Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

AGENDA MÊS DE SETEMBRO DE 2011

PDP 2011– AGENDA MENSAL

ÁREA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E INSTITUCIONAL
GDP-(avaliacao. educ.dncf)
Coordenadora: Janaina Namorato de Souza 

AÇÕES/ATIVIDADES PREVISTAS PARA O MÊS DE SETEMBRO.

AÇÃO 1 - Realizar plano se estudo da área de Avaliação Educacional.

ESTA AÇÃO SE REFERE AO OBJETIVO ESPECÍFICO I.

-REALIZAR PLANO DE ESTUDO DA ÁREA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL.

COMO: • Ler e debater os textos.
             
     
QUANDO: Período: 12/09 a 21/09. 

QUEM PARTICIPA:
 Cristiane Alves de Oliveira, Fernanda Rocha Rodrigues, Glaucia  Freitas Ricardo, Janaina Namorato de Souza, Alessandra Neves Vieira Menezes, Leila Silvany Santos Webste, Márcia de Fátima Henriques Fernandes, Marta Pinto de Oliveira, Angélica Medeiros  Lippi, Regina Schetini Cândido, Zilma Felipe de Almeida Souza, Rodrigo Areal Ferreira e Sueli Pereira Rosa,Meire Aparecida Silva Bazoti,

PRODUTOS PREVISTOS: Registros e sínteses dos textos e fotografias.

AÇÃO 2 -  Realizar as atividades propostas referentes ao texto Meio Ambiente e Sustentabilidade.

ESTA  AÇÃO SE REFERE AO OBJETIVO ESPECÍFICO I.

 -REALIZAR PLANO DE ESTUDO DA ÁREA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL.


COMO: • Discutir e elaborar sínteses dos textos estudados            

QUANDO: Período: 12/09 a 21/09

PRODUTOS PREVISTOS: Registros e sínteses dos textos e fotografias.  

AÇÃO 3 – Consolidar e enviar as sistematizações dos estudos do texto Meio Ambiente e Sustentabilidade. 
ESTA AÇÃO SE REFERE AO OBJETIVO ESPECÍFICO I.

 -REALIZAR PLANO DE ESTUDO DA ÁREA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

COMO: • Após o estudo e a elaboração de sínteses, concluímos com a sistematização dos textos.

QUANDO: Período: 21/09

PRODUTOS PREVISTOS: Registros e sínteses dos textos e fotografias.





Um comentário:

  1. Somente momentos de reflexão e verdadeira interação com os temas a serem estudados é que levam ao crescimento profissional e também pessoal. A formação continuada do educador é uma necessidade. Parabéns ao grupo.

    ResponderExcluir