Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE


GDP" Experimentar Para Apreender"
E.E. Francisco Inácio Peixoto - Cataguases
Coordenadora : Heloisa
Sub-coordenadora: Renata 

1- Como nossas Escolas poderão contribuir para que os alunos adotem um estilo de vida sustentável e saudável? O que, de fato, sua Escola tem feito nesse sentido?

     Com o objetivo de aprimorar o conhecimento acadêmico e buscar estratégias diferenciadas de ensino, os professores de nossa Escola procuram participar de projetos propostos pela Secretaria de Estado da Educação - SEE e, ainda, de projetos, por exemplo – SEMEANDO; de oficinas, oferecidas pelas Faculdades e Empresas da região (CBA, COPASA).
     Com os alunos procuram desenvolver trabalhos de campo, debates, apresentações de paródias, enquetes, análise, interpretação e produções de textos, de slides e também de teatros  relativos a conteúdos do CBC que se associam com temáticas ambientais.
    Com o apoio da supervisão e direção os professores procuram contratar profissionais para ministrarem palestras. Contamos, por exemplo,  com a presença da bióloga Leonor,convidada pelo professor Cloves  para abordar o Novo Código Florestal proposto.
  O desenvolvimento dessas atividades  proporcionou reflexões e mudanças de atitudes e despertou para os benefícios de uma vida sustentável e saudável.

Vejam algumas atividades que foram desenvolvidas:

Apresentações de teatro e jornais relativos ao tema Relação Sociedade e Natureza - Utilização dos Recursos Hídricos pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio  para as professoras de Geografia e  de Língua Portuguesa.

Alunos Leonardo, Tathiane, Matheus, Geyza e Poliana do 3º G (noturno) apresentando uma peça  com roteiro produzido por eles sobre a importância  do tratamento da água. Foi conscientizadora e muito divertida.






Alunos do 3ºC Elielton, Walison e Jefferson em apresentação de jornal sobre a  utilização dos recursos hídricos em nossa cidade.




 Projeto Água -  Desenvolvido nos 6ºs anos pela professora Eva (Ciências) com a colaboração do professor Márcio ( Língua Portuguesa).

 Depoimento da prof. Eva:
“Procuramos utilizar os temas de nossas aulas para fazer com que os alunos reflitam sobre as questões ambientais, pois o nosso CBC é baseado no estudo das Ciências da Natureza. Podemos citar como exemplo, o trabalho que fizemos na escola sobre o Dia Mundial da Água:
  • Os alunos participaram de oficinas para confecção de cartazes sobre o uso da água de forma racional;
  • O professor de português, Márcio Rodrigues Pereira, trabalhou com os alunos a confecção de um folder com dicas importantes sobre o uso racional da água;
  • Trabalhamos com os alunos, vídeos sobre como evitar o desperdício e a importância da água para nosso dia-a-dia;
  • Mostramos para os alunos a carta de 2070 e a partir dela fizemos um debate sobre o uso racional da água.”   
       Depoimento do professor Márcio:
 " A ideia surgiu em confeccionar, fazer um folder dobrável contendo dicas de como economizar água.Este folder foi feito todo manualmente. Após todo este trabalho, foi exposto no mural da escola, pois a grande finalidade do projeto, foi levar conhecimento , informação e conscientizar   todos os alunos de como economizar a água.
             Trabalhamos em equipe, socializando os alunos, trabalhamos com o texto instrucional fazendo assim com que o folder atingisse seu propósito.Ao terminarmos todo este projeto, fizemos um concurso para selecionar os três primeiros trabalhos e para isso mobilizamos os professores de lingua portuguesa e arte."












 Outros trabalhos  realizados serão publicados em ATITUDES SUSTENTÁVEIS E SAUDÁVEIS EM NOSSA ESCOLA


2- Elabore uma síntese sobre o Protocolo de Kyoto.


