Relatório da Oficina “Utilizando a sala de Informática”
A Oficina “Utilizando a sala de informática” teve como orientadora a Professora Renata Caetano, juntamente com a Coordenadora do GDP Heloisa e os demais professores que participam diretamente ou indiretamente do projeto. A ótima localização do novo centro de Informática da Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto foi excelente para obtermos as informações necessárias, pois a entrada dos computadores na escola exigiu a criação de um espaço próprio para “abrigar” as máquinas, pois havia não muito longe outra sala com computadores ultrapassados que nos dias atuais funciona como sala de aula.
A Oficina foi de grande valia, pois sabemos que atualmente a maioria das escolas possui laboratório de informática, mas nem sempre oferece condições para uso, principalmente o professor não se encontra na maioria das vezes preparado para trabalhar com este recurso para ministrar seus conteúdos dentro de sua disciplina. A Orientadora da Oficina organizou a mesma, da seguinte forma:
1º) Organização do espaço
O laboratório de Informática tem que ser organizado para receber os alunos, preocupando principalmente com o que levar para o laboratório, nada de alimentos, nada de material desnecessário, por exemplo, vários livros, dificultando a organização do espaço necessário para o entendimento do conteúdo que será abordado.
2º) Agrupando os alunos por habilidades
O professor poderá aproveitar as habilidades dos alunos por meio dos computadores, podendo agrupá-los em duplas, de tal forma que cada aluno possa manusear estes computadores. Podemos observar que as habilidades dos alunos são diferenciadas, então estas habilidades deverão ser aproveitadas para ajudar o colega ao lado, por exemplo.
3º) Reservando o Laboratório de Informática para pelo menos duas aulas.
A turma sendo grande é necessária que haja uma divisão, sendo que ocorra um revezamento. Por exemplo: Enquanto um grupo (“metade” da sala) estiver no laboratório de informática, a outra (“metade” da sala) ficará fazendo uma pesquisa sobre o tema abordado utilizando revistas, jornais e até mesmo o livro didático aguardando sua vez. Depois que a primeira turma voltar, o professor poderá pedir um relatório para a cada dupla sobre o tema estudado no laboratório, pois eles ficarão dentro de sala de aula enquanto o professor acompanhará o outro grupo (“metade” da sala) ao laboratório de informática.
4º) Tipos de atividades
Foi recomendado pela orientadora da Oficina que a utilização do computador esteja integrada a um projeto como por exemplo interdisciplinar. Desse modo, os alunos vão ao laboratório de informática com um objetivo de aprendizado, não para “matar o tempo”.
5º) Preparando a aula através do PowerPoint
Foi recomendado que tivéssemos alguns cuidados para elaboração do PowerPoint tais como:
a) Objetivo;
b) Como usar;
c) Pra que usar;
d) Número máximo de fotos;
e) Gifs animados devem ser congelados após a apresentação;
f) Número de slides dever ser igual ao tempo em minutos dividido por 2;
g) Preferência pelo layout da tela na diagonal;
h) O que eu posso usar;
i) Explorar os Gráficos;
j) Fazer um fechamento (conclusão) do tema principal abordado.
Conclusão da Oficina
Conclui que é necessário planejar, organizar e executar as aulas no laboratório de Informática de forma responsável e criativa, para que tenhamos sucesso com os conteúdos abordados, independentemente da disciplina.
Por Wellington de Melo Medeiros
Esse grupo tem demonstrado a cada dia sua seriedade e envolvimento com o projeto. É gratificante perceber que os recursos tecnológicos estão sendo buscados pelos professores e que, certamente serão utilizados nas salas de aula. Parabéns ao grupo.
ResponderExcluir