Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

RELATOS DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A VISITA AO MUSEU NACIONAL E FORTE DE COPACABANA

 GDP " Experimentar para Apreender"
E.E. Francisco Inácio Peixoto- Cataguases
Coordenadora: Heloisa
Sub-coordenadora: Renata
Bruna, Maykon, Walquíria e Débora.
Embalsamamento
O processo de mumificação levava em torno de 70 dias para o seu término.
Primeiro, o corpo era levado para um lugar conhecido como ‘Ibu’ ou lugar da purificação, onde o embalsamador lavava o corpo com água do Nilo e com essências aromáticas.

Logo em seguida, um dos embalsamadores fazia um corte do lado esquerdo e removia os órgãos internos e eles eram armazenados em jarras canópicas, onde havia um deus para cuidar de cada órgão. A remoção desses órgãos era muito importante, pois eram os primeiros a entrarem em decomposição. O coração era mantido no lugar, pois era reconhecido como o centro da inteligência e força da vida, já o cérebro era retirado (com auxilio de uma haste em forma de anzol) pelo nariz e jogado fora. O cérebro era descartado para que as lembranças ruins não fossem com o morto.

Depois, o corpo era empacotado e coberto com natro , e largado para desidratar 40 dias. Após 40 dias, era empacotado com linho e em seguida era coberto com resina e enfaixado com os sacerdotes colocando amuletos entre as camadas.
As jarras canópicas eram sepultadas junto com a múmia, que permanecia em lugares de acordo com sua condição social: Os faraós eram enterrados em suas pirâmides e os egípcios comuns não eram mumificados, mas enterrados em sepulturas, onde as condições do deserto quente e seco mumificavam o corpo naturalmente. Anos depois a prática do embalsamamento foi modificada e os órgãos eram recolocados no corpo do falecido após serem desidratados em natro.

Preguiça gigante e dentes de sabre






A preguiça gigante e o dentes de sabre são exemplos de megafauna extinta. A montagem do exemplar é considerado um esqueleto compósito, formado por material original de vários indivíduos atribuídos ao gênero Eremotherium e por material replicado atribuído ao gênero Megatherium.











Dinossauro
O Unaysaurus tolentinoi  foi o primeiro exemplar pertencente ao grupo Prosauropoda encontrado no país – Esse grupo representa os dinossauros herbívoros, de corpo volumoso , grande pescoço e cabeça pequena.









O esqueleto do titanossauro foi encontrado no município do Prata em Minas Gerais. Esse fóssil tem cerca de 13 metros e faz parte do grupo dos saurópodes – herbívoros de pescoço comprido e cabeça pequena. Foi o primeiro dinossauro de grande porte montado para exposição no país.


Forte de Copacabana
 No Forte há fragmentos da Bandeira do Brasil, portados pelos revoltosos de 1922.


Bruna( esquerda) e Débora  



Por Bruna Braga

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