Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

sábado, 1 de outubro de 2011

PROPOSTA DE TRABALHO COM O TEXTO MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE PARA OS GRUPOS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

PROPOSTA DE TRABALHO COM O TEXTO MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE PARA OS GRUPOS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL (GDP)
ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ
GDP ENERGIA FORÇA E SOLUÇÃO


1- Como nossas escolas poderão contribuir para que os alunos adotem um estilo de vida sustentável e saudável? O que, de fato, sua escola tem feito nesse sentido?

R- O melhor caminho é a informação e a conscientização . A sustentabilidade é necessária para que as gerações futuras possam usufruir dos recursos naturais existentes.Todos os profissionais têm se preocupado com a transmissão de conhecimentos das atitudes que podem beneficiar ou destruir o meio ambiente.Devemos promover a informação, propor trabalho de pesquisas feitos pelos alunos e procurar desenvolver projetos em parcerias com empresas como FURNAS. Ainda é necessário alertar com esses trabalhos , como o Brasil sobe na lista dos países de mais obesos, devido aos estilo de vida não sustentável, não saudável.
Nossa escola está começando a caminhar, despertando para a necessidade urgente de buscar uma vida melhor , respeitando o ambiente.Já iniciamos através de uma alimentação sustentável, saudável, variada, equilibrada o suficiente, colorida e segura.

2- Elabore uma síntese sobre o Protocolo de Kyoto.

O protocolo de Kyoto visa reduzir emissões de gases poluentes . Estes são responsáveis pelo efeito estufa e o aquecimento global.O protocolo de Kyoto entrou oficialmente em vigor dia 16 de fevereiro de 205, após ter sido discutido e negociado em 1997 , na cidade de Kyoto, no Japão.No documento países são obrigados a reduzir em 5,2% , a emissão de gases poluentes, entre os anos de 2008 e 2012(primeira fase do acordo)Os países devem colaborar entre sim para cumprirem a meta.
Ações sugeridas pelo protocolo:
-aumento no uso de fontes de energias limpas(bicombustíveis, energia eólica, biomassa e solar)
-Proteção de florestas e áreas verdes
-Otimização de sistemas de energia e transporte visando o consumo racional
- Diminuição das emissões de metano , presentes em sistemas de depósito de lixo orgânico.
Assim se pretende diminuir a temperatura global entre 1´5 e 5´8 º C até o final do século XXI, evitando catástrofes climáticas de alta intensidade que estão previstas para o futuro.

3- Relacione as principais características da Agenda 21.

Foco no desenvolvimento sustentável
Referência Internacional
Presença obrigatória do governo
Parcerias amplas e inclusivas
Planejamento participativo sustentável
Agenda 21 local


4- Após assistir o filme AVATAR, faça um pequeno texto sobre o filme enfocando a questão da sustentabilidade.

O Filme Avatar fala do abuso do poder de uma nação , que depois de destruir seu planeta, suas riquezas ambientais , parte para a invasão de outro planeta. Pandora é habitada pelo povo Navi que vive em completa harmonia com a natureza , usufruindo de todos os recursos, sem destruí-los , mas o ser humano não tem medidas e quer dominar o planeta a qualquer custo, mesmo que para isso seja necessário destruí-lo. O filme desperta que a preservação é dever de todo ser humano.

5-Comente a frase: “Mas, precisamos de uma guerra mundial para destruir o planeta?”
A guerra , na verdade , tem sido os interesses egoístas das nações, corporações e indivíduos que não perceberam que o dinheiro não poderá comprar tudo e buscam lucros, destruindo coisas que não poderão ser produzidas artificialmente.

6- Analise e interprete as três imagens do segundo quadro da página 06 respondendo a pergunta do texto que se encontra em negrito.

R-A intenção dos autores através das ilustrações é mostrar que não importa a situação e nem o momento, há sempre um elo que une o criador e a criatura. Por meio deste elo precisamos conscientizar as pessoas da importância de uma vida sustentável.

7- Responda as duas perguntas da página 07.

R-Sim, com a globalização o mundo ficou pequeno , com o avanço das tecnologias tudo é possível, em segundos informações e campanhas tomam força, podendo mobilizar milhares de pessoas.
Temos fome e sede de JUSTIÇA, de um MUNDO MELHOR, responsável e consciente e comprometido com a preservação ambiental.

8- Dentro do projeto da Feira da Cultura , alguns trabalhos serão desenvolvidos relacionados a qualidade de vida.

Sustentabilidade –com a coordenação do professor Pascoal
Aquecimento Global , com a coordenação da professora Mirian
Diabetes- com a coordenação da Professora Neusa
Hipertensão – Com a coordenação do Professor Bernardo
Distúrbio de alimentação- Com a coordenação da professora Cintía
Obesidade- Com a coordenação da professora Graça Abreu
Atividade física e seus benefícios – Com a coordenação do professor Eugênio
Energia – Com a coordenação do professor Pascoal


Um comentário:

  1. Muito interessantes os projetos que serão desenvoldivos relacionados à qualidade de vida. É dessa forma que conseguiremos reverter os índices que só contribuem para dificultar a vida no planeta. Só através da educação é que se consegue modificar a história de um povo.

    ResponderExcluir