O protocolo de Kyoto é um acordo internacional que tem como objetivo reduzir a emissão de poluentes que possam aumentar o efeito estufa no planeta, ou seja, não permitir que ocorra um aumento drástico na temperatura da Terra, nos próximos anos. Para isso, foi elaborado esse documento com o intuito de traçar normas para que todos os países possam participar, diminuindo, assim, os riscos de destruição do planeta. Dentre as normas propostas, podemos citar: aumento no uso de fontes limpas de energias; proteção de áreas de floresta, diminuição da emissão de gases tóxicos e, ainda, uma definição de regras de emissão dos créditos de carbono.
3- Relacione as principais características da Agenda 21.
- A preocupação com a preservação, regeneração do meio ambiente, qualidade de vida das pessoas e a transformação de nossos lugares de vida social em comunidades sustentáveis.
- Mudanças de postura daqueles que têm formas de desenvolvimento agressivo, competitivo e destruidor para um desenvolvimento equitativo, justo e solidariamente participativo e co-responsável.
Quatro dimensões em que pode ser pensada a Agenda 21:
- Dimensão ética: sugere que deve haver a participação de todos na criação de outras formas de vida e de pensamento sobre o sentido da vida.
- Dimensão temporal: com o seguinte pensamento – pensar globalmente e agir localmente.
- Dimensão social: estar consciente de que a sustentabilidade = conservação do meio ambiente + qualidade de vida + justiça social.
4- Após assistir o filme AVATAR, faça um pequeno texto sobre o filme enfocando a questão da
Sustentabilidade.
AVATAR leva-nos para um mundo do domínio do fantástico e da imaginação (Pandora). Um herói relutante, vindo da Terra, embarca numa aventura épica e acaba por lutar contra os humanos do seu mundo. A comunidade Na’vi de Pandora tem muito respeito pela biodiversidade das espécies e por todos. A árvore onde os Na’vi viviam foi destruída e estes nativos sofreram imensamente, porque a natureza é parte integrante do seu bem-estar. Não sabemos se o diretor do filme tinha como objetivo passar a imagem de que devemos preservar o ambiente; todavia, transmitiu-a. Acreditamos que seja para dizer que é preciso que consigamos reduzir os níveis de emissão de CO2, porque tal como aquele povo “fictício”, a nossa espécie poderá extinguir-se e o nosso bem-estar em risco, por causa das más ações, de todos os dias, do Homem.
5- Comente a frase: “Mas, precisamos de uma guerra mundial para destruir o planeta?”
Não precisamos de uma Guerra Mundial para destruir o Planeta. Infelizmente, nosso planeta já está sendo destruído, seja pela omissão dos nossos governantes, seja pela omissão dos líderes mundiais, seja pela nossa total incapacidade de compreender os recados da nossa Mãe Natureza.
Cada um de nós contribui, mesmo que de forma inconsciente, para esta destruição. É só observar o aumento das tragédias decorrentes de fenômenos naturais que acontecem em áreas ocupadas, indevidamente, sem o devido respeito à natureza como, por exemplo, a que aconteceu na Região Serrana do Rio de Janeiro, que acabou destruindo o próprio homem. E quanto ao aquecimento global? Tememos suas conseqüências? Mas, o que de fato, fazemos para alterar essa realidade?
Ficamos muito na defensiva, pensando no que fazer, mas omissos nas cobranças e realizações de atos que poderiam evitar as catástrofes.
Devemos conscientizar, a todos, da necessidade de preservação ambiental, da louca necessidade de adquirirmos novos valores, novas posturas. Temos de reeducar nossas crianças e jovens para a valorização da vida.
Nós, profissionais da educação, estamos sempre alertando a Comunidade Escolar para os cuidados que devemos ter com o ambiente em que vivemos; pois, nós, de uma forma bem efetiva, podemos intervir e mudar o curso da nossa história, aqui no planeta.
6- Analise e interprete as três imagens do segundo quadro da página 06 respondendo a pergunta do
texto que se encontra em negrito.
...será que em todas as ilustrações, a intenção dos autores é representar, de acordo com sua obra, o elo que liga criaturas diferentes partilhando os mesmos conhecimentos, convivência e cooperação, em um mesmo ambiente, ou não?
