Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

RELATOS DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A VISITA AO MUSEU NACIONAL E FORTE DE COPACABANA

GDP " Experimentar para Apreender"
E.E. Francisco Inácio Peixoto- Cataguases
Coordenadora: Heloisa
Sub-coordenadora: Renata


No dia 20 de Outubro de 2011, professores e nós alunos saímos da Praça D.Catarina com destino ao Museu Nacional e ao Forte de Copacabana no Rio de Janeiro.A viagem muito boa, principalmente a ida , pois fomos conhecendo melhor pessoas que às vezes conhecíamos só de vista na escola, e todos estavam muito dispostos.O clima estava muito bom com todos se divertindo e entrosando no ônibus.
No Museu Nacional conhecemos muito das antigas civilizações de todo o mundo, com vários fósseis, várias múmias e objetos de épocas passadas, tudo muito bem explicado pelas alunas da UFRJ e pelos funcionários do museu que nos contavam a história de todo o planeta no decorrer de bilhões e bilhões de anos de uma forma bem interativa e interessante.
Vimos vários fósseis e esqueletos de animais já extintos, como o tigre-dentes-de-
sabre.


Da esquerda para a direita Profª Paula e as alunas do Magistério Marta e Isabele ao lado do esqueleto Tigue-dentes-de-sabre.
“Smilodon: popularmente conhecido como Tigre-dentes-de-sabre, é um felino extinto, pertencente à subfamília Machairodontinae.
Apesar de parecidos, o tigre-dentes-de-sabre não é um antecessor do tigre, nem lhe está diretamente
associado.O Smilodon surgiu no Plioceno (três milhões de anos atrás), sendo provavelmente um descendente do dente de sabre mais antigo Megantereon, e viveu na América doNorte e América do Sul até há dez mil anos. Estes felinos variavam bastante em tamanho, mas a espécie maior, sul-americana, Smilodon populator
tinha exemplares que mediam mais de três metros de  comprimento e pesavam cerca de 400 quilogramas, sendo maiores e mais robustos do que um leão adulto. Eram estritamente carnívoros, e os seus dentes
caninos superiores podiam medir até vinte centímetros de comprimento. Possuíam uma articulação especial da mandíbula que a permitia abrir num ângulo de até 95°.”


Algumas fotos do Museu Nacional
















 Na hora do almoço, fomos para  Copacabana. Com as novas amizades feitas na viagem tivemos um tempo para podermos conhecer ruas, lojas,restaurantes e praias, onde nos divertimos muito e tiramos várias fotos.




No meio da tarde fomos conhecer o Forte de Copacabana, onde aprendemos  sobre sua história e os motivos ao qual foi construído.


Débora e Walquíria na entrada do Forte de Copacabana



Inaugurando em 28 de setembro de 1914, pelo então Presidente da República Marechal Hermes da Fonseca, ocupando uma área de 114.000 m2, foi considerado a mais moderna praça de guerra da América do Sul e um marco para a engenharia militar de seu tempo. As paredes externas voltadas para o mar de 12 metros de espessura, acolhem os canhões alemães Krupp (305 mm, 190 mm e 75 mm) assentados em cúpulas encouraçadas e giratórias.


Débora  e  no plano de fundo o Forte de Copacabana 

 Por Débora Antunes dos Santos 3ºAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário