Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

PROPOSTA DE TRABALHO COM O TEXTO MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE PARA OS GRUPOS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL (GDP)

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR CLÓVIS SALGADO
GDP SEMENTES DO FUTURO CS
1- Como nossas escolas poderão contribuir para que os alunos adotem um estilo de vida sustentável e saudável? O que, de fato, sua escola tem feito nesse sentido?
Nossas escolas podem contribuir para que nossos alunos adotem um estilo de vida sustentável e saudável é através da informação e da conscientização dos mesmos. É preciso adotar atividades que conscientizem toda a comunidade. Aos poucos a escola precisa despertar toda a comunidade para a busca de uma vida mais saudável respeitando o meio ambiente.
2- Elabore uma síntese sobre o Protocolo de Kyoto.
Esse Protocolo tem como objetivo firmar acordos e discussões internacionais para conjuntamente estabelecer metas de redução na emissão de gases-estufa na atmosfera, principalmente por parte dos países industrializados, além de criar formas de desenvolvimento de maneira menos impactante àqueles países em pleno desenvolvimento.
Diante da efetivação do Protocolo de Kyoto, metas de redução de gases foram implantadas, algo em torno de 5,2% entre os anos de 2008 e 2012. O Protocolo de Kyoto foi implantado de forma efetiva em 1997, na cidade japonesa de Kyoto, nome que deu origem ao protocolo. Na reunião, oitenta e quatro países se dispuseram a aderir ao protocolo e o assinaram, dessa forma, comprometeram-se a implantar medidas com intuito de diminuir a emissão de gases.
O Protocolo de Kyoto não apenas discute e implanta medidas de redução de gases, mas também incentiva e estabelece medidas com intuito de substituir produtos oriundos do petróleo por outros que provocam menos impacto. Diante das metas estabelecidas, o maior emissor de gases do mundo, Estados Unidos, desligou-se em 2001 do protocolo, alegando que a redução iria comprometer o desenvolvimento econômico do país.
3- Relacione as principais características da Agenda 21.
Com a Agenda 21 criou-se um instrumento aprovado pela OMF, internacionalmente, que tornou possível repensar o planejamento. Abriu-se o caminho capaz de ajudar a construir politicamente as bases de um plano de ação e de um planejamento participativo em âmbito global, nacional e local, de forma gradual e negociada, tendo como meta um novo paradigma econômico e civilizatório.
As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão social (com o acesso de toda a população à educação, saúde e distribuição de renda), a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável. Mas o mais importante ponto dessas ações prioritárias, segundo este estudo, é o planejamento de sistemas de produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício. A Agenda 21 é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente.
4- Após assisitir o filme AVATAR, faça um pequeno texto sobre o filme enfocando a questão da sustentabilidade.
AVATAR leva-nos para um mundo do domínio do fantástico e da imaginação (Pandora), onde um herói (Jake Sully) relutante vindo da Terra embarca numa aventura épica, e acaba a lutar contra os humanos do seu Mundo. A comunidade Na’Vi de Pandora tem muito respeito pela biodiversidade das espécies e por todos os seres naturais que nela habitam. Numa parte do filme, os inimigos terrenos destruíram a árvore onde os Na’Vi viviam e estes nativos sofreram imenso, porque a natureza é parte integrante do seu bem-estar. Nós não sabemos se James Cameron tinha como objectivo passar a imagem de que devemos preservar o ambiente, todavia transmitiu-a. Tudo isto para dizer que é preciso que consigamos reduzir os níveis de emissão de CO2, porque, tal como aquele povo “fictício”, a nossa espécie poderá extinguir-se e o nosso bem-estar em risco, por causa das más acções que o Homem todos os dias.
5- Comente a frase: “Mas, precisamos de uma guerra mundial para destruir o planeta?”
Na verdade, já estamos destruindo nosso planeta, não precisamos de uma guerra mundial para fazer isso. Precisamos mudar nossos pensamentos, pois destruímos coisas que o dinheiro não poderá comprar futuramente.
6- Analise e interprete as três imagens do segundo quadro da página 06 respondendo a pergunta do texto que se encontra em negrito.
Podemos verificar nas três imagens que existe um elo que une o criador a criatura, não importando a situação e o momento. Precisamos usar esse elo para conscientizarmos a comunidade da importância do meio ambiente em nossas vidas.
7- Responda as duas perguntas da página 07.
Sim, com certeza podemos chamar a atenção de adeptos através da mídia para causas nobres, mas infelizmente a mídia busca a atenção da população para causas com menos importância. Nós temos fome e sede de um mundo melhor, através da justiça buscando uma sociedade mais consciente e comprometida com as causas ambientais.

Um comentário:

  1. Temos a certeza de que esse momento de estudo do grupo fez com que todos chegassem à conclusão de que a questão ambiental é uma preocupação mundial.E que todos devemos agir em nossos meios para que as metas propostas sejam atingidas por uma planeta melhor para se viver. O grupo demontra envolvimento com o tema e boa vontade para realizar as atividades propostas.

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