566
Ciclos escolares envolvidos: Categoria B
Período de desenvolvimento: 08/06/09 a 23/12/11



CONTEXTO E JUSTIFICATIVA:
Diante das previsões acerca das mudanças climáticas motivadas pelo desmatamento, queima de combustíveis fósseis, destino inadequado do lixo aliado ao mal uso dos recursos hídricos e a iminência de catástrofes mundiais, justifica- se o projeto.


ABRANGÊNCIA: 
Alunos do 7º ao 9º ano. Co-participação:  Alunos do 1º ao 6º ano.


OBJETIVO GERAL:
Conscientizar especialmente os alunos da importância de se preservar o ambiente em que se vive e convive, pensando nesta geração e nas gerações futuras.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 -Promover uma boa relação entre homem X natureza
             -Incentivar ações voltadas para a preservação
             -Criar estrutura na escola para prática da sustentabilidade.



RESULTADOS ESPERADOS:
Espera-se que a Direção, Docentes, Discentes, enfim, toda a comunidade escolar, empenhem-se para a manutenção das ações que serão desenvolvidas. Espera-se mudança na postura, na idéia de preservação e limpeza do ambiente em que vivemos  entendendo escola e planeta com “nossa casa”.



PRINCIPAIS AÇÕES:
-Conscientizar a todos da importância do projeto
-Promover visita técnica à “Estação Ecológica Água Limpa”, onde teremos palestras e o contato com a natureza  como incentivo para a realização do projeto
 -Apresentação de teatro sobre “Sustentabilidade” idealizado e apresentado pelos alunos.
 -Confecção manual de um livro de história em quadrinhos elaborada pelos alunos com o tema “ÁGUA”.
 -Conseguir junto às empresas da cidade, latões de lixo para serem espalhados em pontos estratégicos da escola.
-Formar comissões de alunos que repassarão para outras turmas e turnos as motivações do projeto.
-Estabelecer o “DIA D”, onde cada aluno, de cada sala, se responsabilizará pela limpeza de sua mesa  responsabilizando-se pela manutenção da limpeza.
-Confecção de adesivos de conscientização para serem colocados em cada sala, cada banheiro e no bebedouro.
                                       
