Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

domingo, 11 de setembro de 2011

Reunião na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente


Foi realizado no dia 6 de setembro, uma reunião na SAMA para delineamento das atividades que dizem respeito a implantação do sistema de coleta seletiva de lixo no município de Cataguases.

Sob a coordenação do Senhor Secretario José Emilton e com a presença da senhora Maria do Carmo(presidente), Natan e Creusa Maria da Ascatag, senhor Oriel representando a associação de Moradores do Bairro Sebastião Adolfo, os professores João Dioni Sarquer Augusto e Ana Geralcina representantes do projeto Romualdinho da E.E. Marieta Soares Teixeira.

Durante a reunião o secretario José Emilton ,falou a respeito das dificuldades encontradas para dar inicio aos trabalhos , com a ajuda de custo que a Ascatag irá receber, além da utilização de um caminho próprio para o trabalho de coleta.

Ficou acertado que o trabalho terá um envolvimento das escolas municipais da região com apoio da secretaria municipal da educação, bem como da Fic que deseja estabelecer parceria com o projeto de coleta seletiva.

Estamos vendo o plantio de uma semente ser feito, sabemos muito bem que o mesmo não será rápido , encontraremos resistências devido ao costume mas acreditamos que as mudanças aos poucos chegarão.

Ficou acertado que a nossa escola continuará como um posto voluntário de coleta de recicláveis.

E que, no próximo dia 14 de setembro às 19:30 , ocorrerá uma reunião no bairro Sebastião Adolfo com a participação da associação do bairro Thomé para comunicarmos o inicio do trabalho de coleta seletiva naquela comunidade.


Um comentário:

  1. Um dos principais problemas encontrados nas cidades é o lixo sólido, resultado de uma sociedade que a cada dia consome mais. É na escola que precisamos desenvolver a consciência ambiental e melhor ainda quando se consegue, através de um projeto como este, envolver também toda a comunidade. Parabéns, GDP Romualdinho!!

    ResponderExcluir