Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

ESTUDO DO TEXTO MEIO AMBIENTE E SUTENTABILIDADE

PROPOSTA DE TRABALHO COM O TEXTO MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE PARA OS GRUPOS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL (GDP)
ESCOLA ESTADUAL MANUEL INÁCIO PEIXOTO
GDP EVOLUCÃO.MIP

1- Como nossas escolas poderão contribuir para que os alunos adotem um estilo de vida sustentável e saudável? O que, de fato, sua escola tem feito nesse sentido?

R-  A sustentabilidade é necessária para que as gerações futuras possam usufruir dos recursos naturais existentes. Criando projetos interdisciplinares, como já foi feito em anos anteriores, abordando a questão da sustentabilidade, usando inteligentemente a tecnologia para promover a preservação da vida, das espécies, do homem.

2- Elabore uma síntese sobre o Protocolo de Kyoto.

O protocolo de Kyoto propõe reduzir emissões de gases poluentes . Estes são responsáveis pelo efeito estufa e o aquecimento global.O protocolo de Kyoto entrou oficialmente em vigor dia 16 de fevereiro de 2005, após ter sido discutido e negociado em 1997 , na cidade de Kyoto, no Japão.No documento países são obrigados a reduzir em 5,2% , a emissão de gases poluentes, entre os anos de 2008 e 2012 (primeira fase do acordo). Os países devem colaborar entre sim para cumprirem a meta.
Ações sugeridas pelo protocolo:
- Aumento no uso de fontes de energias limpas(bicombustíveis, energia eólica, biomassa e solar)
- Proteção de florestas e áreas verdes
- Otimização de sistemas de energia e transporte visando o consumo racional
- Diminuição das emissões de metano , presentes em sistemas de depósito de lixo orgânico.
Assim se pretende diminuir a temperatura global entre 1,5 e 5,8 º C até o final do século XXI, evitando catástrofes climáticas de alta intensidade que estão previstas para o futuro.

3- Relacione as principais características da Agenda 21.

É um dos projetos mais audaciosos e abrangentes na tentativa de promover, em escala       global, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. É um roteiro de como conduzir o crescimento econômico sem abrir mãos do desenvolvimento sustentável. Os temas abordados no projeto vão da energia nuclear ao desmatamento e questões éticas que deverão ser atingidas  plenamente no século XXI.


4- Após assistir o filme AVATAR, faça um pequeno texto sobre o filme enfocando a questão da sustentabilidade.

O Filme Avatar fala do abuso do poder de uma nação , que depois de destruir seu planeta, suas riquezas ambientais , parte para a invasão de outro planeta. Pandora é habitada pelo povo Navi que vive em completa harmonia com a natureza , usufruindo de todos os recursos, sem destruí-los , mas o ser humano não tem medidas e quer dominar o planeta a qualquer custo, mesmo que para isso seja necessário destruí-lo. O filme desperta que a preservação é dever de todo ser humano.

5-Comente a frase: “Mas, precisamos de uma guerra mundial para destruir o planeta?”
A guerra , na verdade já existe, quando vemos o próprio homem destruindo o planeta com diversos tipos de poluição.

6- Analise e interprete as três imagens do segundo quadro da página 06 respondendo a pergunta do texto que se encontra em negrito.

R- Percebemos que  autores através das ilustrações tentam  mostrar que não importa a situação e nem o momento, que o homem deve sempre lembrar que existe um ser superior a ele, que é o nosso Criador. É necessário conscientizar as pessoas da importância de uma vida sustentável.

7- Responda as duas perguntas da página 07.

1-Poderíamos conseguir atenção ou qualquer tipo de adepto para uma causa nobre na mídia?
R) Sim, se a mídia estiver voltada para alguma causa e se a tal causa for liderada por algum “herói” do novo século


2. Você tem fome de quê?
R) De justiça, de uma justa distribuição de renda que permita a todos condições dignas  de sobrevivência, de qualidade de vida.


8- Algumas atitudes sustentáveis  promovidas em nossa Escola.

confecção de sabão com óleo usado.



palestra da Copasa com o funcionário da Copasa Sérgio
referente projeto Chuá, realizado na Escola hoje 30 de setembro 6º e 8º anos.












Um comentário:

  1. Quando uma escola realmente se compromete em desenvolver uma ação o resultado só pode ser a apresentação de um trabalho de qualidade.

    ResponderExcluir