Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

FESTIVAL DE POESIAS

Apresentamos com muito orgulho os textos classificados no Festival de Poesias da Escola Estadual São José. Os professores de Língua Portuguesa desenvolveram orientações e criaram ambiente propício para elaboração das poesias. Muitos optaram em escrever sobre o tema "Meio Ambiente", uma vez que se trabalhou a temática nas diversas matérias da grade curricular. Grande surpresa foi o empate de textos sob a mesma temática.

1º LUGAR - MÃE NATUREZA
Aluno: Lucas Duarte Cassaro Coutinho - 2º PAV A
A natureza é mãe de todos.
E a todos, trata com cuidado
pois como toda mãe que ama
não quer seu filho maltratado...
Mas o homem, filho desobidiente
e muitas vezes mal educado.
Não dá a mãe natureza
o carinho que deveria ser dado...
Poluir o ar, contaminar a água
leva destruição para todo lado.
Corta a árvore, mata a planta
mata até o bicho, coitado.
Ei homem, fique esperto
deixe de ser atolado.
Aprende a preservar e reciclar
e viva bem sossegado!
1º lugar: REALIDADE
Aluna: Daniele Lamim Ferreira - 1002
O que se vê na mídia não é nada animador.
Aquecimento global, inundações, terremotos, furacões
incêndios, violência e terror.
O que está acontecendo com o planeta Terra?
O que se passa com a humanidade?
Será que o mundo tem solução
Para todos vivermos em liberdade?
Século XXI,
Época em que estamos vivendo
Drogas, crimes, violências
Crianças, jovens e idosos sofrendo.
Deus fez o homem perfeito
Mas ele, buscou grandes invenções.
Armas, bombas atômicas
Causando grandes destruições.
O descontrole da natureza só irá prejudicar.
A fauna e a flora já estão em extinção.
É tempo de reciclar
Conscientizar para diminuir a poluição.

Vamos dar as mãos
Não podemos desistir assim
Somos filhos de um "Deus Vivo"
Vamos juntos lutar até o fim.



2º LUGAR:UM CORAÇÃO EM MIL PEDAÇOS
Aluna: Aline Vasconcelos dos Santos

Na minha rua tem um menino,
que feriu meu coração.
Mas que pena!
Só passou de ilusão

A paixão é uma palavra linda
Que o homem leu, releu;
Mas nunca entendeu.

Na minha rua tem um menino,
Que feriu meu coração.
pela falta do seu amor,
Me afoguei na desilusão.

Sei que serei esquecida,
Assim é a lei da vida.
Um sonho doce e profundo,
Dura apenas um segundo.

Amor, paixão e amizade,
Doces sonhos que se vão.
E fica apenas a saudade,
Solução de um pobre coração.


3º LUGAR: EU E VOCÊ
Aluna: Suellen Cristine dos Santos Leonel - 91

Eu aqui agora sem nada para fazer,
apenas pensando em você.
Mas não queria isso,
pois sei que vou sofrer.
Queria uma dica,
mas ninguém sabe o que me dizer!
Lá fora está passando casais felizes,
por que não pode ser assim, eu e você?
Eu queria que fôssemos felizes pelo menos um dia
para ter certeza que é de você que gosto,
que é você que AMO.
Mas está difícil.
Muitos querem ver a nossa infelicidade
por que o mundo é assim?
Eu desejo a todos a maior felicidade do mundo.
Mas não é o que todos desejam pra mim.
Você me AMA?
Não tenho certeza disso!
Conte comigo, que assim tenho a certeza que psso contar contigo.

Um comentário:

  1. O poeta consegue dizer em palavras o que o coração está sentindo. Como é bom ver as escolas se preocupando em desenvolver essa sensibilidade, esse senso estético da prática educativa em seus alunos! Parabéns poeta e poetisas!

    ResponderExcluir