Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE (Estudo do texto)

GDP LEITURA EM FOCO

E.E.Isa Moraes Freitas

Coordenadora: Silvânia Alves Ladeira Barbosa


1- Como nossas escolas poderão contribuir para que os alunos adotem um estilo de vida sustentável e saudável? O que, de fato, sua escola tem feito nesse sentido?

  • Em nossa escola os alunos participaram do planejamento e plantio de uma horta, que produz verduras e condimentos para incrementar a merenda escolar.
  • Incentivamos também o reaproveitamento de materiais. O sabão utilizado na cozinha da escola é feito com óleo usado. Na secretaria da escola todo o papel é reaproveitado como rascunho, ou seja, desta forma estamos evitando o desperdício, o consumismo e a produção de resíduos.
  • Sempre que possível fazemos excursões e passeios. Este ano o professor de Biologia levou os alunos ao aterro controlado do nosso município. Os Alunos visitaram as Faculdades Integradas de Cataguases (FIC) e assistiram palestras sobre diversos temas.

2- Elabore uma síntese sobre o Protocolo de Kyoto.

Acordo internacional patrocinado pela ONU e firmado, em 1997, por 59 países. Realizado em Kyoto, Japão tem como objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa em nações industrializadas. Entre as metas para a redução, os países que fazem parte do acordo devem reduzir em média 5% do montante emitido em 1990, além do estabelecimento e desenvolvimento limpo para as nações emergentes. O protocolo entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, após a adesão da Rússia, e atualmente conta com o apoio de 189 países.

3- Relacione as principais características da Agenda 21.

- Foco no desenvolvimento sustentável;

- Referência Internacional;

- Presença obrigatória do governo e sistemas de governança;

- Execução pelos parceiros;

- Guarda-chuva(integração de Programas e Instituições);

- Parcerias amplas e inclusivas.

4- Após assisitir o filme AVATAR, faça um pequeno texto sobre o filme enfocando a questão da sustentabilidade.

O filme retrata dois mundos diferentes: de um lado a sustentabilidade financeira e do outro a sustentabilidade da natureza. Ele se passa no ano de 2154 no Planeta Pandora, onde os humanos começam a explorar riquezas minerais. Mas os nativos do planeta não permitem a exploração e é travada uma guerra.

Os humanos estão representados por duas categorias com linhas de raciocínio opostas. De um lado os militares, que querem invadir Pandora a força, travando uma verdadeira guerra com os nativos. Eles investem em armamento pesado, recrutam militares com experiência em Guerras e não se preocupam com a vida existente em Pandora. Do outro, os cientistas, que acreditam numa aproximação diplomática e investem anos de pesquisa para entender os costumes nativos, estudam sua língua, sua religião, sua organização social e principalmente o corpo dos nativos, é mais forte que o corpo humano.

Os nativos lutam pelo seu planeta, pela natureza, pelos recantos sagrados, pois sabem que tudo está interligado, ou seja, todos os seres vivos fazem parte de uma cadeia de energia que dá vida a tudo, eles percebem o meio ambiente de uma forma muito profunda. Através dessa conexão com o meio ambiente os nativos conseguem expulsar os humanos e paz volta a reinar em Pandora.

5- Comente a frase: “Mas, precisamos de uma guerra mundial para destruir o planeta?”

Não, pois o próprio ser humano já esta acabando com o planeta, com poluição, desmatamento, jogando fora o que Deus deu para nós. Não precisamos de uma guerra para destruir o planeta, pois já estamos destruindo a Terra. Precisamos acordar e salvar o nosso bem, o PLANETA TERRA.

6- Analise e interprete as três imagens do segundo quadro da página 06 respondendo a pergunta do texto que se encontra em negrito.

Elo do criador e criatura, a dependência que existe entre um ser vivo e outro.

7- Responda as duas perguntas da página 07.

a) Sim. Papel fundamental para reverter essa história.

b) Justiça, Igualdade social, Paz, Preservação ambiental, responsabilidade dos governantes, exterminar a corrupção, etc.

Um comentário:

  1. A reflexão sobre o tema fez a escola desenvolver atividades que muito contribuirão para a formação de cidadãos mais preocupados com o ambiente. Esse era o objetivo: ações concretas.

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