Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES

GDP" Experimentar Para Apreender"
E.E. Francisco Inácio Peixoto - Cataguases
Coordenadora : Heloisa
Sub-coordenadora: Renata 
       
        Realizamos a oficina de capacitação em Tecnologia Aplicada à Educação no dia 15 de setembro, na sala de informática de nossa escola.A professora de Biologia e especialista em informática educacional Renata Pires Caetano ministrou a oficina.
       Os participantes aprenderam questões simples como: instalar e utilizar o data show; fazer pesquisas na internet; criar conta de e-mail; utilizar os recursos do gmail como agenda e registros de documentos que podem ser compartilhados , tiveram orientações sobre como utilizar a sala de informática com os alunos e  aprenderam  a  produzir slides. Renata abordou também o tema Netiqueta (Regras de etiqueta na internet). Trata-se de um conjunto de recomendações para evitar mal-entendidos em comunicações via internet, especialmente em e-mails, chats, etc. Serve, também, para regrar condutas em situações específicas, por exemplo, citar nome do site, do autor de um texto transcrito, etc.
   

Confiram o resultado de nossa oficina através do relato do professor de Física Wellington.


Relatório da Oficina “Utilizando a sala de Informática”
        A Oficina “Utilizando a sala de informática” teve como orientadora a Professora Renata Caetano, juntamente com a Coordenadora do GDP Heloisa e os demais professores que participam diretamente ou indiretamente do projeto. A ótima localização do novo centro de Informática da Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto foi excelente para obtermos as informações necessárias, pois a entrada dos computadores na escola exigiu a criação de um espaço próprio para “abrigar” as máquinas, pois havia não muito longe outra sala com computadores ultrapassados que nos dias atuais funciona como sala de aula.
        A Oficina foi de grande valia, pois sabemos que atualmente a maioria das escolas possui laboratório de informática, mas nem sempre oferece condições para uso, principalmente o professor não se encontra na maioria das vezes preparado para trabalhar com este recurso para ministrar seus conteúdos dentro de sua disciplina. A Orientadora da Oficina organizou a mesma, da seguinte forma:
1º) Organização do espaço
        O laboratório de Informática tem que ser organizado para receber os alunos, preocupando principalmente com o que levar para o laboratório, nada de alimentos, nada de material desnecessário, por exemplo, vários livros, dificultando a organização do espaço necessário para o entendimento do conteúdo que será abordado.
2º) Agrupando os alunos por habilidades
        O professor poderá aproveitar as habilidades dos alunos por meio dos computadores, podendo agrupá-los em duplas, de tal forma que cada aluno possa manusear estes computadores. Podemos observar que as habilidades dos alunos são diferenciadas, então  estas habilidades  deverão ser aproveitadas para ajudar o colega ao lado, por exemplo.
3º) Reservando o Laboratório de Informática para pelo menos duas aulas.
        A turma sendo grande é necessária que haja uma divisão, sendo que ocorra um revezamento. Por exemplo: Enquanto um grupo (“metade” da sala) estiver no laboratório de informática, a outra (“metade” da sala) ficará fazendo uma pesquisa sobre o tema abordado utilizando revistas, jornais e até mesmo o livro didático aguardando sua vez. Depois que a primeira turma voltar, o professor poderá pedir um relatório para a cada dupla sobre o tema estudado no laboratório, pois eles ficarão dentro de sala de aula enquanto  o professor acompanhará o outro grupo (“metade” da sala)  ao laboratório de informática.
4º) Tipos de atividades
        Foi recomendado pela orientadora da Oficina que a utilização do computador esteja integrada a um projeto como por exemplo interdisciplinar. Desse modo, os alunos vão ao laboratório de informática com um objetivo de aprendizado, não para “matar o tempo”.
5º) Preparando a aula através do PowerPoint
        Foi recomendado que tivéssemos alguns cuidados para elaboração do PowerPoint tais como:
a) Objetivo;
b) Como usar;
c) Pra que usar;
d) Número máximo de fotos;
e) Gifs animados devem ser congelados após a apresentação;
f) Número de slides dever ser igual ao tempo em minutos dividido por 2;
g) Preferência pelo layout da tela na diagonal;
h) O que eu posso usar;
i) Explorar os Gráficos;
j) Fazer um fechamento (conclusão) do tema principal abordado.
Conclusão da Oficina
        Conclui que é necessário planejar, organizar e executar as aulas no laboratório de Informática de forma responsável e criativa, para que tenhamos sucesso com os conteúdos abordados, independentemente da disciplina.
 Por Wellington de Melo Medeiros


   Todos os professores concordaram que a oficina foi muito proveitosa e consideram-se mais seguros para inserir o uso dos recursos tecnológicos às suas práticas, como forma de enriquecer os conteúdos e ampliar o espaço onde se processa a aprendizagem, que é o objetivo maior do nosso projeto.
   

                          


              

 Parabéns aos professores do GDP "Experimentar para apreender" pela busca incessante em aprimorar as suas práticas de ensino!





   À professora Renata que ministrou a oficina de forma clara, objetiva e com muita paciência, o nosso agradecimento 
carinho.















Um comentário:

  1. Esse grupo tem demonstrado a cada dia sua seriedade e envolvimento com o projeto. É gratificante perceber que os recursos tecnológicos estão sendo buscados pelos professores e que, certamente serão utilizados nas salas de aula. Parabéns ao grupo.

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