O protocolo de Kyoto é um acordo internacional que tem como objetivo reduzir a emissão de poluentes que possam aumentar o efeito estufa no planeta, ou seja, não permitir que ocorra um aumento drástico na temperatura da Terra, nos próximos anos. Para isso, foi elaborado esse documento com o intuito de traçar normas para que todos os países possam participar, diminuindo, assim, os riscos de destruição do planeta. Dentre as normas propostas, podemos citar: aumento no uso de fontes limpas de energias; proteção de áreas de floresta, diminuição da emissão de gases tóxicos e, ainda, uma definição de regras de emissão dos créditos de carbono.


3- Relacione as principais características da Agenda 21.
  • A preocupação com a preservação, regeneração do meio ambiente, qualidade de vida das pessoas e a transformação de nossos lugares de vida social em comunidades sustentáveis.
  • Mudanças de postura daqueles que têm formas de desenvolvimento agressivo, competitivo e destruidor para um desenvolvimento equitativo, justo e solidariamente participativo e co-responsável.

Quatro dimensões em que pode ser pensada a Agenda 21:
  • Dimensão ética: sugere que deve haver a participação de todos na criação de outras formas de vida e de pensamento sobre o sentido da vida.
  • Dimensão temporal: com o seguinte pensamento – pensar globalmente e agir localmente.
  • Dimensão social: estar consciente de que a sustentabilidade = conservação do meio ambiente + qualidade de vida + justiça social.
4- Após assistir o filme AVATAR, faça um pequeno texto sobre o filme enfocando a questão da
Sustentabilidade.

AVATAR leva-nos para um mundo do domínio do fantástico e da imaginação (Pandora). Um herói relutante, vindo da Terra, embarca numa aventura épica e acaba por lutar contra os humanos do seu mundo. A comunidade Na’vi de Pandora tem muito respeito pela biodiversidade das espécies e por todos.  A árvore onde os Na’vi viviam foi destruída e estes nativos sofreram imensamente, porque a natureza é parte integrante do seu bem-estar. Não sabemos se o diretor do filme tinha como objetivo passar a imagem de que devemos preservar o ambiente; todavia, transmitiu-a. Acreditamos que seja para dizer que é preciso que consigamos reduzir os níveis de emissão de CO2, porque tal como aquele povo “fictício”, a nossa espécie poderá extinguir-se e o nosso bem-estar em risco, por causa das más ações, de todos os dias, do Homem.

5- Comente a frase: “Mas, precisamos de uma guerra mundial para destruir o planeta?”

  Não precisamos de uma Guerra Mundial para destruir o Planeta. Infelizmente, nosso planeta já está sendo destruído, seja pela omissão dos nossos governantes, seja pela omissão dos líderes mundiais, seja pela nossa total incapacidade de compreender os recados da nossa Mãe Natureza.
  Cada um de nós contribui, mesmo que de forma inconsciente, para esta destruição. É só observar o aumento das tragédias decorrentes de fenômenos naturais que acontecem em áreas ocupadas, indevidamente, sem o devido respeito à natureza como, por exemplo, a que aconteceu na Região Serrana do Rio de Janeiro, que acabou destruindo o próprio homem.  E  quanto ao aquecimento global? Tememos suas conseqüências? Mas, o que de fato, fazemos para alterar essa realidade?
   Ficamos muito na defensiva, pensando no que fazer, mas omissos nas cobranças e realizações de atos que poderiam evitar as catástrofes.
   Devemos conscientizar, a todos, da necessidade de preservação ambiental, da louca necessidade de adquirirmos novos valores, novas posturas. Temos de reeducar nossas crianças e jovens para a valorização da vida.
   Nós, profissionais da educação, estamos sempre alertando a Comunidade Escolar para os cuidados que devemos ter com o ambiente em que vivemos; pois, nós, de uma forma bem efetiva, podemos intervir e mudar o curso da nossa história, aqui no planeta.

6- Analise e interprete as três imagens do segundo quadro da página 06 respondendo a pergunta do
texto que se encontra em negrito.

...será que em todas as ilustrações, a intenção dos autores é representar, de acordo com sua obra, o elo que liga criaturas diferentes partilhando os mesmos conhecimentos, convivência e cooperação, em um mesmo ambiente, ou não?

