Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

RELATOS DE ALUNOS SOBRE TRABALHO DE CAMPO NO MUSEU NACIONAL E FORTE DE COPACABANA.


GDP " Experimentar para Apreender"
E.E. Francisco Inácio Peixoto- Cataguases
Coordenadora: Heloisa
Sub-coordenadora: Renata


Copacabana é um dos bairros mais famosos do Brasil. Em meio a tantas belezas naturais, descobrimos que aquelas  rochas pretinhas que fazem o desenho do calçadão de Copacabana são exemplos de basalto que são rochas magmáticas extrusivas ou vulcânicas.
Da esquerda para a direita: Breno, Philipi e Lucas
     Gnaisses  que são rochas metamórficas resultantes da transformação do granito em função da mudança das condições de temperatura e pressão do ambiente em que se encontram,são as rochas mais abundantes no Rio de Janeiro , e que ocorrem  por exemplo no famoso  morro Pão de Açúcar
    Na cidade do Rio de Janeiro, há um grande número de edificações e monumentos do século XIX e início do século XX construídas com estas rochas. É um trabalho artesanal muito bonito e de difícil execução, devido à granulometria grosseira da rocha.
Pão de Açúcar (Imagem do Google)

Cristo Redentor Rio de Janeiro (Imagem do Google)
 O Cristo Redentor, está assentado num belo exemplar de rocha metamórfica, o gnaisse.


Da esquerda para a direita:  Natanael, Gilberto. Felipe, Philipi, Lucas e Breno

Por  Natanael, Gilberto. Felipe, Philipi, Lucas e Breno

Nenhum comentário:

Postar um comentário