Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

RELATOS DE ALUNOS SOBRE TRABALHO DE CAMPO NO MUSEU NACIONAL E FORTE DE COPACABANA.


GDP " Experimentar para Apreender"
E.E. Francisco Inácio Peixoto- Cataguases
Coordenadora: Heloisa
Sub-coordenadora: Renata


Walquíria


Alguns conhecimentos adquiridos:

D:\Minhas Imagens\Minhas Imagens\Saidinhas\Rio de Janeiro(Forte de Copacabana e Museu Nacional) 20-10-2011\Fotos Bruna\Foto (45).jpgC:\Users\Walquíria\Desktop\Foto (43).JPGC:\Users\Walquíria\Desktop\Foto (32).jpg            No Período Triássico o clima era muito mais quente e seco do que atualmente, a temperatura média do planeta era quase o dobro da atual. Surgem os primeiros dinossauros, os dinossauros do Triássico eram bastante diferentes dos que iam surgir no Jurássico e no Cretáceo, pois eram mais baixos. Foi durante os períodos Triássico e Jurássico que se originou o arenito que formou o Aquífero Guarani.                                                          O Período Jurássico é marcado pela hegemonia dos répteis em todos os ambientes, começaram a surgir dinossauros mais evoluídos e inteligentes, que eram superiores aos primitivos répteis do Triássico. Com o aumento do nível dos oceanos, terras baixas foram encobertas pelo mar. Os primeiros mamíferos se desenvolveram, apesar de não serem maiores que ratos. As primeiras aves apareceram, grande parte dos cientistas aceita que sua descendência tenha origem nos dinossauros.                                                                                              O período Cretáceo, é o ultimo da era Mesozóica e sucede o período Jurássico. Durante o Cretáceo, os dinossauros alcançam seu ápice na escala evolutiva, mas ao fim do período ocorreu a extinção em massa desses grandes répteis e de diversas espécies de animais da Terra. A teoria mais aceita é a de que a queda de um meteoro de grandes proporções gerou destruição em massa, em função do impacto: Isso levou ao desaparecimento dos grandes herbívoros, e por conseqüência, dos grandes predadores, somente os pequenos animais terrestres e os animais aquáticos puderam sobreviver. Vale ressaltar que foi a queda desse meteoro que teria causado a extinção dos dinossauros, de plantas e animais que viviam na época, há 65 milhões de anos atrás.Com a  queda desse gigantesco meteoro, uma enorme quantidade de poeira foi jogada na atmosfera que, levada pelos ventos, se espalhou por todo o planeta, bloqueando totalmente a passagem da luz solar e causando um resfriamento da temperatura média da Terra em alguns graus.

A Antártica sempre foi  gelada?
 Por mais que possamos pensar que ela foi sempre um continente completamente gelado, a história não é bem essa. Segundo os monitores do Museu,quando esse pedaço de terra não tinha essa localização e estava unido com os outros, formando um único bloco rochoso, a Pangeia, suas características climáticas eram outras. 
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Forte de Copacabana

D:\Minhas Imagens\Minhas Imagens\Saidinhas\Rio de Janeiro(Forte de Copacabana e Museu Nacional) 20-10-2011\Minha Câmera\Foto (142).JPGApós passar por um caminho do qual podemos ter uma belíssima vista do Mar e da Praia de Copacabana, chega-se à entrada da Fortaleza. A edificação possui paredes externas de 12 metros de espessura, com isso  era capaz de ficar completamente isolada do exterior em caso de guerra. 
D:\Minhas Imagens\Minhas Imagens\Saidinhas\Rio de Janeiro(Forte de Copacabana e Museu Nacional) 20-10-2011\Fotos Bruna\Foto (72).jpg. Foi nele que esteve detido o presidente da República deposto, Washington Luís. O Forte é famoso por causa de um dos mais  heróicos episódios da história brasileira e história militar, o episódio dos 18 do Forte e também por ter sofrido o bombardeio da Fortaleza de Santa Cruz.
D:\Minhas Imagens\Minhas Imagens\Saidinhas\Rio de Janeiro(Forte de Copacabana e Museu Nacional) 20-10-2011\Fotos Bruna\Foto (96).jpgDurante o bombardeio da Fortaleza de Santa Cruz, os 301 revolucionários mantiveram-se firmes até que Euclides Hermes e o tenente Siqueira Campos sugeriram que desistissem da luta aqueles que quisessem: apenas 29 decidiram continuar. Para tentar uma negociação, o Capitão Euclides Hermes saiu da fortaleza, mas acabou preso. Os 28 restantes continuaram resistindo. Repartiram a bandeira em 28 pedaços e marcharam pela Avenida Atlântica em direção ao Leme. Dez abandonaram o grupo durante o tiroteio. Os 18 que se mantiveram em marcha foram derrotados em frente à altura do Posto 3 de Copacabana. Apenas Siqueira Campos e Eduardo Gomes sobreviveram. O episódio, mesmo que não bem sucedido, tornou-se um exemplo para militares e civis no país.
Hoje devido à modernidade e recursos tecnológicos o Forte não tem mais função defensiva. Sua função atual é preservar a memória, divulgar cultura e civismo para a sociedade.

Egito


            A maior parte dos objetos do acervo egípcio do Museu Nacional vieram da França, pelo comerciante italiano Nicolau Fiengo e foram arrematados em leilão, pelo Imperador D. Pedro I, que os doou ao então Museu Real.

O julgamento dos mortos

C:\Users\Walquíria\Desktop\Foto (89).JPG            O que mais chamou minha atenção foi a maneira de  como os mortos eram julgados. O morto chegaria a uma grande sala de justiça, o seu coração era colocado sobre uma balança e pesado contra uma pena, se tivesse o mesmo peso era considerado inocente, em caso contrário seria lançado a Ammut, um monstro que devorava o coração. Aquele que era considerado inocente poderia então passar pelo processo de mumificação que irei descrever logo abaixo. E então a alma justa entrava num local onde os mortos teriam uma vida agradável, desempenhando a mesma função que tinham na terra.

Processo de Mumificação

            De acordo com a religião egípcia, a alma da pessoa necessitava de um corpo para a vida após a morte. Portanto, devia-se preservar este corpo para que ele recebesse de forma adequada a alma. Preocupados com esta questão, os egípcios desenvolveram um sistema de mumificação. O processo de mumificação seguia as seguintes etapas:
C:\Users\Walquíria\Desktop\Foto (86).JPG            1º - O cadáver era aberto e retirava-se as vísceras (fígado, coração, rins, intestinos, estômago, etc.). O coração e outros órgãos eram colocados em recipientes a parte. O cérebro também era extraído.
            2º - O corpo era colocado em um recipiente com natrão (espécie de sal) para desidratar e também matar bactérias.
            3º - Após desidratado, enchia-se o corpo com serragem. Aplicavam-se também alguns “perfumes” e outras substâncias para conservar o corpo. Textos sagrados eram colocados dentro do corpo.
            4º - O corpo era envolvido em faixas de linho branco, sendo que amuletos eram colocados entre estas faixas.
            Após a múmia estar finalizada, era colocada dentro de um sarcófago, que seria levado à pirâmide para ser protegido e conservado.





         Meu ponto de vista

D:\Minhas Imagens\Minhas Imagens\Saidinhas\Rio de Janeiro(Forte de Copacabana e Museu Nacional) 20-10-2011\Minha Câmera\Modificadas\Foto (6).JPG            Não há nada melhor do que a emoção que eu senti enquanto ouvia as histórias do Museu Nacional e do Forte de Copacabana, pois pude me imaginar vivenciando aquela época, e ao mesmo tempo me senti orgulhosa de entrar no local que serviu de moradia para a família real por vários anos. E o lugar que foi palco para um dos mais heróicos episódios da história militar? A dos 18 do Forte,  foi muito legal conhecer! Esse passeio despertou em mim um grande interesse por história, da qual antes eu pensava não ter necessidade de estudar por ser algo que ocorreu no passado. Achei uma forma de aprendizagem muito divertida, pois pude adquirir conhecimentos que talvez eu não fosse adquirir se estivesse em uma sala de aula lendo um livro, ou ouvindo a explicação de um professor, não desmerecendo nenhuma dessas duas formas, mas com certeza a que a gente teve nos permitiu uma maior interação, tanto com a pessoa que estava transmitindo as informações e ao mesmo tempo pudemos ter um contato com os lugares mencionados.  Acredito que teria muito mais conhecimentos para absorver, mas infelizmente nosso tempo, que era curto, não nos permitiu. Todas as viagens que eu fiz até hoje, não tiveram o mesmo valor , pois nessa consegui aprender  de uma forma muito prazerosa e ao mesmo tempo pude me divertir. Foi uma grande oportunidade!

Por Walquíria da Silva Ferreira 3° C

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