Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Avaliação pedagógica da visita ao Museu Nacional e Forte de Copacabana

GDP " Experimentar para Apreender"
E.E. Francisco Inácio Peixoto- Cataguases
Coordenadora: Heloisa
Sub-coordenadora: Renata

     Os alunos foram previamente preparados pelos professores sobre o espaço que visitariam e estimulados  a fazerem  pesquisas sobre o mesmo. Foram também instigados a questionamentos e anotações para facilitar   a elaboração de  relatos sobre os acervos visitados. Após a visita além de relatarem  sobre o que mais lhes chamaram a atenção, também  responderam ao questionário abaixo, como forma de monitoramento do trabalho realizado.

QUESTIONÁRIO

Avaliação pedagógica da visita ao Museu Nacional e Forte de Copacabana

1) Melhorou o meu modo de ver museus:

  a) Concordo inteiramente            c) Discordo parcialmente

  b) Concordo parcialmente           d) Discordo inteiramente



2)Trouxe-me conhecimento útil:

a) Concordo inteiramente             c) Discordo parcialmente 

b) Concordo parcialmente            d) Discordo inteiramente



3) Museu é um espaço de aprendizagem:

a) Concordo inteiramente             c) Discordo parcialmente

b) Concordo parcialmente            d) Discordo inteiramente



4) Trouxe-me conhecimentos sobre ciências e/ou história e/ou arte e/ou tecnologia:

a) Concordo inteiramente              c) Discordo parcialmente

b) Concordo parcialmente             d) Discordo inteiramente



5) Despertou-me interesse por ciências e/ou história e/ou arte e/ou tecnologia:

 a) Concordo inteiramente              c) Discordo parcialmente

 b) Concordo parcialmente             d) Discordo inteiramente



6) Fez-me pensar sobre ciências e/ou história e/ou arte e/ou tecnologia:  

a) Concordo inteiramente              c) Discordo parcialmente

b) Concordo parcialmente             d) Discordo inteiramente



7) Complementou a educação formal com uma melhor sedimentação dos conteúdos trabalhados em sala de aula:

a) Concordo inteiramente              c) Discordo parcialmente

b) Concordo parcialmente             d) Discordo inteiramente




8) Acrescentou-me conhecimentos científicos, históricos, artísticos e/ou tecnológicos:

a) Concordo inteiramente              c) Discordo parcialmente

b) Concordo parcialmente             d) Discordo inteiramente



9) Estimulou o desenvolvimento de habilidades necessárias ao uso de recursos tecnológicos de informação e comunicação:

a) Concordo inteiramente              c) Discordo parcialmente

b) Concordo parcialmente             d) Discordo inteiramente


10) Promoveu a ampliação da cultura em geral:

a) Concordo inteiramente              c) Discordo parcialmente

b) Concordo parcialmente             d) Discordo inteiramente



Indicador de resultado do questionário avaliativo.

   O professor irá somar o total de alternativas “a” com o total de alternativas “b” e avaliar o resultado:


· De 70% a 100% - os objetivos foram totalmente alcançados,  o professor poderá usar novamente uma visita ao Museu como forma de ensino.
· De 50% a 69% - os objetivos foram parcialmente alcançados, o professor deverá rever as ações para uma nova visita.
· Até 49% - os objetivos não foram alcançados, o professor deverá mudar sua estratégia de ensino.

Resultado: Os objetivos foram totalmente alcançados, o professor poderá usar novamente uma visita ao Museu como estratégia de ensino.

    Observamos que a visita estimulou alunos e professores a buscarem conhecimentos prévios na internet, despertou o interesse e a expectativa dos mesmos em relação aos assuntos que seriam o motivo da excursão. 
           Percebemos através dos relatórios dos alunos após a viagem e mesmo durante a visitação, que houve favorecimento à socialização dos jovens, uma vez que fizeram amizades e compartilharam experiências culturais com estudantes de escolas diferentes, como também puderam observar as diferenças regionais, demográficas e culturais.












        
        Concluímos que esses espaços não-formais  são extremamente importantes como fonte de aprendizagem, contribuindo para ampliar, incentivar a formação técnico-cultural e científica dos educandos.


Por Alan, Fausto, Guilherme, Jorge, Maria Cristina e Welton.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário