GDP " Experimentar para Apreender"
E.E. Francisco Inácio Peixoto- Cataguases
Coordenadora: Heloisa
Sub-coordenadora: Renata
Os alunos foram previamente preparados pelos professores sobre o espaço que visitariam e estimulados a fazerem pesquisas sobre o mesmo. Foram também instigados a questionamentos e anotações para facilitar a elaboração de relatos sobre os acervos visitados. Após a visita além de relatarem sobre o que mais lhes chamaram a atenção, também responderam ao questionário abaixo, como forma de monitoramento do trabalho realizado.
QUESTIONÁRIO
Avaliação pedagógica da visita ao Museu Nacional e Forte de Copacabana
1) Melhorou o meu modo de ver museus:
a) Concordo inteiramente c) Discordo parcialmente
b) Concordo parcialmente d) Discordo inteiramente
2)Trouxe-me conhecimento útil:
a) Concordo inteiramente c) Discordo parcialmente
b) Concordo parcialmente d) Discordo inteiramente
3) Museu é um espaço de aprendizagem:
a) Concordo inteiramente c) Discordo parcialmente
b) Concordo parcialmente d) Discordo inteiramente
4) Trouxe-me conhecimentos sobre ciências e/ou história e/ou arte e/ou tecnologia:
a) Concordo inteiramente c) Discordo parcialmente
b) Concordo parcialmente d) Discordo inteiramente
5) Despertou-me interesse por ciências e/ou história e/ou arte e/ou tecnologia:
a) Concordo inteiramente c) Discordo parcialmente
b) Concordo parcialmente d) Discordo inteiramente
6) Fez-me pensar sobre ciências e/ou história e/ou arte e/ou tecnologia:
a) Concordo inteiramente c) Discordo parcialmente
b) Concordo parcialmente d) Discordo inteiramente
7) Complementou a educação formal com uma melhor sedimentação dos conteúdos trabalhados em sala de aula:
a) Concordo inteiramente c) Discordo parcialmente
b) Concordo parcialmente d) Discordo inteiramente
8) Acrescentou-me conhecimentos científicos, históricos, artísticos e/ou tecnológicos:
a) Concordo inteiramente c) Discordo parcialmente
b) Concordo parcialmente d) Discordo inteiramente
9) Estimulou o desenvolvimento de habilidades necessárias ao uso de recursos tecnológicos de informação e comunicação:
a) Concordo inteiramente c) Discordo parcialmente
b) Concordo parcialmente d) Discordo inteiramente
10) Promoveu a ampliação da cultura em geral:
a) Concordo inteiramente c) Discordo parcialmente
b) Concordo parcialmente d) Discordo inteiramente
Indicador de resultado do questionário avaliativo.
O professor irá somar o total de alternativas “a” com o total de alternativas “b” e avaliar o resultado:
· De 70% a 100% - os objetivos foram totalmente alcançados, o professor poderá usar novamente uma visita ao Museu como forma de ensino.
· De 50% a 69% - os objetivos foram parcialmente alcançados, o professor deverá rever as ações para uma nova visita.
· Até 49% - os objetivos não foram alcançados, o professor deverá mudar sua estratégia de ensino.
Resultado: Os objetivos foram totalmente alcançados, o professor poderá usar novamente uma visita ao Museu como estratégia de ensino.
Observamos que a visita estimulou alunos e professores a buscarem conhecimentos prévios na internet, despertou o interesse e a expectativa dos mesmos em relação aos assuntos que seriam o motivo da excursão.
Percebemos através dos relatórios dos alunos após a viagem e mesmo durante a visitação, que houve favorecimento à socialização dos jovens, uma vez que fizeram amizades e compartilharam experiências culturais com estudantes de escolas diferentes, como também puderam observar as diferenças regionais, demográficas e culturais.
Concluímos que esses espaços não-formais são extremamente importantes como fonte de aprendizagem, contribuindo para ampliar, incentivar a formação técnico-cultural e científica dos educandos.
Por Alan, Fausto, Guilherme, Jorge, Maria Cristina e Welton.
Nenhum comentário:
Postar um comentário