Acreditamos que, sim. Percebemos uma ligação, entre elas; mesmo sendo realizadas em épocas diferentes e para usos diferentes.
Vale ressaltar que existe uma ligação entre elas fazendo com que percebamos que não importa onde estejamos ou o que realizamos, o nosso compromisso deve ser sempre em prol da sociedade. Nossas diferenças sejam elas culturais, morais, religiosas, financeiras, unidas, farão com que o mundo se reorganize, fazendo valer a necessidade de preservação de nossas espécies, ou melhor, nossas histórias. A cooperação entre os povos é fundamental.
7- Responda as duas perguntas da página 07.
- Poderíamos conseguir atenção ou qualquer tipo de adepto para uma causa nobre na mídia?
O público mais fácil de ser conscientizado para essas causas nobres são as crianças, pois elas têm, na verdade, se preocupado com o que vai acontecer ao meio ambiente. Mas, ao ver o adulto agindo de forma incorreta, muitas vezes, elas passam, também, a se comportar de forma errada por achar que não é assim tão importante os cuidados com o meio ambiente. Entendemos também que para chamar a atenção, primeiro devemos conscientizar a todos da causa, engajar as pessoas, fazer com que elas sintam-se importantes, fazendo parte da engrenagem, só assim conseguiríamos adeptos.
2. Você tem fome de quê?
De atitudes corretas por parte de todos, principalmente, dos governantes, pois o fato é que as pessoas estão cada dia mais alienadas em relação às questões que envolvem o meio ambiente. Cada um só tem visado seu bolso e seus interesses. Temos fome de mudanças de posturas de nossa sociedade e de políticas públicas socioeconômicas e ambientais capazes de proporcionar melhor qualidade de vida a todos sem prejudicar a natureza. Temos fome de paz na convivência entre os homens e na relação homem/meio ambiente.
8 - ATITUDES SUSTENTÁVEIS E SAUDÁVEIS EM NOSSA ESCOLA
Objetivo: Despertar para a necessidade de ser um consumidor consciente, melhorando a relação sociedade/natureza.
Alunos do 2º ano do Ensino Médio desenvolveram um trabalho sobre Padrão de Produção e Consumo orientados pelos professores Alan, Guilherme, Roulien (Matemática), Dione e Sandra (Língua Portuguesa), Heloisa (Geografia), Jorge (Filosofia). Realizaram análises de textos e reportagens, produções de textos, pesquisas sobre modos de produção e seus impactos ambientais e sociais; produto x marca; fizeram entrevistas à comunidade , com enfoque no consumo de produtos piratas e os prejuízos que estes poderão trazer para a saúde do consumidor e para a economia do país. Realizaram enquetes das entrevistas e apresentaram em forma de gráficos.
Trabalho de campo às margens dos rios Pomba e Meia Pataca desenvolvido pela profª de Geografia Heloisa para fixação de nomenclaturas dos rios ( foz, margens , curso, montante, jusante etc) e para observações sobre como a comunidade vem cuidando dos seus recursos hídricos e matas ciliares com o objetivo de estreitar a relação homem-natureza.
Orientados pelas professoras Heloisa (Geografia) e Sandra (Língua Portuguesa), alunos do 3º ano desenvolveram pesquisa sobre os recursos hídricos e fizeram slides, maquetes, paródias e poemas com o objetivo de despertar para a necessidade de preservar esses recursos e para a necessidade de tratar adequadamente o esgoto.
Com o objetivo de conscientizar para a necessidade de evitar o desperdício, o consumismo e para a necessidade de reaproveitamento de materiais através de coleta seletiva, vejam os trabalhos realizados:
A professora Dulcemar desenvolveu um trabalho muito interessante e os alunos do Tempo Integral demonstraram muita empolgação em realizá-lo.
A professora Paula desenvolveu o tema através de um trabalho maravilhoso com as alunas do Magistério que aproveitaram materiais para confeccionar peças úteis e lindas.
"Nosso planeta precisa de mais do que apenas ações por parte de governos e corporações, necessita de cada um de nós. Embora as decisões individuais possam parecer pequenas diante das ameaças e das tendências globais, quando bilhões de pessoas unem suas forças em um propósito comum podem fazer uma enorme diferença."
Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon:
Excelente o trabalho do grupo.
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