   Acreditamos que, sim. Percebemos uma ligação, entre elas; mesmo sendo realizadas em épocas diferentes e para usos diferentes.
   Vale ressaltar que existe uma ligação entre elas fazendo com que percebamos que não importa onde estejamos ou o que realizamos, o nosso compromisso deve ser sempre em prol da sociedade. Nossas diferenças sejam elas culturais, morais, religiosas, financeiras, unidas, farão com que o mundo se reorganize, fazendo valer a necessidade de preservação de nossas espécies, ou melhor, nossas histórias. A cooperação entre os povos é fundamental
.

7- Responda as duas perguntas da página 07.
  1. Poderíamos conseguir atenção ou qualquer tipo de adepto para uma causa nobre na mídia?
 O público mais fácil de ser conscientizado para essas causas nobres são as crianças, pois elas têm, na verdade, se preocupado com o que vai acontecer ao meio ambiente. Mas, ao ver o adulto agindo de forma incorreta, muitas vezes, elas passam, também, a se comportar de forma errada por achar que não é assim tão importante os cuidados com o meio ambiente. Entendemos também que para chamar a atenção, primeiro devemos conscientizar a todos da causa, engajar as pessoas, fazer com que elas sintam-se importantes, fazendo parte da engrenagem, só assim conseguiríamos adeptos.

      2.  Você tem fome de quê?

       De atitudes corretas por parte de todos, principalmente, dos governantes, pois o fato é que as pessoas estão cada dia mais alienadas em relação às questões que envolvem o meio ambiente. Cada um só tem visado seu bolso e seus interesses. Temos fome de mudanças de posturas de nossa sociedade e de políticas públicas socioeconômicas e ambientais capazes de proporcionar melhor qualidade de vida a todos sem prejudicar a natureza.  Temos fome de paz na convivência entre os homens e na relação homem/meio ambiente.   

8  -  ATITUDES SUSTENTÁVEIS E SAUDÁVEIS EM NOSSA ESCOLA


Objetivo: Despertar para a necessidade de ser um consumidor consciente, melhorando a relação sociedade/natureza.


Alunos do 2º ano do Ensino Médio desenvolveram um trabalho sobre Padrão de Produção e Consumo orientados pelos professores Alan, Guilherme, Roulien (Matemática), Dione e Sandra (Língua Portuguesa), Heloisa (Geografia), Jorge (Filosofia). Realizaram análises de textos e reportagens,  produções de textos, pesquisas sobre modos de produção e seus impactos ambientais e sociais; produto x marca;  fizeram entrevistas   à comunidade , com enfoque no consumo de produtos piratas e os prejuízos que estes poderão trazer para a saúde do consumidor e para a economia do país. Realizaram enquetes das entrevistas e apresentaram em forma de gráficos.




Trabalho de campo às margens dos rios Pomba e Meia Pataca  desenvolvido pela profª de  Geografia Heloisa para  fixação de nomenclaturas dos rios ( foz, margens , curso, montante, jusante etc) e  para observações sobre como a comunidade vem cuidando dos seus recursos hídricos e matas ciliares com o objetivo de estreitar a relação homem-natureza. 










 Orientados pelas professoras Heloisa (Geografia) e Sandra (Língua Portuguesa), alunos do 3º ano desenvolveram  pesquisa sobre os recursos hídricos e fizeram slides, maquetes, paródias e poemas com o objetivo de despertar para a necessidade de preservar esses recursos  e para a necessidade de tratar adequadamente o esgoto.











 Com o objetivo de conscientizar para a necessidade de evitar o desperdício, o consumismo e para a necessidade de reaproveitamento de materiais através de coleta seletiva, vejam os trabalhos realizados:

 A professora Dulcemar desenvolveu um trabalho muito interessante e os alunos do Tempo Integral demonstraram muita empolgação em realizá-lo.









A professora Paula desenvolveu o tema através de um trabalho maravilhoso com as alunas do Magistério que aproveitaram materiais para confeccionar peças úteis e lindas.















"Nosso planeta precisa de mais do que apenas ações por parte de governos e corporações, necessita de cada um de nós. Embora as decisões individuais possam parecer pequenas diante das ameaças e das tendências globais, quando bilhões de pessoas unem suas forças em um propósito comum podem fazer uma enorme diferença."

Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon: 


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