Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

domingo, 16 de outubro de 2011

Meio Ambiente e Sustentabilidade

1- Como nossas escolas poderão contribuir para que os alunos adotem um estilo de vida sustentável e saudável? O que, de fato, sua escola tem feito nesse sentido?

Através do nosso exemplo. As nossas atitudes deverão envolver nossos alunos. Ao comprarmos alimentos em sacolas reutilizáveis; palestras; passeatas; vídeo sobre a situação do meio ambiente como por exemplo A Historia das Coisas ou A Última Hora.

Nossa escola tem promovido passeatas, programas de rádio envolvendo alunos, comunidade, autoridades para falarem sobre uma vida saudável e sustentável; visitas a locais pertinentes ao tema.

2- Elabore uma síntese sobre o Protocolo de Kyoto.

O protocolo de Kyoto tem por finalidade estabelecer condições para que tenhamos novamente um equilíbrio ambiental em nosso planeta.

Ele busca forçar os grandes países industrializados que mais poluem a buscar saídas ecologicamente corretas para a produção industrial sem agredir o meio ambiente e aos demais países com sua poluição e seu lixo tóxico.

São estabelecidas no protocolo, ações efetivas para que venham a ser cumpridas por períodos de tempo ou seja, por etapas, como por exemplo a emissão de CO2 que deverá ser reduzida por países como EUA e China em 5,2% em relação aos níveis de 1990. O tempo para isto será de 2008 – 2012. Entretanto até o presente momento EUA e China apenas assinaram o protocolo mas não o ratificaram.

3- Relacione as principais características da Agenda 21.

· Um documento dinâmico a ser aplicado pelos vários atores de acordo com a situação,

· Capacidades e prioridades dos respectivos países;

· Um instrumento de ação para orientar o desenvolvimento;

· O reconhecimento de que a sustentabilidade não é uma opção mas sim uma necessidade premente (e que é possível);

· Uma proposta de ações a ser implementada também pelos cidadãos de forma individual;

· Uma sistematização de medidas concretas e incentivos para reduzir o impacto ambiental das nações industrializadas, revitalizar o desenvolvimento nos países em processo de desenvolvimento industrial,

· Eliminar a pobreza buscando formas de frear o aumento populacional mundial.

É efetivamente uma Agenda para o século XXI, pois concretas para que todos os países, grupos e setores de atividade contribuam ativamente para atingir a sustentabilidade durante o século atual.

4- Após assistir o filme AVATAR, faça um pequeno texto sobre o filme enfocando a questão da sustentabilidade.

Um povo vive em plena harmonia com a natureza, retirando dela somente o que necessita para a sobrevivência. Ali todos respeitam a natureza e também se respeitam. Eles integram o meio ambiente, são parte dele, se interligam. Não usam a natureza de forma exaustiva, apenas usam para a sobrevivência, pois são um pedaço dela.

Entretanto tudo se transforma com a busca do lucro pelos terráqueos que a todo custo querem dominar o planeta para poder explorar suas riquezas que são necessárias mais uma vez ao enriquecimento de poucos em detrimento de muitos e do meio ambiente.

O espectador atento poderá facilmente fazer um paralelo entre o filme e a conquista da América pelos europeus no século XV onde o primeiro grupo(militares) seriam os que desejavam enriquecer e retornar para a Europa para”curtir a vida” já o segundo grupo “cientistas” podemos identificá-los com os padres e viajantes que achavam tudo muito lindo mas que também queriam que os nativos passassem a adotar os modos “civilizados” da Europa.

O filme em si é uma reedição do descobrimento da América e de tantas outras partes do nosso planeta que era desconhecida do europeu.

5- Comente a frase: “Mas, precisamos de uma guerra mundial para destruir o planeta?”

Do jeito que o homem se encontra – egoísta, frio e preocupado com lucros – cada vez mais ouvimos sobre guerras, desentendimentos entre nações, tribos, raças. Mas não precisamos de uma guerra mundial para destruir ainda mais o planeta, racionalizar a existência, torná-la um caos. Isto sim demonstraria nossa individualidade e mesquinhez de sentimentos a todos os seres vivos.

6- Analise e interprete as três imagens do segundo quadro da página 06 respondendo a pergunta do texto que se encontra em negrito.

Creio que não, são de ambientes diferentes, porém partilham o carinho, a amizade que sentem um pelo outro num determinado tempo e logo o que ficou entre eles é laço afetivo e repeitoso.

7- Responda as duas perguntas da página 07.

Sim, desde que o assunto tivesse interesse para esta mídia ou esta fosse despertada para o fato e disso, dependeria uma boa estratégia de trabalho para despertar a comoção daqueles que seriam envolvidos nesta causa. Hoje através da net ficou mais fácil se atrair das pessoas não só do público de uma forma geral, mas também da mídia que fica sempre de olho no que passa na internet.

Sim, poderíamos desde que fosse trabalhado o sentimento, despertando comoção ou algo do tipo.

De salário, melhor, de um mundo sem violência, de uma juventude mais humana, de boa educação, de acesso a saúde sem limite, de justiça...

Um comentário:

  1. Para o grupo, fazer esse trabalho deve ter sido uma extensão do projeto que a escola já vem desenvolvendo. Percebemos que a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade é mundial, mas precisamos "pensar global" e "agir local", o que a escola vem fazendo brilhantemente.

    ResponderExcluir