DESENVOLVIMENTO:
        Para iniciar o projeto foi necessário conscientizar os alunos quanto à necessidade de conservar a limpeza não só da escola, mas da comunidade como um todo. O  projeto iniciou-se com uma visita a Estação Ecológica de Água Limpa, local de fácil acesso e com ambiente acolhedor.
          Por se tratar de uma área de preservação ambiental, todo percurso foi realizado a pé. Durante a caminhada foi possível perceber a presença de insetos, plantas diversas, além de micos que pulavam de galho em galho até o nosso destino final. Lá chegando fomos recebidos pelos instrutores que nos levaram para sala onde projetaram um documentário sobre a questão do lixo (problemas e soluções), da água (como usar sem desperdício), e ainda uma explicação detalhada sobre o que é sustentabilidade.
          Os instrutores contribuíram com o nosso projeto motivando nossos alunos a praticarem a sustentabilidade em nossa escola, alertou-os para o fato de que se não cuidarem agora deste planeta, e de tudo que nele habita, certamente as gerações futuras não vivenciarão o que vivenciaram neste momento... Não ouvirão sons da mata, como eles tiveram a oportunidade de ouvir, porque simplesmente não haverá mais mata, nem os atores deste ecossistema que nos proporcionaram tanta surpresa, alegria e paz.
          Ainda na Estação, reunimos nossos alunos para conversarmos sobre como colocar em prática na Escola, em casa , no bairro, na cidade, as lições aprendidas. Concluímos que não podemos mudar o mundo nem a maioria das pessoas, mas, podemos mudar a nós mesmos e assim modificarmos o ambiente em que vivemos. “Pensar global e agir local” passou a ser nossa regra para mudanças.
           Nos dias que se seguiram a Escola começou a ficar mais limpa. Mas, faltava um item importante para que a limpeza fosse mais visível: as lixeiras. Não tínhamos como compra-las, uma vez que somos uma Escola pública com parcos recursos. Decidimos pedir a alguma empresa da cidade que nos doasse latões  que normalmente sobram em indústrias, para transforma-los em lixeiras. Para isso, pudemos contar com o apoio incondicional da Diretora da Escola, Marta  Pinto de Oliveira que se encarregou de fazer  e enviar para as empresas ofícios fazendo o pedido. Tivemos sucesso! Os tambores chegaram , foram pintados, colocados os adesivos e distribuídos por vários locais da escola. Enquanto isso, comissões de alunos foram feitas para repassarem para outras turma e turnos, a ideia central do projeto e a importância da manutenção do mesmo. Outra equipe estava confeccionando manualmente um livro sobre a importância de economizar água.  O título do livro foi: “As aventuras de Maria Torneira e sua Turma”                                                                                                                     confeccionado pelos alunos do 8º Ano. 
Estabelecemos o dia “D” para o dia 15-09 -09. Ampla divulgação foi feita através de  cartazes e lembretes por toda a escola. Toda a Escola se mobilizou para que essa ação fosse um sucesso. Cada aluno se encarregou de lavar sua mesa e cadeira, limpar sala e paredes, comprometendo-se a manter a limpeza não somente por um dia, mas por todo o ano  de 2009 e em todos os outros anos que virão. Não queremos que seja apenas “oba - oba”, queremos ação e conscientização. No mesmo dia, passei nas salas do turno seguinte, mostrando aos outros alunos a limpeza que havia sido feita, a importância da manutenção e o comprometimento deles também com a limpeza da escola. As lixeiras foram colocadas em pontos estratégicos da Escola, para que não haja desculpa de não ter onde jogar o papel de bala, chicletes, sacolas de salgadinhos, canudinhos, latinhas de refrigerante,etc.
         No dia 17-09-09, foi apresentado para toda a Escola o teatro  idealizado e escrito pelos alunos do 8º Ano  com o título:  “PESADELO : SERÁ?!? . O texto trata de uma menina (Lara) que não acreditava em aquecimento global, não economizava água, achava uma grande piada a preocupação das pessoas com a questão ambiental. Apesar de parecer um texto infantil, dada a idade e imaturidade dos alunos, achei por bem incentiva-los, pois mostraram preocupação com o planeta. E além disso, o incentivo é a melhor arma para a criatividade, para o crescimento pessoal e para elevar a auto- estima  de qualquer pessoa, independente de ser aluno , professor, enfim, é enriquecedor para qualquer pessoa.
       No dia 22-09-09 foi realizado o concurso de paródia. A Escola se mobilizou inteiramente. Todos queriam saber quem cantava melhor... quem tinha a melhor letra... Foi muito bom. O lançamento do concurso havia sido feito no mês de agosto, desde então  a Escola ficou agitada, o que foi altamente positivo em todos os sentidos. A paródia premiada em primeiro lugar foi    “Que mundo é esse?” , recebeu R$30,00.  A paródia premiada em segundo lugar foi   “O Mundo está em nossas mãos”,  recebeu R$20,00. A paródia premiada em terceiro lugar foi    “Preservo”                                                                                                       recebeu R$15,00.
        E assim , nosso projeto chega ao fim ( ou começo?) . Para mim, Professora Leila, e para  Professor Rodrigo, foi uma  experiência maravilhosa. Aprendemos muito com o projeto e já planejamos outros.. Ficou mais evidente que o projeto, por envolver  todos, é mais democrático que qualquer trabalho individual, mais instrutivo, aprende-se muito mais  e a Escola cresce muito mais. Agradecemos imensamente à Especialista Alessandra, que além das orientações,  ofereceu um certo “tempero” de segurança às nossas incertezas. À Direção por tanta dedicação e paciência com nossas “urgências”. À todos os colegas das demais disciplinas , que não mediram esforços para que nosso projeto tivesse vida e sucesso. Enfim, à toda comunidade  da Escola Estadual Doutor Norberto Custódio Ferreira, por ser uma “grande família”. Agradecimento especialíssimo a DEUS. Por que? Ora , por tudo.                                             




RECURSOS:
Lixeiras   -papel  - tintas  - vassoura – bucha – pano de chão – detergente(veja) – rodo


CRONOGRAMA:
1ª Fase( conscientização) .Concluir na primeira quinzena do mês de Junho.
 2ª Fase( concurso de paródia). Usando o tema “Preservar é Legal”, incentivar a criatividade dos alunos que devem se apresentar em grupos (bandas da escola) e premiando os 03 primeiros colocados.     ( Teatro- Pesadelo: será?!?)
O projeto será concluído na segunda quinzena de Setembro, com apresentação e premiação das paródias.



ORÇAMENTO:   Adesivos____________________________________72,00
                              Tinta______________________________________76,90
                              Premiação da Paródia_____________________65,00
                              Total______________________________________213,90



RISCOS E DIFICULDADES:
            A dificuldade é a aceitação e manutenção do projeto até o final do ano (2009) cuja dificuldade não significa impedimento. Os riscos?  Estamos dispostos a corre-los.


CONCLUSÃO:
O Projeto foi realizado com sucesso. Esperamos resultados positivos  dentro e fora da Escola. Que o trabalho de todos os envolvidos possa ser reconhecido nas ações dos que dele participaram numa projeção ampla da Escola para a sociedade. As grandes mudanças começam sempre com um primeiro passo. Acreditamos no projeto e por isso o realizamos.
Segue anexo fotografias  das etapas do Projeto e relatórios dos alunos.




IDEALIZAÇÃO: Professora Leila Silvany dos Santos Webster ( História)
CO-IDEALIZAÇÃO: Professor Rodrigo Areal Ferreira ( Geografia)
PARTICIPANTES: Alessandra Neves Vieira Menezes ( Especialista da Educação)












 

Um comentário:

  1. É muito bom ver que a escola está envolvendo os alunos de maneira tão contundente no projeto.

    ResponderExcluir