A Diretoria Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, pretende com este espaço, informar sobre o desenvolvimento do PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL da Secretaria de Estado da Educação através dos GRUPOS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL (GDP) desenvolvidos nas Escolas Estaduais da jurisdição.
Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.
O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.
Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.
sábado, 1 de outubro de 2011
PROPOSTA DE TRABALHO COM O TEXTO MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE PARA OS GRUPOS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ
GDP ENERGIA FORÇA E SOLUÇÃO
1- Como nossas escolas poderão contribuir para que os alunos adotem um estilo de vida sustentável e saudável? O que, de fato, sua escola tem feito nesse sentido?
R- O melhor caminho é a informação e a conscientização . A sustentabilidade é necessária para que as gerações futuras possam usufruir dos recursos naturais existentes.Todos os profissionais têm se preocupado com a transmissão de conhecimentos das atitudes que podem beneficiar ou destruir o meio ambiente.Devemos promover a informação, propor trabalho de pesquisas feitos pelos alunos e procurar desenvolver projetos em parcerias com empresas como FURNAS. Ainda é necessário alertar com esses trabalhos , como o Brasil sobe na lista dos países de mais obesos, devido aos estilo de vida não sustentável, não saudável.
Nossa escola está começando a caminhar, despertando para a necessidade urgente de buscar uma vida melhor , respeitando o ambiente.Já iniciamos através de uma alimentação sustentável, saudável, variada, equilibrada o suficiente, colorida e segura.
2- Elabore uma síntese sobre o Protocolo de Kyoto.
O protocolo de Kyoto visa reduzir emissões de gases poluentes . Estes são responsáveis pelo efeito estufa e o aquecimento global.O protocolo de Kyoto entrou oficialmente em vigor dia 16 de fevereiro de 205, após ter sido discutido e negociado em 1997 , na cidade de Kyoto, no Japão.No documento países são obrigados a reduzir em 5,2% , a emissão de gases poluentes, entre os anos de 2008 e 2012(primeira fase do acordo)Os países devem colaborar entre sim para cumprirem a meta.
Ações sugeridas pelo protocolo:
-aumento no uso de fontes de energias limpas(bicombustíveis, energia eólica, biomassa e solar)
-Proteção de florestas e áreas verdes
-Otimização de sistemas de energia e transporte visando o consumo racional
- Diminuição das emissões de metano , presentes em sistemas de depósito de lixo orgânico.
Assim se pretende diminuir a temperatura global entre 1´5 e 5´8 º C até o final do século XXI, evitando catástrofes climáticas de alta intensidade que estão previstas para o futuro.
3- Relacione as principais características da Agenda 21.
Foco no desenvolvimento sustentável
Referência Internacional
Presença obrigatória do governo
Parcerias amplas e inclusivas
Planejamento participativo sustentável
Agenda 21 local
4- Após assistir o filme AVATAR, faça um pequeno texto sobre o filme enfocando a questão da sustentabilidade.
O Filme Avatar fala do abuso do poder de uma nação , que depois de destruir seu planeta, suas riquezas ambientais , parte para a invasão de outro planeta. Pandora é habitada pelo povo Navi que vive em completa harmonia com a natureza , usufruindo de todos os recursos, sem destruí-los , mas o ser humano não tem medidas e quer dominar o planeta a qualquer custo, mesmo que para isso seja necessário destruí-lo. O filme desperta que a preservação é dever de todo ser humano.
5-Comente a frase: “Mas, precisamos de uma guerra mundial para destruir o planeta?”
A guerra , na verdade , tem sido os interesses egoístas das nações, corporações e indivíduos que não perceberam que o dinheiro não poderá comprar tudo e buscam lucros, destruindo coisas que não poderão ser produzidas artificialmente.
6- Analise e interprete as três imagens do segundo quadro da página 06 respondendo a pergunta do texto que se encontra em negrito.
R-A intenção dos autores através das ilustrações é mostrar que não importa a situação e nem o momento, há sempre um elo que une o criador e a criatura. Por meio deste elo precisamos conscientizar as pessoas da importância de uma vida sustentável.
7- Responda as duas perguntas da página 07.
R-Sim, com a globalização o mundo ficou pequeno , com o avanço das tecnologias tudo é possível, em segundos informações e campanhas tomam força, podendo mobilizar milhares de pessoas.
Temos fome e sede de JUSTIÇA, de um MUNDO MELHOR, responsável e consciente e comprometido com a preservação ambiental.
8- Dentro do projeto da Feira da Cultura , alguns trabalhos serão desenvolvidos relacionados a qualidade de vida.
Sustentabilidade –com a coordenação do professor Pascoal
Aquecimento Global , com a coordenação da professora Mirian
Diabetes- com a coordenação da Professora Neusa
Hipertensão – Com a coordenação do Professor Bernardo
Distúrbio de alimentação- Com a coordenação da professora Cintía
Obesidade- Com a coordenação da professora Graça Abreu
Atividade física e seus benefícios – Com a coordenação do professor Eugênio
Energia – Com a coordenação do professor Pascoal
Muito interessantes os projetos que serão desenvoldivos relacionados à qualidade de vida. É dessa forma que conseguiremos reverter os índices que só contribuem para dificultar a vida no planeta. Só através da educação é que se consegue modificar a história de um povo.
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